HISTÓRIA DO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL: PERÍODO 1549 A 1930

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i2.13407

Palavras-chave:

Educação, Ensino de Física, História

Resumo

Neste trabalho, procuraremos fazer um relato da história do ensino de física no Brasil no período de 1549-1930. Objetivamos com isso encontrar evidências do processo de disseminação do conhecimento científico no país. A pesquisa foi realizada através de consultas a artigos científicos e teses que tratavam do ensino no Brasil colonial, imperial e republicano. A pesquisa revela a pouca importância da física e das ciências naturais, uma vez que, no período investigado, as disciplinas de caráter humanística eram consideradas relevantes para a formação do cidadão e definidas como disciplinas preparatórias para o ingresso no ensino superior. Por outro lado, também verificamos que fatores políticos, sociais e econômicos, influenciaram o ensino de física. Analisar a história do ensino de física, através do recorte temporal escolhido, permitiu-nos compreender os conhecimentos científicos ligados às relações estabelecidas entre a ciência e sociedade em diferentes épocas.

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Biografia do Autor

Silvete Coradi Guerini, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Possui graduação em licenciatura (1995), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Física, com ênfase em estados eletrônico, atuando principalmente nos seguintes temas: nanomateriais, teoria do funcional da densidade. Também atuando na área de Ensino de Física, nas linhas de pesquisas: I- Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Ciências e Matemática; II Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

David Antonio da Costa, Universidade Fedral de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa catarina, Brasil.

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service d'Histoire de l'Éducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC. Membro fundador da GHEMAT-BRASIL: Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática : 1o. secretário (Mandato 2018-2021). Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática e história da matemática.

José Francisco Custódio, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Física (1999), Mestrado em Educação (2002) e Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica (2007) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Teologia pela UNIGRAN (2019). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professor da Universidade do Estado de Santa Catariana (2005-2010). Foi Sub-Coordenador (2014-2016) e Coordenador (2016-2018) do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Foi Coeditor do periódico "Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia" (2014-2020). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física do Departamento de Física. Tem experiência na área de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Natureza da Ciência, Motivação e Sentimento de Realidade.

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Publicado

2022-06-04

Como Citar

GUERINI, S. C.; COSTA, D. A. da; CUSTÓDIO, J. F. HISTÓRIA DO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL: PERÍODO 1549 A 1930. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 2, p. e22030, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i2.13407. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13407. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências

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