GERAÇÃO ESPONTANEA E EVOLUÇÃO QUÍMICA GRADUAL EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i3.11083

Palavras-chave:

Origem da Vida, Livro Didático, Ensino de Ciências, História e Filosofia da Ciências

Resumo

Origem da Vida, enquanto conteúdo curricular, constitui uma temática de natureza controversa. Conhecimentos de várias áreas sustentam diversas hipóteses e cenários plausíveis para explicar como a vida se originou na Terra, abrindo espaço para os conflitos que existem nesse âmbito, além de expressar características da natureza do conhecimento científico. É nessa perspectiva que essa abordagem pode ser vinculada com a História e Filosofia da Ciência (HFC), para que não sejam reforçadas visões de Ciência que remetam à linearidade da construção do conhecimento e à ausência de conflitos. A Análise do Discurso, proposta nos trabalhos de Michel Foucault, pode ser utilizada como dispositivo analítico para pensar a abordagem de História e Filosofia da Ciência preconizada em livros didáticos. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo circunscrever qual(is) discurso(s) circula(m) sobre as teorias movimentadas no conteúdo escolar “Origem da Vida”, estritamente em relação às teorias da geração espontânea e da evolução química gradual, em livros didáticos de Ciências do 7º ano do Ensino Fundamental. A análise indica que as Teorias da Evolução Química Gradual e da Geração Espontânea são recorrentes nos livros didáticos, com uma vertente historiográfica positivista, compondo enunciados que estabelecem as possibilidades de circulação e de legitimação do conhecimento científico.

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Biografia do Autor

Ana Laura Pureza Pantoja, Universidade Federal do Pará

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática-PPGECM do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará-UFPA. Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura (2017) pela Universidade da Amazônia. Foi monitora da disciplina Histologia e Embriologia para alunos do Ensino Superior (2015-2016), bolsista do projeto de extensão SUSTENTABILIDADE: UNIVERSIDADE NAS ILHAS, foi professora-estagiária do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA) orientando trabalhos de Iniciação Científica Infanto-juvenil (2016-2017). Membro participante do Grupo de Filosofia e História da Ciência e da Educação na Amazônia (GFHCE) do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI / UFPA.

Eduardo Paiva de Ponte Vieira, Universidade Federal do Pará

Graduado em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará. Professor do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA e Integrante do Grupo de Estudos em Filosofia e História das Ciências e da Educação. Atua no Curso de Graduação em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagem e nos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e de Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA (PPGDOC). Atua na pesquisa em Filosofia da Ciência e Epistemologia da Biologia vinculada com a Área de Ensino, na Constituição de Currículos e na Proposição e Avaliação de Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia. É Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Atuou na Educação Básica pública e privada e na consultoria e gestão socioambiental de empresas, possui experiencia administrativa em diferentes setores e no Serviço Público Federal exercendo a Vice Direção da Faculdade de Educação Matemática e Cientifica ; Coordenação do Curso do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica no IEMCI e Direção Adjunta e Coordenação Acadêmica do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA onde atualmente é Diretor Geral.

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Publicado

2020-11-30

Como Citar

PANTOJA, A. L. P.; VIEIRA, E. P. de P. GERAÇÃO ESPONTANEA E EVOLUÇÃO QUÍMICA GRADUAL EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 3, p. 670–691, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.11083. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11083. Acesso em: 3 jul. 2024.