UM ESTUDO SOBRE AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO METODOLÓGICO

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p62-77.i5343

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Ensino-Aprendizagem, Habilidades.

Resumo

Este artigo busca entender, por meio de um levantamento de estado da arte, o que são as tecnologias digitais, qual a relação entre tecnologias digitais e a sociedade da informação, quais são os fatores sociais que acompanham a evolução tecnológica, como as tecnologias digitais estão sendo utilizadas nos processos educacionais e, quais são as habilidades necessárias para se trabalhar com metodologias de ensino envolvendo tecnologias digitais. Para isso propõe-se um debate sobre as tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizado fazendo-se a relação entre a sociedade da informação e do conhecimento e as evoluções e revoluções do século XXI. Discute-se o conflito de gerações entre os nativos e imigrantes digitais, destacando a preocupante situação dos países emergentes com os excluídos digitais, que são também, excluídos sociais. Por fim, apresenta-se a atual situação da utilização das tecnologias educacionais como possibilidade de recurso metodológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wender Antônio da Silva, Universidade Estadual de Roraima

Wender Antônio da Silva, é doutor em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) vinculado a Universidade Federal de Mato Grosso / Universidade Estadual do Amazonas / Universidade Federal do Pará, mestre em Ciências (Ênfase em Computação) pelo programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia-MG, especialista em Docência Universitária e bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, Goiás. Atuou como Professor Auxiliar nos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Psicologia, Pedagogia, Matemática, Ciências Contábeis e Agronomia do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, onde também atuou na Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA). Foi professor bolsista da Universidade Federal de Roraima, onde atuou especificamente no Núcleo de Educação a Distância (NEaD). Foi professor dos cursos de tecnologia da Faculdade Estácio Atual. É professor efetivo da Universidade Estadual de Roraima, onde atuou no Núcleo de Educação a Distância (NEaD) como coordenador geral da Universidade Aberta do Brasil. Atualmente faz parte do colegiado do curso de bacharelado em Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado Profissional).

Josefina Barrera Kalhil, Universidad de la Habana

Doutora em Ciências Pedagógicas ( Educação) pela Universidade da Havana (2003). Mestra em Ciências da Educação Superior - Universidade de Matanzas, Cuba (1998). Homologado pela Universidade Federal da Bahia, com o número 341, no Livro de Registro 37-B com o número 2278. Possui graduação em Licenciatura em Física (1979), em Matanzas, Cuba . Mais de 15 especializações em diferentes áreas de Ensino de Física e Pedagogia. Trabalha como Professora na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Manaus, Brasil. É professora do Curso de Mestrado acadêmico l em Ensino de Ciências na Amazônia e coordenadora do polo Amazonas do doutorado em Rede de Educação em Ciências e Matemática ( REAMEC) . Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral e Aplicada nos Cursos de Licenciatura e Engenharia . Atuando também nos seguintes áreas: Didática, Formação de Professores, Metodologia da Pesquisa Científica, entre outras. Orientou mais de 18 teses de Mestrado e 8 de Doutorado. Ministrou cursos de pós-graduação em diferentes países, entre eles Brasil , México e Bolívia . Publicou mais de 5 livros no Brasil e 2 em Cuba . Participou em mais de 37 Congressos Internacionais e em 12 deles como Convidada Especial. É especialista em Formação de Habilidades de Pesquisa no Ensino Superior.. É membro do Comitê Editorial da Revista Eletrônica Latin American Journal of Physics Education de México e revisora das revistas Ciência e Educação, ensino de física de Brasil e de RBEP Pertence ao colegiado do doutorado a distância do Instituto politecnico nacional de México, IPN. Membro do comitê organizador do XIX Simpósio nacional de ensino de Física , da conferencia Lasera. Professora associada da Universidade do Estado de Amazonas -UEA Coordenadora e Docente do Doutorado em redes de Ensino de Ciências da Amazônia do polo Manaus. Membro Sociedade Brasileira de Física na categoria de sócio(a) Efetivo, matrícula nº 23703. Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais .

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ALMEIDA, Lília B. et al. O retrato da exclusão digital na sociedade. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. Volta Redonda, UniFOA, Vol. 2, nº 1, março 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/jistm/v2n1/05.pdf> Data de acesso: 08 de março de 2016.

BARBA, C.; CAPELLA, S. Computadores em sala de aula: métodos e usos. Porto Alegre: Penso, 2012.

BEHRENS, Marilda A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, José M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013.

BORBA, Marcelo de Carvalho. Informática e Educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

CYSNEIROS, Paulo G. Competências para ensinar com novas tecnologias. Revista Diálogo Educacional. Vol. 4, nº 12, maio/ago. 2004. Disponível em Data de acesso: 16 de abril de 2016.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

ALMEIDA, Maria E. B.; VALENTE, José A. Tecnologias e Currículo: trajetórias divergentes ou convergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

FELIX, Fabiola A.; NAVARRO, Elaine C. Habilidades e competências: novos saberes educacionais e a postura do professor. Revista Interdisciplinar. Barra do Garças, UNIVAR, Vol. 2, nº 2, 2009. Disponível em: <http://www.revista.univar.edu.br> Data de acesso: 14 de abril de 2016.

JACON, Liliane da S. C. Dispositivos Móveis no Ensino de Química: o professor formador, o profissional de informática e os diálogos possíveis. 2014. 158 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá. 2014.

JACON, Liliane da S. C; et al. Educação & Tecnologia: reflexões sobre a incorporação de tecnologias móveis na educação. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, vol. 1, nº 01, setembro, 2013. Disponível em: <http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/3a1f88f64856d06b04a610ee0d6125c5.pdf>. Data de acesso: 18 de abril de 2017.

KALHIL, Josefina B. Estrategia pedagógica para el desarrollo de habilidades investigativas em la disciplina física de ciencias técnicas. 2003. 173 f. (Tese de doutorado) – Centro de estudios para el perfeccionamiento de la educacion superior, Universidade de La Habana, La Habana, 2003.

KALHIL, Josefina B. Las enseñanza de la Física a través de habilidades investigativas: uma experiência. Latin-American Journal of Physics Education. México, LAPEN, Vol, 1, nº 1, sept. 2007. Disponível em:. Acesso em 20 de abril de 2016.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012.

MORAN, José M. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, José M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2013.

MOREIRA, Marco A. A pesquisa em Educação em Ciências e a formação permanente do professor de Ciências. Revista Chilena de Educación Científica, 2004.

MOSÉ, Viviane. Desafios para a educação na sociedade do conhecimento. Blog: Pensar Educação online e em rede, 2013. Disponível em <http://pensareducacaonline.blogspot.com.br/2013/09/desafios-para-educacao-na-sociedade-do.html>. Data de acesso: 05 de abril de 2016.

NEVES, Ricardo. Você é Nativo ou Imigrante Digital?. Revista Época, 2013. Disponível em <http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/foradacaixa/2013/02/27/voce-e-nativo-ou-migrante-digital>. Data de acesso: 06 de abril de 2016.

PERRENOUD, Phillippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PRESNKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, NCB University Press, Vol. 9, Nº 5, outubro 2001. < http://marcprensky.com/articles-in-publications>. Data de acesso: 05 de março de 2016.

SAMPIERI, Roberto H. Metodologia da Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.

SATHLER, Luciano. Educação na Sociedade da Informação. Canaltech, 2015. Disponível em: <http://corporate.canaltech.com.br/coluna/educacao/Educacao-na-Sociedade-da-Informacao>. Data de acesso: 02 de abril de 2016.

SHOLL-FRANCO, Alfred; ARANHA, Gláucio. Tecnologia para aprender. Revista NeuroEducação, 2015.

SILVESTRE, M. & ZILBERSTEIN, T. J. Enseñanza y Aprendizaje Desarrollador. México: CEIDE, 2000.

SORJ, Bernardo; GUEDES, Luís E. Exclusão Digital: problemas conceituais, evidências empíricas e políticas públicas. Novos Estudos – CEBRAP, São Paulo, nº 72, Julio 2005. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002005000200006>. Data de acesso: 06 de março de 2016.

VALENTE, José A. Análise dos diferentes tipos de softwares usados na educação In: VALENTE, José A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, São Paulo: UNICAMP/Nied, 1999.

VALENTE, José A. Mudanças na sociedade, mudanças na educação: o fazer e o compreender. In: VALENTE, José A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, São Paulo: UNICAMP/Nied, 1999.

WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ci. Inf., vol. 29, nº 2, Maio/Ago. 2000. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a09v29n2.pdf> Data de acesso: 02 de abril de 2016.

SILVA, Wender A.; et al. Laboratório de Informática como recurso pedagógico: uma análise da atitude dos professores de física da rede pública estadual da cidade de Boa Vista/Roraima. LASERA, 2015, Ibagué – Colombia.

Publicado

2017-07-12

Como Citar

SILVA, W. A. da; KALHIL, J. B. UM ESTUDO SOBRE AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO METODOLÓGICO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 5, n. 1, p. 62–77, 2017. DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p62-77.i5343. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5343. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>