AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO INDÍGENA: a abordagem qualitativa na evidência dos dados
DOI:
10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p282-303.i5730Palavras-chave:
Educação Indígena, Ensino de Ciências, Paradigmas metodológicos.Resumo
Este artigo apresenta resultados das pesquisas de doutoramento desenvolvidas nos programas de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática sobre as abordagens metodológicas que tem sustentado os estudos sobre os saberes tradicionais indígenas e o ensino de ciências naturais no processo de ensino e aprendizagem. Buscou-se analisar que tratamento metodológico poderia ser competente para enfrentar a problemática do universo de significados que envolvem uma pesquisa cultural. Visto que, é importante saber, que a opção por um tipo de enfoque depende da área de estudos à qual vai se aplicar. Assim como, determinar o tratamento metodológico que se mostre competente para enfrentar a intrincada problemática respeitando os requisitos básicos de avaliação epistêmica são fatores que devem ser priorizados pelo pesquisador. Diante dos achados, fortalece-se a certeza de que o enfoque que mais se adéqua para os estudos culturais tem ancoragem na abordagem qualitativa. Nas pesquisas analisadas verificou-se a interpretação de aspectos em profundidade numa descrição da complexidade humana detalhada. Portanto, a abordagem qualitativa permite a compreensão detalhada dos significados e das características situacionais dos sujeitos envolvidos, assim como, preocupa-se com uma realidade que não pode ser quantificado e nem reduzido à operacionalização de variáveis. Visto, a finalidade da pesquisa cientifica não está centrada tão somente na exposição de um relatório ou descrição dos dados, mas em relatar o desenvolvimento interpretativo dos dados obtidos.
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