UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE MATEMÁTICA SOBRE O TEMPO DE EXPOSIÇÃO AO SOL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.10210

Palavras-chave:

Modelagem Matemática. Fator de Proteção Solar. Ensino de Matemática.

Resumo

A necessidade de pensar novas metodologias para o ensino da matemática, especialmente a partir de temas relacionados ao cotidiano dos alunos, motivou a realização desta pesquisa, que tem como objetivo aliar teoria e prática no contexto da educação básica, para verificar o tempo que uma pessoa, fazendo uso adequado do fator de proteção solar (FPS) 30, pode ficar exposta à radiação ultravioleta (UV) do sol, sem sofrer queimaduras. Por meio da modelagem matemática, apresenta-se uma proposta para o ensino de matemática, que tende a permitir ao professor do ensino médio tratar conceitos de função exponencial de maneira crítica e reflexiva, para a construção de um conhecimento mais significativo e também fornecer aos alunos condições de perceber a integração da matemática com outras áreas. Ao considerar os níveis de radiação, o FPS 30 em relação ao tipo de pele, os dados remetem a uma função exponencial, que, ao se aplicar a metodologia do método dos mínimos quadrados, viabilizou elaborar um modelo matemático para cada um dos quatro tipos de pele. Os resultados mostram que, se as pessoas fizerem o uso correto do FPS 30, a depender do tipo de pele, é possível permanecer em exposição ao sol por um tempo mínimo de 1h e 45 minutos, sem sofrer queimaduras.

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Biografia do Autor

Kattia Ferreira da Silva, Universidade de Gurupi

Mestre em Matemática, pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Pós - Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis. Possui Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG);. Atualmente é Professora Efetiva da Universidade de Gurupi - UNIRG e Professora da Rede Municipal de Gurupi. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática, Estatística e Matemática. 

Raylson Dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis. Integrante do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade de Solos e Recursos Hídricos. Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins - UFT, curso de Engenharia Florestal e Matemática EaD. Atua nas áreas: Matemática; Física; Educação Matemática; Educação e Estatística.

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Mestre em Educação Matemática, pela Universidade Severino Sombra (USS); Graduado em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil). Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins - UFT, curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus de Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática; Matemática; Educação; Física; Estatística.

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Publicado

2020-06-21

Como Citar

SILVA, K. F. da; CARNEIRO, R. D. S.; CARNEIRO, R. dos S. UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE MATEMÁTICA SOBRE O TEMPO DE EXPOSIÇÃO AO SOL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 562–583, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10210. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10210. Acesso em: 25 abr. 2024.

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