AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO INDÍGENA: a abordagem qualitativa na evidência dos dados

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p282-303.i5730

Palavras-chave:

Educação Indígena, Ensino de Ciências, Paradigmas metodológicos.

Resumo

Este artigo apresenta resultados das pesquisas de doutoramento desenvolvidas nos programas de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática sobre as abordagens metodológicas que tem sustentado os estudos sobre os saberes tradicionais indígenas e o ensino de ciências naturais no processo de ensino e aprendizagem. Buscou-se analisar que tratamento metodológico poderia ser competente para enfrentar a problemática do universo de significados que envolvem uma pesquisa cultural. Visto que, é importante saber, que a opção por um tipo de enfoque depende da área de estudos à qual vai se aplicar. Assim como, determinar o tratamento metodológico que se mostre competente para enfrentar a intrincada problemática respeitando os requisitos básicos de avaliação epistêmica são fatores que devem ser priorizados pelo pesquisador. Diante dos achados, fortalece-se a certeza de que o enfoque que mais se adéqua para os estudos culturais tem ancoragem na abordagem qualitativa. Nas pesquisas analisadas verificou-se a interpretação de aspectos em profundidade numa descrição da complexidade humana detalhada. Portanto, a abordagem qualitativa permite a compreensão detalhada dos significados e das características situacionais dos sujeitos envolvidos, assim como, preocupa-se com uma realidade que não pode ser quantificado e nem reduzido à operacionalização de variáveis. Visto, a finalidade da pesquisa cientifica não está centrada tão somente na exposição de um relatório ou descrição dos dados, mas em relatar o desenvolvimento interpretativo dos dados obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lúcia Helena Soares de Oliveira, Universidade Nilton Lins

Doutoranda do Programa de Pós graduação em Educação em Ciências e Matemática-REAMEC, professora da Universidade Nilton Lins.

Licurgo Peixoto de Brito, Universidade Federal do Pará

É licenciado em Ciências Naturais (1979), em Física (1984) e doutor em Geofísica (1994), títulos obtidos pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é professor Titular da UFPA, lotado no Instituto de Ciências Exatas e Naturais e no Instituto de Educação Matemática e Científica, atuando na graduação e na pós-graduação em ambos, e coordena o Polo Acadêmico UFPA-REAMEC para formação de doutores em Educação em Ciências e Matemática na Amazônia Legal brasileira. Possui experiência em Gestão Acadêmica tanto na UFPA quanto na Secretariaria de Estado de Educação do Pará onde atuou por cinco anos e meio, e participou de diversas comissões junto ao MEC, INEP e CAPES onde compôs o Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (gestão 2011-2014 e gestão 2014-2017). Já desenvolveu pesquisas na área de Geociências, com ênfase em Métodos Eletromagnéticos, e atualmente dedica-se à pesquisa em Ensino de Ciências com enfoque CTS, atuando principalmente em Ensino de Física Através de Temas, com ênfase em temas regionais da Amazônia.

Josefina Barrera Kalhil, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Ciências Pedagógicas ( Educação) pela Universidade da Havana (2003). Mestra em Ciências da Educação Superior - Universidade de Matanzas, Cuba (1998). Homologado pela Universidade Federal da Bahia, com o número 341, no Livro de Registro 37-B com o número 2278. Possui graduação em Licenciatura em Física (1979), em Matanzas, Cuba . Mais de 15 especializações em diferentes áreas de Ensino de Física e Pedagogia. Trabalha como Professora na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Manaus, Brasil. É professora do Curso de Mestrado acadêmico l em Ensino de Ciências na Amazônia e coordenadora do polo Amazonas do doutorado em Rede de Educação em Ciências e Matemática ( REAMEC) . Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral e Aplicada nos Cursos de Licenciatura e Engenharia . Atuando também nos seguintes áreas: Didática, Formação de Professores, Metodologia da Pesquisa Científica, entre outras. Orientou mais de 18 teses de Mestrado e 8 de Doutorado. Ministrou cursos de pós-graduação em diferentes países, entre eles Brasil , México e Bolívia . Publicou mais de 5 livros no Brasil e 2 em Cuba . Participou em mais de 37 Congressos Internacionais e em 12 deles como Convidada Especial. É especialista em Formação de Habilidades de Pesquisa no Ensino Superior.. É membro do Comitê Editorial da Revista Eletrônica Latin American Journal of Physics Education de México e revisora das revistas Ciência e Educação, ensino de física de Brasil e de RBEP Pertence ao colegiado do doutorado a distância do Instituto politecnico nacional de México, IPN. Membro do comitê organizador do XIX Simpósio nacional de ensino de Física , da conferencia Lasera. Professora associada da Universidade do Estado de Amazonas -UEA Coordenadora e Docente do Doutorado em redes de Ensino de Ciências da Amazônia do polo Manaus. Membro Sociedade Brasileira de Física na categoria de sócio(a) Efetivo, matrícula nº 23703. Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais .

Referências

ANTUNES, Fabiano. O trabalho docente em ciências como tradição pedagógica. Tese, Londrina: Programa de pós-graduação em Educação em Ciência e Educação Matemática, 2011.

BACHELARD, Gaston. A formação do Espirito Cientifico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto,1996.

BERNAL, Roberto Jaramillo. Índios Urbanos: Processo de reconformação das Identidades Étnicas Indígenas em Manaus. Manaus: EdUFAM, 2009.

BRASIL, Constituição de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.

CHARTIER, Roger. A História cultural: entre práticas e representações. 2.ed. Portugal: Difel, 2002.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em Ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.

CRESWELL. J. W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DESLAURIERS, J.P e KÉRISIT, M. O delineamento de pesquisa quantitativa. In: POUPART, J., DESLAURIERS, J. P.; GROULX, L-H.; LAPERRIÈRE, A.; MAYER, R. e PIRES, A. P. A Pesquisa Qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

FERREIRA, Gecilane. O ciclo didático e as etnociências como proposta de contextualização do ensino de ciências na educação básica. Tese, Cuiabá: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, 2014.

FLORES, JOSÉ FRANCISCO. Integração entre cultura científica e cultura artística no ensino de ciências. Tese (doutorado), RGS: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2016.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FOUREZ, Gérard. A construção das ciências: Introdução a Filosofia e à Ética das Ciências. São Paulo: Unesp, 1995.

________________Crise no ensino de ciências? Revista Investigação em Ensino de ciências. V. 8, p.102-123, 2003. www.capes.org.br, acesso em: 08.02.2011, as 12 h.

GEETZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogana, 1989.

GHEDIN, Evandro; MARTINS, Lizandra Vieira. O ensino de Ciências e suas Epistemologias. Boa Vista: EDUFRR, 2017- VICO, Giambattista. A ciência Nova (1744). Tradução inédita de Marco Lucchesi. Rio de Janeiro: Record, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LUCIANO, Gersen dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/LACED/Museu Nacional, 2006.

MAHER, Machado Terezinha. A formação de professores indígenas: uma discussão introdutória. In:(org.) GRUPIONI, Luís Donisete. Formação de Professores Indígenas: Repensando Trajetórias. MEC/UNESCO Brasília, 2006.

MAIA, Dayse Peixoto. Necessidades formativas da pós-modernidade e a formação contínua de professores de ciências. Tese (Doutorado) Manaus/AM: Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, 2015.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MELIÀ, Bartomeu. Educação indígena na escola. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 49, Dezembro/99.

MOREIRA, Marco Antonio. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Revista Investigação em ensino de ciências. V.7, p.7-29, 2002. www.capes.org.br, acesso em: 03.02.2011, as 14 h.

OLIVA, Alberto. À espera da ciência: um mundo de fatos pré-interpretados. Episteme, Porto Alegre, nº 13, p. 17-43, jul-dez, 2001.

____________. Teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2011. ( Coleção Passo a passo).

OLIVEIRA, Elisângela Silva de. ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS ESCOLARES INICIAIS: o que professoras dizem de si e de sua docência. Tese, Belém/PA: Programa de PósGraduação em Educação em Ciências e Matemática, 2016.

PEDROSA, Eliane Maria Pinto. O ensino de ciências da natureza e de matemática em curso técnico integrado ao médio para jovens e adultos: concepções e ações da formação. Tese, Belém/PA: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – REAMEC, 2015.

PEREIRA, Carlos Luis. O ensino de ciências naturais em uma escola indígena pataxó da Bahia. Tese (doutorado) – São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, 2014.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

RIBEIRO, Kátia Dias Ferreira. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR E CRÍTICA: Reflexões sobre a contribuição da vivência com questões sociocientíficas na mobilização e aprendizagem de conhecimentos para a docência. Tese, Cuiabá:Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), 2016.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodología de La investigacion. 4 ed. Mexico: MCGRAW-HILL Interamericana, 2006.

SANTOS, CREUSA BARBOSA DOS. Formação de Professores: Saberes Pedagógicos e Tradicionais da Etnociência para os Anos Iniciais em Escolas Quilombolas. Tese (doutorado) Belém/PÁ: Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, 2016

SILVA, R. H. D. A autonomia como valor e articulação de possibilidades: O movimento dos professores indígenas do Amazonas, de Roraima e do Acre e a construção de uma política de educação escolar indígena.Caderno Cedes, ano XIX, nº 49, Dezembro/99.

SILVA, Marilene Correa da. O Paiz do Amazonas. Manaus: Valer, 2004.

TREVISAN, Inês. A aula de campo: espaço de formação inicial de professores de ciências/biologia. Tese, Belém/PA: Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 2015.

VIEIRA, EDUARDO PAIVA DE PONTES. Ser vivo, ser espécie, ser classificado: epistemes, dispositivos e subjetivações no ensino de ciências e biologia. Tese (doutorado) Belém/PÁ: Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, 2013.

Publicado

2017-12-01

Como Citar

OLIVEIRA, L. H. S. de; BRITO, L. P. de; KALHIL, J. B. AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO INDÍGENA: a abordagem qualitativa na evidência dos dados. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 5, n. 2, p. 282–303, 2017. DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p282-303.i5730. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5730. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>