REFLEXÕES SOBRE O ASPECTO METODOLÓGICO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v6.n3.p75-91.i7720

Palavras-chave:

Aspecto metodológico, Teses e Dissertações, Ciências e Matemática

Resumo

O presente estudo configura-se no resultado do trabalho final da disciplina Pesquisa em Ciências da Educação e em Educação em Ciências, a qual integra a proposta curricular do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC. Faz uma abordagem a respeito do aspecto metodológico das produções em cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Objetivou analisar o mencionado aspecto em teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências e Matemática. Foi realizado um levantamento quantitativo das produções pesquisadas referente ao aspecto metodológico dos aludidos programas. Posteriormente foi feita a análise do aspecto metodológico empregado nas produções, o qual foi objeto de pesquisa deste estudo. A análise deu-se a partir da leitura do título, resumo e metodologia das produções selecionadas. Os resultados evidenciam que o paradigma ou abordagem que se destaca foi o qualitativo, este esteve presente na maioria de teses e dissertações. Dentre os métodos de procedimento destacam-se o estudo caso, pesquisa documental e pesquisa-ação. Referente as técnicas e instrumentos de coleta de dados, os mais empregados foram a entrevista, observação e questionário, sobre as técnicas de análise de dados destacam-se a análise de conteúdo e análise textual discursiva. Portanto, esses são os elementos metodológicos que estão em relevo nas teses e dissertações analisadas neste estudo, isso evidencia como estes foram, no caso dos trabalhos analisados, e são importantes na medida que contribuirão como suporte metodológico para realização de futuras pesquisas científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mateus de Souza Coelho Filho, Universidade do Estado do Amazonas

Professor do departamento de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Parintins-CESP, campus da Universidade do Estado do Amazonas-UEA no munícipio de Parintins-Am, Brasil. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC. Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - Universidade do Estado do Amazonas. Pós-Graduado em Metodologia da Educação Superior - Universidade do Estado do Amazonas. Graduado em Pedagogia - Universidade Federal do Amazonas. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia da Educação Superior no Centro de Estudos Superiores de Parintins. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão do Currículo e Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas no Centro de Estudos Superiores de Parintins. Coordenador de Área no Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Docente Orientador do Programa Residência Pedagógica. Vice-Coordenador do Laboratório de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Parintins-UEA. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática. Desenvolvo pesquisa e possuo experiência na área de Formação de Professores. Educação de Jovens e Adultos, Planejamento de Ensino e Avaliação, Didática e Didática Geral, Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico, Legislação Educacional e Iniciação a Pesquisa Científica. 

Josefina Barrera Kalhil, Universidad de la Habana

Doutora em Ciências Pedagógicas ( Educação) pela Universidade da Havana (2003). Mestra em Ciências da Educação Superior - Universidade de Matanzas, Cuba (1998). Homologado pela Universidade Federal da Bahia, com o número 341, no Livro de Registro 37-B com o número 2278. Possui graduação em Licenciatura em Física (1979), em Matanzas, Cuba . Mais de 15 especializações em diferentes áreas de Ensino de Física e Pedagogia. Trabalha como Professora na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Manaus, Brasil. É professora do Curso de Mestrado acadêmico l em Ensino de Ciências na Amazônia e coordenadora do polo Amazonas do doutorado em Rede de Educação em Ciências e Matemática ( REAMEC) . Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral e Aplicada nos Cursos de Licenciatura e Engenharia . Atuando também nos seguintes áreas: Didática, Formação de Professores, Metodologia da Pesquisa Científica, entre outras. Orientou mais de 18 teses de Mestrado e 8 de Doutorado. Ministrou cursos de pós-graduação em diferentes países, entre eles Brasil , México e Bolívia . Publicou mais de 5 livros no Brasil e 2 em Cuba . Participou em mais de 37 Congressos Internacionais e em 12 deles como Convidada Especial. É especialista em Formação de Habilidades de Pesquisa no Ensino Superior.. É membro do Comitê Editorial da Revista Eletrônica Latin American Journal of Physics Education de México e revisora das revistas Ciência e Educação, ensino de física de Brasil e de RBEP Pertence ao colegiado do doutorado a distância do Instituto politecnico nacional de México, IPN. Membro do comitê organizador do XIX Simpósio nacional de ensino de Física , da conferencia Lasera. Professora associada da Universidade do Estado de Amazonas -UEA Coordenadora e Docente do Doutorado em redes de Ensino de Ciências da Amazônia do polo Manaus. Membro Sociedade Brasileira de Física na categoria de sócio(a) Efetivo, matrícula nº 23703. Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais .

Referências

ALAMI, Sophie, DESJEUX, Dominique, MOUSSAOUI-GARABUAU, Isabelle. Os métodos qualitativos. Petrópolis, RJ : Vozes, 2010.

ALBERTI, V. História oral : a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1990.

BARDIN, I. Análise do Conteúdo. Lisboa: Edições, 1979.

BOGDAN, R. BIKLEN. S. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

COELHO FILHO, Mateus de Souza. GONZAGA, Amarildo Menezes. Iniciação científica na formação de professores : Contribuições Epistemológicas. 1 ed. Curitiba :Appris, 2013.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magad Lopes; consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição Dirceu da Silva. 3. ed. Porto Alegre : Artmed, 2010.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GALLIANO, A. G. Método Científico:teoria e prática. São Paulo: Harba, 1986.

GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa:ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí : Unijuí, 2011.

GATTI, Angelina Bernadete. Grupo focal em ciência sociais e humanas. Brasília :Liber Livro Editora, 2005.

GHEDIN, Evandro, FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em Educação. 2 ed. São Paulo : Cortez, 2011.

GIL, Antônio. Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo : Atlas, 2008.

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MORAES, Roque, GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2 ed. rev. Ijuí : Unijuí, 2011.

OLIVEIRA, Maria Marly de Oliveira. Como fazer pesquisa qualitativa. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

PRODANOV,Cleber Alfonso Cristiano, FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico [recurso eletrônico]. 1. ed. Novo Hamburgo :Feevale, 2013.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo : Cortez, 2007.

THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo : Polis (1982).

TRUJILLO FERRARI, Afonso. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982.

Publicado

2018-12-21

Como Citar

COELHO FILHO, M. de S.; KALHIL, J. B. REFLEXÕES SOBRE O ASPECTO METODOLÓGICO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 3, p. 75–91, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v6.n3.p75-91.i7720. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7720. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>