ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RORAIMA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i2.13212

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Práticas pedagógicas, Adequação docente

Resumo

A decretação da pandemia da Covid-19 promoveu um cenário de incertezas em diferentes áreas da  vida humana, entre estas a educacional. Em virtude deste cenário, este trabalho teve como objetivo, investigar o desenvolvimento da prática pedagógica e o processo de adequação dos professores ao Ensino Remoto Emergencial com o uso das tecnologias como instrumento mediador no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Como embasamento teórico, foram utilizadas publicações que tratam da questão do enfrentamento da pandemia no contexto educacional em meio aos desafios do Ensino Remoto Emergencial. Os procedimentos metodológicos, deste estudo contemplam uma abordagem qualitativa de objetivo exploratório, em que utilizou-se, um questionário com 11 perguntas abertas via Google Forms, aplicado com oito professores de duas escolas públicas de Roraima, visando identificar a realidade em dois contextos diferentes, quatro dos professores atuam na capital Boa Vista e quatro no município de Alto Alegre à 87 km da capital. Os resultados evidenciam que tanto os professores da capital quanto do interior em sua maioria, tiveram que se adequar para o ensino remoto e sentem insegurança e despreparo frente ao uso dos meios tecnológicos, necessitando de formação continuada com esta finalidade, e mesmo com um cenário de adaptações, sentem-se frustrados e cansados. Contudo, mostram a importância de um olhar diferenciado para o cenário pós pandemia no que diz respeito as novas formas de ensino, assim como uma autorreflexão de que precisam de maior preparação frente ao conhecimento e uso dos meios tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jesucina do Nascimento Moura Oliveira, Universidade Estadual de Roraima (UERR), Alto Alegre, Roraima, Brasil.

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PPGEC da Universidade Estadual de Roraima - UERR. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2001). Pós Graduada em Pedagogia Escolar pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão - IBPEX. Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2015). Possui experiência como docente da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. Atuou como Coordenadora Pedagógica na rede Municipal e Estadual de Ensino. Foi responsável pela Gestão Administrativa da Biblioteca Pública Municipal Profª Palmira de Castro Machado. Atuou como Técnica Pedagógica da SEMED de Alto Alegre-RR. Foi professora da Universidade Virtual de Roraima - UNIVIRR por dois anos. Tutora Presencial do Curso de Alfabetização e Linguagem, promovido pelo CEFOR-RR e pela Universidade Nacional de Brasília - UNB. Atuou como Coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social - CRAS de Alto Alegre - por 02 (dois) anos. Secretária Adjunta de Educação do Município de Alto Alegre - RR por 01 ano e 03 meses. Atualmente atua como professora da Ed. Básica da rede Municipal e Estadual de Ensino.

Roseane Parente Cunha, Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista, Roraima, Brasil.

Mestranda do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima (UERR), Professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Boa Vista, RR, Boa Vista –RR e Professora do AEE nos anos finais do Ensino Fundamental pela Secretaria de Educação e Desporto do Governo de Roraima (SEED), Boa Vista-RR. Pedagoga pela Universidade Estadual de Roraima - UERR. Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Educacional -Uninter e pós-graduada em Educação Especial- Claretiano. Experiência na educação Infantil.

Patrícia Macedo de Castro, Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista, Roraima, Brasil.

Doutora em Ciências Biológicas área de Zoologia pela Universidade de São Paulo (2003).Graduação em Biologia Marinha (Bacharelado) pela Faculdade de Biologia e Psicologia Maria Thereza (1991), Mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998). Professora doutora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Estadual de Roraima (UERR); Docente e Representante Estadual do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências - PPGECEM-REAMEC. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências com os seguintes temas: Educação em Ciências; Formação de Professores; Ensino de Ciências, Espaços Educativos, Alfabetização Científica, Ensino de Zoologia e Metodologias para o Ensino de Zoologia. Pesquisadora do Museu Integrado de Roraima (MIRR), Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Roraima (IACTI-RR), onde é curadora da Coleção Zoológica Não-Insecta do MIRR. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando na sistemática, taxonomia de crustáceos decápodos de água doce. Possui experiência em gestão pública tendo ocupado cargos de direção e assessoramento, como: Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/UERR; PPG Ensino de Ciências/UERR; Reitora da Universidade Estadual de Roraima.

 

 

Elena Campo Fioretti, Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista, Roraima, Brasil.

Possui Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas e Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (1983), bacharel em Economia pela Universidade Federal de Roraima (2003), especilaização em Metodologia da Pesquisa pela Universidade Federal de Roraima (1994). É Mestre em Ciência da Educação Superior pela Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos (2001) e Mestrade Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Roraima e presta assessoria para área Cultural do Estado de Roraima. É Assessora Técnica da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação e do Desporto do Estado de Roraima. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em FORMAÇÃO DO PROFESSOR e na gestão pública de cultura atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica, museu, cultura regional, economia da cultura, Boa Vista, índios, Roraima e sociedade regional. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio Mesqita Filho - UNESP, no Programa de Pós Graduação da Faculdade de Ciência e Tecnologia - Campus Presidente Prudente(2018). Doutoranda em Museologia pelo Programa de Pós Graduação em Museologia da Universidade Lusófona de Tecnologia e Humanidades, Lisboa, Portugal.

Referências

ALVES, Lynn. Educação Remota: Entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas. Aracaju, Fluxo Contínuo, V.8 n.3, p. 348 – 365. 2020.

ARRUDA, E. P. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede, v. 7, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 10 de nov. 2021.

CARTÁGENES, N.; LIMA, S. H. de. Formação de professores, complexidade e transdisciplinaridade. In: Evento saberes docentes para uma cidadania planetária. Anais do Evento saberes docentes para uma cidadania planetária. Anais do 2016. Acesso em: 18 de nov. 2021.

JOYE, C. R; MOREIRA, M. M, ROCHA, S.S. D. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e521974299, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4299. Acesso em: 12 de nov. 2021

LEAL, P. C. de S. A educação diante de um novo paradigma: ensino a distância (EAD) veio para ficar. Gestão & Tecnologia. V. 1, ed. 30, jan-jun, 2020. Disponível em: http://faculdadedelta.edu.br/revistas3/index.php/gt/article/view/44. Acesso em: 14 de nov. 2021.

MARTINS, R. X. A Covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. Revista de Educação a Distância. v.7, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/620. Acesso em:16 de nov. 2021.

MOHR, Adriana. et al. Um singular plural: contribuições de Gérard Fourez para a Educação em Ciências. Revista Dynamis. FURB, Blumenau, v. 25, n. 1, 2019. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7989. Acesso em: 20 de nov. 2021.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 2020. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br>. Acesso em: 10 de nov. 2021.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. Tradução Catarina E. F. da Silva e Jeanne Sawaya. 6ª ed., São Paulo: Cortez editora; Brasília: UNESCO, 2002.

OLIVEIRA, R. M.; CORRÊA, Y.; MORÉS, A. Ensino Remoto Emergencial em tempos de Covid-19: Formação Docente e Tecnologias Digitais. Rev. Int. de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 5, e020028, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Home/Downloads/alexandre-179-texto-do-artigo-555-1-2-20200902.pdf. Acesso em: 16 de nov. 2021.

RORAIMA, Secretaria de Estado de Educação Desporto – SEED. Guia de Orientações para Atividades não Presenciais para as Escolas da Rede Pública Estadual, 2020. Disponível em: https://seedrrblog.wixsite.com/seed/plano. Acesso em: 16 de nov. 2021.

_________, Secretaria de Estado de Educação Desporto – SEED. Resolução CEE/RR Nº 07/2020 Normatiza regime especial de aulas não presenciais, 2020. Disponível em: http://www.cee.rr.gov.br/. Acesso em: 11 de nov. 2021.

_________, Secretaria de Estado de Educação Desporto – SEED. Plano de Formação de Professores para Implementação de Atividades Não Presenciais. 2020. https://seedrrblog.wixsite.com/seed/plano. Acesso em: 16 de nov. 2021.

SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 5ª ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

Publicado

2022-07-02

Como Citar

OLIVEIRA, J. do N. M.; CUNHA, R. P.; CASTRO, P. M. de; FIORETTI, E. C. ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RORAIMA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 2, p. e22034, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13212. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13212. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências