ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RORAIMA
DOI:
10.26571/reamec.v10i2.13212Palavras-chave:
Ensino Remoto, Práticas pedagógicas, Adequação docenteResumo
A decretação da pandemia da Covid-19 promoveu um cenário de incertezas em diferentes áreas da vida humana, entre estas a educacional. Em virtude deste cenário, este trabalho teve como objetivo, investigar o desenvolvimento da prática pedagógica e o processo de adequação dos professores ao Ensino Remoto Emergencial com o uso das tecnologias como instrumento mediador no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Como embasamento teórico, foram utilizadas publicações que tratam da questão do enfrentamento da pandemia no contexto educacional em meio aos desafios do Ensino Remoto Emergencial. Os procedimentos metodológicos, deste estudo contemplam uma abordagem qualitativa de objetivo exploratório, em que utilizou-se, um questionário com 11 perguntas abertas via Google Forms, aplicado com oito professores de duas escolas públicas de Roraima, visando identificar a realidade em dois contextos diferentes, quatro dos professores atuam na capital Boa Vista e quatro no município de Alto Alegre à 87 km da capital. Os resultados evidenciam que tanto os professores da capital quanto do interior em sua maioria, tiveram que se adequar para o ensino remoto e sentem insegurança e despreparo frente ao uso dos meios tecnológicos, necessitando de formação continuada com esta finalidade, e mesmo com um cenário de adaptações, sentem-se frustrados e cansados. Contudo, mostram a importância de um olhar diferenciado para o cenário pós pandemia no que diz respeito as novas formas de ensino, assim como uma autorreflexão de que precisam de maior preparação frente ao conhecimento e uso dos meios tecnológicos.
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