PRÁTICAS DE ENSINO SOBRE POTENCIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ENEM

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i2.13848

Palavras-chave:

Potenciação, Resolução de Problemas. , ENEM, Potenciação. Resolução de Problemas. ENEM. Metodologia de Ensino.

Resumo

O objetivo da escrita deste artigo é produzir uma reflexão teórica quanto ao ensino de potenciação por meio da metodologia da resolução de problemas para estudantes do ensino fundamental, usando como fonte de pesquisa todas as comunicações científicas publicadas do I ao XIII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM. A pesquisa tem natureza qualitativa e usa as palavras “potência” e “potenciação” como critério de busca nos anais. Sendo assim, encontramos um total de nove comunicações científicas com ao menos uma dessas palavras em seus títulos. Ao finalizar a coleta, leitura e análise dos artigos encontrados, chegamos à conclusão de que mesmo em um evento de configuração nacional há escassez quanto ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao ensino de potenciação, que se acentua ainda mais no âmbito da resolução de problemas. Sendo assim, encontramos um espaço favorável ao desenvolvimento de propostas e pesquisas que vincule esses dois temas.

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Biografia do Autor

Laine Silva Ramos, Discente (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Possui ensino-medio-segundo-graupelo INSTITUTO EDUCACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO(2019). Tem experiência na área de Matemática.

Renata Gomes de Oliveira, Discente (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão(2019). 

Mauro Guterres Barbosa, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2000), Especilização em Estatística pela Universidade Estadual do Maranhão (2002), Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2008) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC (UFMT, UEA, UFPA). Atualmente é professor assistente iv da Universidade Estadual do Maranhão e professor de matemática do ensino médio da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística, educação matemática, didática da matemática, matemática e ensino-aprendizagem. 

Tadeu Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1976), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000). É professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ desde agosto de 1976, situando-se atualmente na categoria de PROFESSOR TITULAR. É docente/pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/IEMCI/UFPA) - Mestrado e Doutorado, desde o seu início, em 2002 (NPADC). Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC). Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores e de Professores de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, ensino-aprendizagem, , ensino da matemática e neuro ciência e educação matemática.

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

RAMOS, L. S.; OLIVEIRA, R. G. de .; BARBOSA, M. G.; GONÇALVES, T. O. PRÁTICAS DE ENSINO SOBRE POTENCIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ENEM. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 2, p. e22043, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13848. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13848. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática

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