FORMAÇÃO/PRÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA: UM ESTUDO BASEADO EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i2.13454

Palavras-chave:

Educação Estatística, Estado do conhecimento., Produção Científica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo inventariar, sistematizar e descrever a produção científica do conhecimento sobre a temática formação/prática de professores que ensinam Estatística, Probabilidade e Combinatória, publicada em periódicos científicos brasileiros. Metodologicamente, o admitimos como sendo uma pesquisa do tipo estado do conhecimento e de caráter essencialmente analítico-descritivo, tendo como material de análise 34 artigos relacionando e articulando Educação Estatística e Formação de Professores como objeto de estudo. As pesquisas foram categorizadas em quatro eixos temáticos: Compreensão/Concepção e Saberes Docentes; Formação Inicial/Continuada e Desenvolvimento Profissional; Formação/Prática mediada por grupos colaborativos; Prática/Trabalho Docente. Em cada uma dessas categorias, são apontadas e descritas as características e, a posteriori, são expostos, para o conjunto de artigos analisados, os sujeitos pesquisados, os conteúdos enfocados, os principais aportes teóricos e abordagens metodológicas adotadas. Os principais resultados apontam para o fato de que muitos dos artigos analisados parecem convergir para a ideia de que os professores pesquisados apresentam, em geral, dificuldades em compreender conceitos estatísticos, probabilísticos e combinatórios, o que, por sua vez, levanta questionamentos a respeito da forma como esses assuntos são tratados nos cursos de formação inicial. Também foi observada uma ênfase em pesquisas categorizadas na temática Formação Inicial/Continuada e Desenvolvimento Profissional (47,1% dos artigos analisados).

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Biografia do Autor

Gerlan Silva Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Atualmente é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina. É membro de dois grupos grupos de pesquisa da mesma instituição: GEPPROFEM ? Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Formativos em Educação Matemática e do ICEM ? Insubordinações Criativas em Educação Matemática. É sócio ativo da Sociedade Brasileira de Educação Matemática desde 2019. Tem interesse de pesquisar sobre os seguintes temas: Estudos de Revisões Sistemáticas da Literatura no campo da Educação Matemática; Formação de Professores que ensinam Matemática; Educação Educação Estatística; Ensino e aprendizagem de Probabilidade na Educação Básica; e recursos tecnológicos para o ensino de Matemática.

Rodrigo Medeiros dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, Pará, Brasil

É licenciado pleno em Matemática pela Universidade do Estado do Pará-UEPA; possui especialização e mestrado em Matemática e Estatística, na linha de Controle Estatístico de Qualidade e métodos robustos, pela Universidade Federal do Pará-UFPA; e Doutorado em Educação, na linha de Ensino e Práticas Culturais, pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente, é professor adjunto do programa de Ciências Exatas da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. É avaliador/revisor da revista Educação Matemática Pesquisa, da PUC-SP (QUALIS A2 da Capes), e da revista Zetetiké, da Unicamp (QUALIS A2 da Capes). Tem experiência na área de Estatística Aplicada; Ensino, com ênfase em Didática da Matemática, Saberes docentes e Formação do professor; Educação Especial; Educação Estatística; e Probabilidade e Estatística.

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Publicado

2022-07-30

Como Citar

SILVA, G. S.; SANTOS, R. M. dos. FORMAÇÃO/PRÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA: UM ESTUDO BASEADO EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 2, p. e22040, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13454. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13454. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática