Servicios
Descargas
Buscar
Idiomas
P. Completa
EDITORIAL DO VOLUME 10, Nº. 2, DA REVISTA REAMEC
Dailson Evangelista Costa; Geslane Figueired Silva Santana; Patrícia Rosinke;
Dailson Evangelista Costa; Geslane Figueired Silva Santana; Patrícia Rosinke; Rogerio dos Santos Carneiro
EDITORIAL DO VOLUME 10, Nº. 2, DA REVISTA REAMEC
EDITORIAL V. 10, Nº. 2, REAMEC JOURNAL
EDITORIAL V. 10, Nº. 2, REVISTA REAMEC
REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, vol. 10, núm. 2, e22047, 2022
Universidade Federal de Mato Grosso
resúmenes
secciones
referencias
imágenes

Resumo: Este editorial objetiva apresentar os artigos publicados na Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, volume 10, nº. 2, maio a agosto de 2022, e algumas informações a respeito do desenvolvimento da Revista neste período. Trata-se de um texto informativo que busca situar o leitor sobre os 20 artigos publicados no referido número, destacando os seguintes aspectos: título, autores, objetivo, síntese metodológica e principais resultados. Além disso, também apresentamos alguns aspectos qualitativos que consideramos significativos para os avanços e desenvolvimento deste periódico rumo à ciência aberta.

Palavras-chave: Revista REAMEC,REAMEC,Editorial,Amazônia,Educação em Ciências e Matemática.

Abstract: This editorial aims to present the articles published in REAMEC Journal - Amazon Network of Science and Mathematics Education, volume 10, nº. 2, May to August 2022, and some information about the development of the Journal in this period. It is an informative text that seeks to place the reader on the 20 articles published in that issue, highlighting the following aspects: title, authors, objective, methodological synthesis and main results. In addition, we also present some qualitative aspects that we consider significant for the advances and development of this journal towards open science.

Keywords: REAMEC Journal, REAMEC, Editorial, Amazônia, Science Education and Mathematics Education.

Resumen: Esta editorial tiene como objetivo presentar los artículos publicados en la Revista REAMEC - Red Amazónica de Educación en Ciencias y Matemáticas, volumen 10, nº. 2 de mayo a agosto de 2022, y algunos datos sobre el desarrollo de la Revista en este período. Es un texto informativo que busca ubicar al lector sobre los 20 artículos publicados en ese número, destacando los siguientes aspectos: título, autores, objetivo, síntesis metodológica y principales resultados. Además, también presentamos algunos aspectos cualitativos que consideramos significativos para el avance y desarrollo de esta revista hacia la ciencia abierta.

Palabras clave: Revista REAMEC, REAMEC, Editorial, Amazonas, Educación en Ciencias y Matemáticas.

Carátula del artículo

EDITORIAL

EDITORIAL DO VOLUME 10, Nº. 2, DA REVISTA REAMEC

EDITORIAL V. 10, Nº. 2, REAMEC JOURNAL

EDITORIAL V. 10, Nº. 2, REVISTA REAMEC

Dailson Evangelista Costa*
Universidade Federal do Tocantins, Brasil
Geslane Figueired Silva Santana**
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Patrícia Rosinke***
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Rogerio dos Santos Carneiro****
Universidade Federal do Norte do Tocantins , Brasil
REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
ISSN-e: 2318-6674
Periodicidade: Frecuencia continua
vol. 10, núm. 2, e22047, 2022

Recepção: 03 Setembro 2022

Aprovação: 04 Setembro 2022

Publicado: 04 Setembro 2022


1. INTRODUÇÃO

Este editorial tem como objetivo apresentar os artigos publicados na Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, volume 10, nº. 2, correspondente aos meses de maio a agosto de 2022, e algumas informações a respeito do desenvolvimento da Revista neste período. Trata-se de um texto informativo que busca situar o leitor sobre os 20 artigos publicados no referido número, sendo 13 na seção de Educação em Ciências e 07 na seção de Educação Matemática, destacando os seguintes aspectos: título, autores, objetivo, síntese metodológica e principais resultados. Todos os artigos publicados são produtos de pesquisas relativas à área de Educação em Ciências e Matemática.

A foto da capa deste número é de autoria da Prefeitura Municipal de Boa Vista (RR). Trata-se de uma vista aérea do “Mirante Edileusa Loz”, localizado na capital Boa Vista (RR). Ela, nesta capa, representa o estado de Roraima, um dos nove estados brasileiros da Região Amazônica. Conforme a política de capa da Revista REAMEC, para cada número publicado, teremos uma capa representativa de cada estado da Amazônia Brasileira.

Organizamos este editorial em 5 (cinco) tópicos. No primeiro destacamos esta breve apresentação. No segundo apresentamos os 13 (treze) artigos publicados na seção de Educação em Ciências, destacando os aspectos supracitados. No terceiro tópico apresentamos os 7 (sete) artigos publicados na seção de Educação Matemática, também com base nos aspectos citados no parágrafo anterior. No quarto tópico registramos aspectos qualitativos do desenvolvimento da Revista REAMEC no período de maio a agosto de 2022, os quais são entendidos como relevantes para o desenvolvimento deste periódico, considerando seu foco, escopo, objetivo e suas metas. No último tópico tecemos considerações a respeito deste editorial.

2. ARTIGOS DA SEÇÃO: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Neste tópico apresentamos os 13 artigos publicados na seção de Educação em Ciências, destacando os seguintes aspectos: título, autores, objetivo, síntese metodológica e principais resultados da pesquisa. Com esta apresentação, esperamos que o leitor possa ter uma visão geral de todos os artigos publicados nesta seção específica.

O primeiro artigo (e22027) intitulado “ENSINO DE QUÍMICA PARA CIÊNCIAS AGRÁRIAS: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS SOBRE METODOLOGIAS TRADICIONAL E ATIVA”, dos autores Marcos Fernandes de Carvalho e Edjane Rocha dos Santos, tem como objetivo principal analisar metodologias de ensino de Química, em um curso superior nas ciências agrárias, proporcionando um ensino mais significativo e contextualizado. Para isso, realizou-se um estudo com 42 acadêmicos dos cursos supraditos que responderam ao questionário disponibilizado sobre a utilização de cada uma das metodologias propostas, apontando que, de modo geral, houve uma preferência pela utilização da metodologia ativa. O estudo permitiu compreender a relevância do uso da metodologia ativa.

O segundo artigo (e22029) com o título “CONTRIBUIÇÕES DA TEMÁTICA FREIRIANA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE NAS ATAS DO ENPEC NO PERÍODO 2011-2019”, dos autores Dieison Prestes da Silveira, Joselia Cristina Siqueira da Silva, Cinthia Raquel de Souza e Leonir Lorenzetti, tem por objetivo analisar as contribuições da temática Freiriana para o ensino de Ciências presentes nas atas do ENPEC no período 2011 até 2019 e seus possíveis reflexos para o processo formativo dos sujeitos. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa do tipo “estado da arte” sendo mapeado um total de 5.394 trabalhos. Os resultados mostraram que o uso da abordagem Freiriana nos trabalhos permite auxiliar no processo formativo crítico e reflexivo dos sujeitos direcionando para as (con)vivências sociais.

O terceiro manuscrito (e22030), “HISTÓRIA DO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL: PERÍODO 1549 A 1930”, dos autores Silvete Coradi Guerini, David Antonio da Costa e José Francisco Custódio objetivou encontrar evidências do processo de disseminação do conhecimento científico no país. A pesquisa foi realizada através de consultas a artigos científicos e teses que tratavam do ensino no Brasil colonial, imperial e republicano. A pesquisa revela a pouca importância da física e das ciências naturais, uma vez que, no período investigado, as disciplinas de caráter humanista eram consideradas relevantes para a formação do cidadão e definidas como disciplinas preparatórias para o ingresso no ensino superior.

O quarto (e22031), intitulado “IDENTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS A PARTIR DO TEMA PRESERVAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E ENSINO DE QUÍMICA”, das autoras Felícia Maria Fernandes de Oliveira Ayla Márcia Cordeiro Bizerra, tem por objetivo analisar o uso de mapas conceituais para identificar os conhecimentos prévios relativos aos conteúdos químicos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada em um município do interior da Paraíba. Utilizou-se do paradigma teórico-metodológico proposto por Ausubel (1963) para promover a interação dos conhecimentos já existentes na estrutura cognitiva dos alunos e o conteúdo “Substâncias e Misturas: preservação dos recursos hídricos”. Os resultados da análise retratam que o uso dos Mapas Conceituais no ensino de Ciências é uma ferramenta auxiliadora da aprendizagem, bem como pode possibilitar aos estudantes explorar seus potenciais cognitivos.

O quinto artigo (e22032) com o título “DISSEMINAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA NO TWITTER: UMA ANÁLISE ALTMÉTRICA”, dos autores Gilson Yuri Silva Moura, Kelly Pinheiro da Conceição Senabio, Angélica Conceição Dias Miranda e Luiz Fernando Mackedanz, tem como objetivo investigar a divulgação científica feita por uma parcela dos usuários dessas redes sociais na internet, através da propagação de artigos e textos das principais revistas brasileiras, que abrangiam o tema da educação e do ensino curricular de Física, por meio da pesquisa exploratória analisou indicadores altimétricos, comparando os resultados obtidos a partir da ferramenta Altmetric Explorer. Entre os principais resultados, destaca-se a preponderância de menções aos artigos com o tema Física Teórica ou Aplicada, em detrimento dos artigos sobre Ensino de Física.

O sexto texto (e22033), “PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO SUPERIOR EM MODO REMOTO EMERGENCIAL”, das autoras Camila Pinto Dourado e Miriam Sannomiya, objetivou relatar e analisar a percepção dos estudantes ao não oferecimento de aulas experimentais e ausência de modelos atômicos em duas disciplinas de Química, foram aplicados dois questionários para cada turma. Os resultados mostraram que os alunos se sentiram prejudicados sem aulas experimentais, exigindo um maior empenho por parte deles, requerendo a necessidade do uso de materiais alternativos para complementar as aulas.

O sétimo manuscrito (e22034), intitulado “ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RORAIMA” de autoria de Jesucina do Nascimento Moura Oliveira, Roseane Parente Cunha, Patrícia Macedo de Castro e Elena Campo Fioretti, teve como objetivo investigar o desenvolvimento da prática pedagógica e o processo de adequação dos professores ao Ensino Remoto Emergencial com o uso das tecnologias como instrumento mediador no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Os procedimentos metodológicos, deste estudo contemplam uma abordagem qualitativa de objetivo exploratório, em que se utilizou um questionário com 11 perguntas abertas via Google Forms, aplicado com oito professores de duas escolas públicas de Roraima. Os resultados evidenciam que tanto os professores da capital quanto do interior, em sua maioria, tiveram que se adequar para o ensino remoto e sentem insegurança e despreparo frente ao uso dos meios tecnológicos, necessitando de formação continuada.

O oitavo manuscrito (e22037), a saber, “DESAFIOS DE PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR”, dos autores Marciele Dias Santos Cabeleira, Vidica Bianchi e Maria Cristina Pansera de Araújo, objetivou analisar o panorama relacionado às questões socioambientais que estão interligadas à prática pedagógica no desenvolvimento do currículo escolar. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, na modalidade estudo de caso, por meio da análise das respostas de cem professores da educação básica e superior, de um questionário semiestruturado sobre Educação Ambiental e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O estudo concluiu que a efetivação da Educação Ambiental nas escolas é necessária para capacitar os educadores, uma vez que ensinar conhecimentos sobre esta temática requer apropriação, persistência e a procura constante pela dinamização das atividades.

O nono artigo (e22038) intitulado “DA SALA DE AULA PARA O INSTAGRAM: OS STUDYGRAMMERS E O ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA”, dos autores José Maria Martins Costa, Yuri Cavaleiro de Macêdo Coelho e Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida, objetivou identificar tendências e contribuições dos Studygrams para o ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia, na visão de um painel de Studygrammers que produzem e publicam conteúdos relacionados às Ciências Biológicas no Brasil. De acordo com os resultados os Studygrams têm potencial para explorar e desenvolver competências e habilidades, tanto naqueles que postam, quanto nos que acessam os conteúdos.

O décimo artigo (e22041) “REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA (2007-2016): UM OLHAR EPISTEMOLÓGICO”, dos autores Leandro Barreto Dutra e Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines, tem por objetivo apresentar e caracterizar as ideias balizadoras dos epistemólogos mais citados em teses e dissertações publicadas no período de 2007 a 2016 no Brasil, que discutem formação de professores para o ensino de Ciências e/ou Biologia. De acordo com a pesquisa bibliográfica, os epistemólogos mais citados foram Paulo Freire, Edgar Morin e Boaventura de Sousa Santos e, tais epistemologias contribuem para uma educação libertadora.

O décimo primeiro artigo (e22042) “TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO”, de Carlos Alberto Soares dos Santos Filho e Judite Scherer Wenzel, tem como temática os Textos de Divulgação Científica (TDC) junto a Formação de Professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e objetivou compreender o modo como os TDC têm sido contemplados junto à Formação de Professores da área. Os resultados mostram uma necessidade de se ampliar os espaços formativos que discutam a respeito dos TDC e das suas potencialidades como recurso pedagógico.

O décimo segundo (e22044) manuscrito “METODOLOGIAS ATIVAS NA QNESC (2011-2020): UM OLHAR PARA AS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO", dos autores Valdiceia Viana Morais Caetano e Marcelo Franco Leão, tem como objetivo compreender como as metodologias ativas estão sendo utilizadas em aula de Química no Ensino Médio de acordo com a produção veiculada na Revista Química Nova na Escola (QNEsc) na última década. A pesquisa do tipo descritiva e exploratória, possui abordagem qualitativa e teve como fonte de dados a Revista QNEsc, artigos publicados no recorte temporal entre 2011 e 2020. Concluiu que as metodologias ativas vêm sendo utilizadas no Ensino de Química como estratégia para a construção de um conhecimento ativo, autônomo, protagonista e eficiente.

O décimo terceiro texto (e22045), o último deste volume, intitulado “AS CIÊNCIAS E A VISÃO DE MARCUSE: O CONSUMO INCONSCIENTE DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”, dos autores Jacqueline Samantha Garcia Cavalcante, Edilene Pimentel de Sousa, Ediane Sousa Miranda Ramos e Patrícia Macedo de Castro, tem como objetivo realizar uma reflexão sobre a dominação da sociedade pelo excesso de consumo inconsciente que pressupõe a partir da manipulação das falsas necessidades. Por meio de pesquisa bibliográfica, com base em estudos feitos acerca da obra do epistemólogo Herbert Marcuse no seu livro - Eros e civilização, pensando na relevância social de suas contribuições para a educação científica e para o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. Tal pesquisa contribui para a construção da opinião crítica dos alunos acerca de consumo consciente e sustentabilidade.

3 ARTIGOS DA SEÇÃO: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Análogo ao que fizemos no tópico anterior, apresentamos, neste tópico, os 7 artigos publicados na seção de Educação Matemática, destacando os seguintes aspectos: título, autores, objetivo, síntese metodológica e principais resultados da pesquisa. Com esta apresentação, esperamos que o leitor possa ter uma visão geral de todos os artigos publicados nesta seção específica.

O primeiro artigo (e22026) da seção Educação Matemática, intitulado “MALHAS GEOMÉTRICAS E LIVROS DIDÁTICOS: EM DESTAQUE OS OLHARES, AS APREENSÕES E A DESCONSTRUÇÃO DIMENSIONAL DAS FORMAS”, dos autores Maria Bezerra Tejada Santos, Eberson Trevisan e Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, objetiva apresentar a análise de uma coleção de livros didáticos de matemática, destinados aos anos iniciais do Ensino Fundamental, no tocante ao uso de malhas geométricas, no ensino e aprendizagem de figuras planas e espaciais, focando nos três elementos da aprendizagem em geometria, a saber: os olhares, as apreensões e a desconstrução dimensional. Como repercussão desta pesquisa, percebeu-se que a coleção em questão explora dois tipos de malhas nas atividades, a triangular e a quadriculada, dando grande destaque à última, porém, sendo interessante a articulação dos olhares e das apreensões apresentadas.

O segundo artigo (e22028), com o título “MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES”, dos autores Ana Laura Thezolin e Rogério Fernando Pires, objetiva identificar as possíveis contribuições do curso “Formação de Professores: por uma Educação Matemática Antirracista”, na concepção sobre Modelagem Matemática de professores e futuros professores de Matemática. Este estudo revela que os sujeitos tinham compreensão do que é a Modelagem Matemática, apesar de terem sido relatadas diferentes concepções. Portanto, considera-se que o curso contribuiu positivamente nas concepções de Modelagem Matemática dos participantes.

O terceiro artigo (e22035) “TEATRO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR: PROBLEMATIZAÇÕES FOUCAULTIANAS”, dos autores Juliano Espezim Soares Faria e Claudia Glavam Duarte, objetiva problematizou as relações entre a educação matemática e o teatro, obtidas a partir de trabalhos acadêmicos relacionados a artigos de eventos, revistas e dissertações compreendidos entre os anos de 2007 e 2018, com base na análise do discurso foucaultiana. Os resultados evidenciam que o teatro funciona como um catalisador de outros discursos que atravessam a Educação Matemática, como a necessidade de um ensino lúdico, interdisciplinar e alicerçado na realidade do aluno.

O quarto artigo (e22036) “UM OLHAR EM RELAÇÃO AO ENSINO DE FRAÇÃO PARA ESTUDANTES SURDOS NA PERSPECTIVA DOS JOGOS DE LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN”, dos autores Walber Christiano Lima da Costa e Idemar Vizolli, objetivou conhecer o panorama das pesquisas que tematizam o ensino de Fração para estudantes surdos na perspectiva dos jogos de linguagem de Wittgenstein. Os resultados indicam que os estudos têm predominância em temas como ensino de Fração, estudantes surdos, filosofia de Wittgenstein e ensino de matemática. Isso evidencia a relevância deste estudo para o ensino de Fração para estudantes surdos na perspectiva dos jogos de linguagem de Wittgenstein.

O quinto artigo (e22039) “ARITMÉTICA NOS PRINCÍPIOS DE EDUCAÇÃO E MÉTODOS DE ENSINO DA MARIANO CARDERERA”, das autoras Dolores Carrillo Gallego e Josefa Dólera Almaida, objetivou estudar as considerações sobre o ensino da aritmética nas escolas primárias contidas num livro de Mariano Carderera, Principios de Educación y Métodos de Enseñanza (Princípios de Educação e Métodos de Ensino). Os resultados indicam que, o trabalho no seu contexto institucional (as Escolas Normais Espanholas após a Lei de Moyano de 1857) e estuda os conteúdos relacionados com a metodologia da aritmética em vários livros didácticos pedagógicos da época. A qualidade superior do texto do Carderera em comparação com as outras obras é notada e as suas limitações são identificadas.

O sexto artigo (e22040) intitulado “FORMAÇÃO/PRÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA: UM ESTUDO BASEADO EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS”, dos autores Gerlan Silva Silva e Rodrigo Medeiros dos Santos, objetiva inventariar, sistematizar e descrever a produção científica do conhecimento sobre a temática formação/prática de professores que ensinam Estatística, Probabilidade e Combinatória, publicada em periódicos científicos brasileiros. Os principais resultados apontam para o fato de que muitos dos artigos analisados parecem convergir para a ideia de que os professores pesquisados apresentam, em geral, dificuldades em compreender conceitos estatísticos, probabilísticos e combinatórios, o que, por sua vez, levanta questionamentos a respeito da forma como esses assuntos são tratados nos cursos de formação inicial. Também foi observada uma ênfase em pesquisas categorizadas na temática Formação Inicial/Continuada e Desenvolvimento Profissional (47,1% dos artigos analisados).

O sétimo artigo (e22043), último desta edição, intitulado “PRÁTICAS DE ENSINO SOBRE POTENCIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ENEM”, dos autores Laine Silva Ramos, Renata Gomes de Oliveira, Mauro Guterres Barbosa e Tadeu Oliver Gonçalves, objetiva produzir uma reflexão teórica quanto ao ensino de potenciação por meio da metodologia da resolução de problemas para estudantes do ensino fundamental, usando como fonte de pesquisa todas as comunicações científicas publicadas do I ao XIII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM. Os principais resultados indicam que, mesmo em um evento de configuração nacional há escassez quanto ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao ensino de potenciação, que se acentua ainda mais no âmbito da resolução de problemas. Sendo assim, foi identificado um espaço favorável ao desenvolvimento de propostas e pesquisas que vincule esses dois temas.

4 ASPECTOS QUALITATIVOS DO DESENVOLVIMENTO DA REVISTA REAMEC: DE MAIO A AGOSTO DE 2022

Durante os meses de maio a agosto de 2022, os editores da Revista REAMEC continuaram com os estudos base boas práticas da editoração científica e ciência aberta. Esta ainda não implementada integralmente nas políticas e práticas editoriais deste periódico. Destacamos dois aspectos qualitativos que caracterizam o trabalho qualitativo da Revista REAMEC neste período.

O primeiro está relacionado a atualização da lista de avaliadores cadastrados no sistema da Revista. Como a função para se cadastrar como leitor, autor e avaliador estava ativada, muitos usuários haviam se cadastrado como avaliadores, mesmo não cumprindo com as exigências mínimas da Revista, conforme apresentado na descrição sobre avaliadores no site da Revista. Agora, apenas os editores gerentes podem cadastrar novos avaliadores. Hoje a Revista conta com 238 avaliadores cadastrados no sistema. Destes, 209 são doutores e 29 são doutorandos na área de Ensino da Capes (Área 46). A 4ª Meta da Revista REAMEC (2020 a 2025) é “Ampliar a Equipe de avaliadores ad hoc para 300”.

Outro aspecto que destacamos é a busca constante pela qualificação da Revista REAMEC frente aos critérios exigidos pelos indexadores pretendidos: Redalyc, SciELO, Web Of Science, Scopus. Desde 2019 a equipe editorial deste periódico vem estudando e implementando mudanças no sentido de atender aos critérios definidos por estes relevantes indexadores internacionais.

Assim, destacamos apenas estes dois aspectos qualitativos no intuito de continuar informando ao leitor sobre o desenvolvimento deste periódico. Outros aspectos qualitativos podem ser consultados nos editoriais anteriores e nas notícias divulgadas no site da Revista REAMEC.

5 CONSIDERAÇÕES

Como uma ação de transparências com fins de registros, nos últimos editoriais deste periódico estão sendo registradas as apresentações dos artigos publicados em cada número e os avanços quantitativos e qualitativos que a Revista REAMEC vem realizando (WIELEWSKI et al, 2019; WIELEWSKI et al, 2020; WIELEWSKI et al, 2020a; WIELEWSKI et al, 2020b; COSTA; RIBEIRO, 2021; COSTA; RIBEIRO, 2021a; COSTA, SANTANA, ROSINKE, CARNEIRO, 2021; COSTA, SANTANA, COSTA, ROSINKE, CARNEIRO, 2022). Neste editorial seguimos a mesma linha de raciocínio e registramos as apresentações sobre os artigos publicados e os aspectos que consideramos significativos para o desenvolvimento e melhoramento deste periódico.

Assumimos esta prática e padrão de editorial para, por um lado, apresentar uma síntese de cada artigo publicado de tal forma que o leitor possa ter uma visão geral das pesquisas que foram divulgadas em cada número e, por outro lado, para apresentar e registrar os avanços e o desenvolvimento deste periódico, considerando as boas práticas internacionais de divulgação científica, as recomendações e o modus operandi da ciência aberta.

Material suplementar
Apêndices
APÊNDICE

FINANCIAMENTO

Os editores da Revista REAMEC.


CONTRIBUIÇÕES DE AUTORIA

Resumo/Abstract/Resumen: Dailson Evangelista Costa, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Patrícia Rosinke, Rogerio dos Santos Carneiro

Introdução: Dailson Evangelista Costa, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Patrícia Rosinke, Rogerio dos Santos Carneiro

Apresentação dos artigos: Dailson Evangelista Costa, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Patrícia Rosinke, Rogerio dos Santos Carneiro

Apresentação dos aspectos qualitativos: Dailson Evangelista Costa, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Patrícia Rosinke, Rogerio dos Santos Carneiro

Conclusão e considerações finais: Dailson Evangelista Costa, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Patrícia Rosinke, Rogerio dos Santos Carneiro

Referências: Dailson Evangelista Costa, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Patrícia Rosinke, Rogerio dos Santos Carneiro

Revisão do manuscrito: Dailson Evangelista Costa, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Patrícia Rosinke, Rogerio dos Santos Carneiro

Aprovação da versão final publicada: Dailson Evangelista Costa, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Patrícia Rosinke, Rogerio dos Santos Carneiro


CONFLITOS DE INTERESSE

Os autores declararam não haver nenhum conflito de interesse de ordem pessoal, comercial, acadêmica, política e financeira referente a este manuscrito.


DISPONIBILIDADE DE DADOS DE PESQUISA

Os dados estão publicados na Revista REAMEC, v. 10, n. 2, maio-agosto, 2022.


CONSENTIMENTO DE USO DE IMAGEM

Não se aplica.


APROVAÇÃO DE COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

Não se aplica.


COMO CITAR - ABNT

COSTA, Dailson Evangelista, SANTANA, Geslane Figueiredo da Silva. ROSINKE, Patrícia, CARNEIRO, Rogerio dos Santos. Editorial do Volume 10, n. 2, da Revista REAMEC. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 10, n. 2, e22047, maio/ago., 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i2.14333


COMO CITAR - APA

Costa, D. E., Santana, G. F. da S., Rosinke, P., Carneiro, R. dos S. (2022). Editorial do Volume 10, n. 2, da Revista REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 10(2), e22047. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i2.14333


LICENÇA DE USO

Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.


DIREITOS AUTORAIS

Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.


PUBLISHER

Universidade Federal de Mato Grosso. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Publicação no Portal de Periódicos UFMT. As ideias expressadas neste artigo são de responsabilidade de seus autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores ou da referida universidade.

Agradecimentos

Agradecemos o apoio e as contribuições dos editores da Revista REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática.

REFERÊNCIAS
COSTA, Dailson Evangelista.; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Editorial do Volume 9, nº. 1, da Revista REAMEC. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 9, n. 1, e21037, janeiro-abril, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.12298
COSTA, Dailson Evangelista; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Editorial do Volume 9, nº. 2, da Revista REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, .21069, 2021a. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12936
WIELEWSKI, Gladys Denise; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; KALHIL, Josefina Barrera; MACÊDO, Cristiano da Silva; BRITO, Licurgo Peixoto de; COSTA, Dailson Evangelista; LOPES, Thiago Beirigo. Editorial do volume 7, nº. 3, da Revista REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 7, n. 3, p. 01-07, 2019. https://doi.org/10.26571/reamec.v7i3.9563
WIELEWSKI, Gladys Denise; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; KALHIL, Josefina Barrera; MACÊDO, Cristiano da Silva; BRITO, Licurgo Peixoto de; COSTA, Dailson Evangelista; LOPES, Thiago Beirigo. Editorial do volume 8, nº. 1, da Revista REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 1-7, 2020. https://doi.org/https://doi.org/10.26571/reamec.v8i1.10098
WIELEWSKI, Gladys Denise; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; KALHIL, Josefina Barrera; MACÊDO, Cristiano da Silva; BRITO, Licurgo Peixoto de; COSTA, Dailson Evangelista; LOPES, Thiago Beirigo. Editorial do volume 8, nº. 2, DA REVISTA REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 1-20, 2020a. https://doi.org/https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.11060
WIELEWSKI, Gladys Denise; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; KALHIL, Josefina Barrera; MACÊDO, Cristiano da Silva; BRITO, Licurgo Peixoto de; COSTA, Dailson Evangelista; LOPES, Thiago Beirigo. Editorial do volume 8, nº. 3, DA REVISTA REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 3, p. 1-20, 2020b. https://doi.org/https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.11638
COSTA, Dailson Evangelista, SANTANA, Geslane Figueiredo da Silva, ROSINKE, Patrícia, CARNEIRO, Rogerio dos Santos. Editorial do Volume 9, nº. 3, da Revista REAMEC. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, v. 9, n. 3, .21105, set./dez., 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.13288
COSTA, D. E.; SANTANA, G. F. da S.; COSTA, L. A. L.; ROSINKE, P.; CARNEIRO, R. dos S. Editorial do volume 10, nº. 1, da Revista REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, .22025, maio/ago., 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i1.13803
Notas
Autor notes
* Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Docente na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, Tocantins, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Juraídes de Sena Abreu, s/n, Setor Buritizinho, Arraias, Tocantins, Brasil, CEP: 77330-000.
** Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Toledo, n. 735, Bairro Jardim Terra Rica, Sinop, Mato Grosso, Brasil, CEP: 78.557-548.
*** Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sinop, Mato Grosso, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Udine, quadra 20, lote 18. Residencial Santa Cecília, Sinop, Mato Grosso, Brasil, CEP 78.555-436.
**** Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Docente na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil, Endereço para correspondência: Avenida Paraguai, s/n°, esquina com a Rua Uxiramas Setor Cimba, CEP: 77824-838.
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Modelo de publicação sem fins lucrativos para preservar a natureza acadêmica e aberta da comunicação científica
Visor móvel gerado a partir de XML JATS4R