UM ESTUDO SOBRE AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO METODOLÓGICO
DOI:
10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p62-77.i5343Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Ensino-Aprendizagem, Habilidades.Resumo
Este artigo busca entender, por meio de um levantamento de estado da arte, o que são as tecnologias digitais, qual a relação entre tecnologias digitais e a sociedade da informação, quais são os fatores sociais que acompanham a evolução tecnológica, como as tecnologias digitais estão sendo utilizadas nos processos educacionais e, quais são as habilidades necessárias para se trabalhar com metodologias de ensino envolvendo tecnologias digitais. Para isso propõe-se um debate sobre as tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizado fazendo-se a relação entre a sociedade da informação e do conhecimento e as evoluções e revoluções do século XXI. Discute-se o conflito de gerações entre os nativos e imigrantes digitais, destacando a preocupante situação dos países emergentes com os excluídos digitais, que são também, excluídos sociais. Por fim, apresenta-se a atual situação da utilização das tecnologias educacionais como possibilidade de recurso metodológico.Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ALMEIDA, Lília B. et al. O retrato da exclusão digital na sociedade. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. Volta Redonda, UniFOA, Vol. 2, nº 1, março 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/jistm/v2n1/05.pdf> Data de acesso: 08 de março de 2016.
BARBA, C.; CAPELLA, S. Computadores em sala de aula: métodos e usos. Porto Alegre: Penso, 2012.
BEHRENS, Marilda A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, José M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013.
BORBA, Marcelo de Carvalho. Informática e Educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
CYSNEIROS, Paulo G. Competências para ensinar com novas tecnologias. Revista Diálogo Educacional. Vol. 4, nº 12, maio/ago. 2004. Disponível em Data de acesso: 16 de abril de 2016.
DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
ALMEIDA, Maria E. B.; VALENTE, José A. Tecnologias e Currículo: trajetórias divergentes ou convergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
FELIX, Fabiola A.; NAVARRO, Elaine C. Habilidades e competências: novos saberes educacionais e a postura do professor. Revista Interdisciplinar. Barra do Garças, UNIVAR, Vol. 2, nº 2, 2009. Disponível em: <http://www.revista.univar.edu.br> Data de acesso: 14 de abril de 2016.
JACON, Liliane da S. C. Dispositivos Móveis no Ensino de Química: o professor formador, o profissional de informática e os diálogos possíveis. 2014. 158 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá. 2014.
JACON, Liliane da S. C; et al. Educação & Tecnologia: reflexões sobre a incorporação de tecnologias móveis na educação. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, vol. 1, nº 01, setembro, 2013. Disponível em: <http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/3a1f88f64856d06b04a610ee0d6125c5.pdf>. Data de acesso: 18 de abril de 2017.
KALHIL, Josefina B. Estrategia pedagógica para el desarrollo de habilidades investigativas em la disciplina física de ciencias técnicas. 2003. 173 f. (Tese de doutorado) – Centro de estudios para el perfeccionamiento de la educacion superior, Universidade de La Habana, La Habana, 2003.
KALHIL, Josefina B. Las enseñanza de la Física a través de habilidades investigativas: uma experiência. Latin-American Journal of Physics Education. México, LAPEN, Vol, 1, nº 1, sept. 2007. Disponível em:. Acesso em 20 de abril de 2016.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012.
MORAN, José M. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, José M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013.
MOREIRA, Marco A. A pesquisa em Educação em Ciências e a formação permanente do professor de Ciências. Revista Chilena de Educación Científica, 2004.
MOSÉ, Viviane. Desafios para a educação na sociedade do conhecimento. Blog: Pensar Educação online e em rede, 2013. Disponível em <http://pensareducacaonline.blogspot.com.br/2013/09/desafios-para-educacao-na-sociedade-do.html>. Data de acesso: 05 de abril de 2016.
NEVES, Ricardo. Você é Nativo ou Imigrante Digital?. Revista Época, 2013. Disponível em <http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/foradacaixa/2013/02/27/voce-e-nativo-ou-migrante-digital>. Data de acesso: 06 de abril de 2016.
PERRENOUD, Phillippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PRESNKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, NCB University Press, Vol. 9, Nº 5, outubro 2001. < http://marcprensky.com/articles-in-publications>. Data de acesso: 05 de março de 2016.
SAMPIERI, Roberto H. Metodologia da Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.
SATHLER, Luciano. Educação na Sociedade da Informação. Canaltech, 2015. Disponível em: <http://corporate.canaltech.com.br/coluna/educacao/Educacao-na-Sociedade-da-Informacao>. Data de acesso: 02 de abril de 2016.
SHOLL-FRANCO, Alfred; ARANHA, Gláucio. Tecnologia para aprender. Revista NeuroEducação, 2015.
SILVESTRE, M. & ZILBERSTEIN, T. J. Enseñanza y Aprendizaje Desarrollador. México: CEIDE, 2000.
SORJ, Bernardo; GUEDES, Luís E. Exclusão Digital: problemas conceituais, evidências empíricas e políticas públicas. Novos Estudos – CEBRAP, São Paulo, nº 72, Julio 2005. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002005000200006>. Data de acesso: 06 de março de 2016.
VALENTE, José A. Análise dos diferentes tipos de softwares usados na educação In: VALENTE, José A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, São Paulo: UNICAMP/Nied, 1999.
VALENTE, José A. Mudanças na sociedade, mudanças na educação: o fazer e o compreender. In: VALENTE, José A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, São Paulo: UNICAMP/Nied, 1999.
WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ci. Inf., vol. 29, nº 2, Maio/Ago. 2000. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a09v29n2.pdf> Data de acesso: 02 de abril de 2016.
SILVA, Wender A.; et al. Laboratório de Informática como recurso pedagógico: uma análise da atitude dos professores de física da rede pública estadual da cidade de Boa Vista/Roraima. LASERA, 2015, Ibagué – Colombia.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.