PRÁTICAS DE ENSINO SOBRE POTENCIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ENEM

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i2.13848

Palavras-chave:

Potenciação, Resolução de Problemas. , ENEM, Potenciação. Resolução de Problemas. ENEM. Metodologia de Ensino.

Resumo

O objetivo da escrita deste artigo é produzir uma reflexão teórica quanto ao ensino de potenciação por meio da metodologia da resolução de problemas para estudantes do ensino fundamental, usando como fonte de pesquisa todas as comunicações científicas publicadas do I ao XIII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM. A pesquisa tem natureza qualitativa e usa as palavras “potência” e “potenciação” como critério de busca nos anais. Sendo assim, encontramos um total de nove comunicações científicas com ao menos uma dessas palavras em seus títulos. Ao finalizar a coleta, leitura e análise dos artigos encontrados, chegamos à conclusão de que mesmo em um evento de configuração nacional há escassez quanto ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao ensino de potenciação, que se acentua ainda mais no âmbito da resolução de problemas. Sendo assim, encontramos um espaço favorável ao desenvolvimento de propostas e pesquisas que vincule esses dois temas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laine Silva Ramos, Discente (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Possui ensino-medio-segundo-graupelo INSTITUTO EDUCACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO(2019). Tem experiência na área de Matemática.

Renata Gomes de Oliveira, Discente (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão(2019). 

Mauro Guterres Barbosa, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2000), Especilização em Estatística pela Universidade Estadual do Maranhão (2002), Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2008) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC (UFMT, UEA, UFPA). Atualmente é professor assistente iv da Universidade Estadual do Maranhão e professor de matemática do ensino médio da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística, educação matemática, didática da matemática, matemática e ensino-aprendizagem. 

Tadeu Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1976), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000). É professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ desde agosto de 1976, situando-se atualmente na categoria de PROFESSOR TITULAR. É docente/pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/IEMCI/UFPA) - Mestrado e Doutorado, desde o seu início, em 2002 (NPADC). Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC). Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores e de Professores de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, ensino-aprendizagem, , ensino da matemática e neuro ciência e educação matemática.

Referências

ALVES, Alex Andrade; SOUSA, Dárli Almeida; SCHEIDEGGER, Jéssica; José BRITO, Augusto Costa. Análise de erros em questões de potenciação: uma experiência de estágio supervisionado em matemática. Encontro Nacional de Educação Matemática – XII ENEM; São Paulo-SP, 13 a 16 de julho de 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6800_4017_ID.pdf.

ARAÚJO, Rodrigo Martins. Aprendizagem de Potenciação Utilizando Atividades Investigativas no 8º Ano do Ensino Fundamental de Uma Escola Pública Municipal de Tefé/AM. Tefé-AM, 2020.

ATTIE, João Paulo; CARVALHO, Leane Oliveira; SANTOS, Thamires Ferreira. Processo de argumentação no ensino fundamental: frações e potências. Encontro Nacional de Educação Matemática – XII ENEM; São Paulo-SP, 13 a 16 de julho de 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6199_3504_ID.pdf.

BOGDAN, R. & BINKLEY, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Porto Editora.

BRANCA, N. A resolução de problemas como meta, processo e habilidade básica. In: A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria Executiva, Secretaria de Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARVALHO, Edmo Fernandes; SOUZA, Eliane Santana; FARIAS, Luiz Marcio Santos. A integração da calculadora para o ensino de potência: um percurso de estudo e pesquisa para professores de matemática. Encontro Nacional de Educação Matemática – XII ENEM; São Paulo – SP, 13 a 16 de julho de 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6903_3536_ID.pdf.

D’ AMBROSIO Ubiratan. História da matemática e educação. In: Cadernos CEDES. História e Educação Matemática. Campina: Papirus nº 40, 1996.96 p.7-17.

DAMBROS, Adriana A. O valor didático da história da matemática. Trabalho de Conclusão de Curso. UFSC/ CFM, 1997.

FELTES, Rejane Zeferino. Análise de erros em potenciação e radiciação: um estudo com alunos de ensino fundamental e médio. 2007. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

GOMES, Adriano da Costa Gomes; LYRA, Marcelo Simplício; SILVA, Flávio de Ligório. Uso de materiais concretos para o ensino de potenciação. Encontro Nacional de Educação Matemática – XII ENEM; São Paulo – SP, 13 a 16 de julho de 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/4696_4123_ID.pdf.

GOERCH, Herton Gilvan Caminha. Uma investigação matemática sobre as regularidades das potências de expoentes três e suas relações. Encontro Nacional de Educação Matemática – XI ENEM; Curitiba, PR – 18 a 21 de julho de 2013. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/222_61_ID.pdf.

HEFEZ, Abramo. Elementos de Aritmética. Rio de Janeiro: SBM, 2005.

JÚNIOR, Joás Mariano da Silva; PEREIRA, Lucília Batista Dantas Pereira; SILVA, Uanderson Jurandir. Utilização do jogo Uno das potências como possibilidade de aprendizagem para estudantes de 2º ano do ensino médio. Encontro Nacional de Educação Matemática – XIII ENEM; Cuiabá-MT, 14 a 17 de julho de 2019. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/3504/836.

JUSTULIN, Andresa Maria; MELO, Marcela Camila Picin. O conceito de potenciação através da resolução de problemas: uma possibilidade no ensino-aprendizagem de matemática. Encontro Nacional de Educação Matemática – XIII ENEM; Cuiabá – MT, 14 a 17 de julho de 2019. Disponível em: https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/viewFile/992/1917

LOPES, Adrielle Cristine Mendello; ALVES, Fábio José da Costa; SÁ, Pedro Franco. A calculadora no ensino da potenciação: uma experiência no 4º ano do ensino fundamental. Encontro Nacional de Educação Matemática – XI ENEM; Curitiba, PR – 18 a 21 de julho de 2013. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/1540_840_ID.pdf

PAIAS, Ana Maria. A operação potenciação: uma análise da abordagem em livros didáticos do Ensino Fundamental. Encontro Nacional de Educação Matemática – X ENEM; Salvador, BA – 7 a 9 de julho de 2010. Disponível em: https://atelierdigitas.net/CDS/ENEM10/artigos/CC/T21_CC1177.pdf

PAIAS, Ana Maria. Diagnósticos dos erros sobre a operação Potenciação aplicados aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio. 2009. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo (SP), 2009.

RICHARTZ, Marise. Potenciação – Estudo Didático. 2005. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.

RODRIGUES, Gabriela Coelho; VITELLI, Isis Candeira; VOGADO, Gilberto Emanoel Reis. Análise de erros em questões de potenciação. Encontro Nacional de Educação Matemática – XI ENEM; Curitiba, PR – 18 a 21 de Julho de 2013. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/140_103_ID.pdf

SCHNEIDER, Eduarda Maria, FUJII, Rosangela Araujo Xavier; CORAZZA, Maria Júlia. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.5, n.9, p. 569-584, dez. 2017.

SIERRA, Gustavo Martínez. Hacia una explicación sistémica de los fenómenos didáticos: el caso de las convenciones en el tratamiento de los exponentes no naturales. Dissertacão (Mestrado em Ciências) - Instituto Politécnico Nacional México D. F. 2000. 107 f.

SILVA, Rayara Barroca; SANTOS, Marcela Santana; SOARES, Ariel Wesley; SANTOS, Sheila Mara Silva. O jogo de dominó como metodologia para a abordagem dos conteúdos de potenciação e radiciação no ensino fundamental. Encontro Nacional de Educação Matemática – XII ENEM; São Paulo – SP 13 a 16 de julho de 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/5440_4263_ID.pdf

SOUZA, Antônio Carlos; BERTINI, Luciane de Fatima; CARNEIRO, Reginaldo Fernando. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas de sala de aula e de formação de professores. São Paulo, 2018. p. 190.

Publicado

2022-08-26

Como Citar

RAMOS, L. S.; OLIVEIRA, R. G. de .; BARBOSA, M. G.; GONÇALVES, T. O. PRÁTICAS DE ENSINO SOBRE POTENCIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ENEM. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 2, p. e22043, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13848. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13848. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)