ARITMÉTICA NOS PRINCÍPIOS DE EDUCAÇÃO E MÉTODOS DE ENSINO DA MARIANO CARDERERA
DOI:
10.26571/reamec.v10i2.13657Palavras-chave:
Metodologia da aritmética, Mariano Carderera, Escolas de Formação de Professores, Livros didácticos pedagógicosResumo
O trabalho estuda as considerações sobre o ensino da aritmética nas escolas primárias contidas num livro de Mariano Carderera, Principios de Educación y Métodos de Enseñanza (Princípios de Educação e Métodos de Ensino). O público-alvo do trabalho são os alunos das escolas de formação de professores que estudam para se tornarem professores do ensino primário elementar e os alunos das escolas de formação de professores do sexo feminino. Foi aprovado como livro de texto para um assunto com o mesmo nome e utilizado durante o último terço do século XIX nas escolas de formação de professores. O trabalho situa o trabalho no seu contexto institucional (as Escolas Normais Espanholas após a Lei de Moyano de 1857) e estuda os conteúdos relacionados com a metodologia da aritmética em vários livros didácticos pedagógicos da época. A qualidade superior do texto do Carderera em comparação com as outras obras é notada e as suas limitações são identificadas.
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