O ESTADO DA ARTE DE METODOLOGIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ENFOQUE CTS
DOI:
10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p65-86.i5958Palavras-chave:
Metodologias, CTS, Produção Científica, Formação Docente.Resumo
O presente artigo busca fazer uma revisão sobre o estado da arte das metodologias aplicadas na produção científica nacional para a formação de professores do Ensino de Ciências com enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), com particular recorte para o Ensino de Biologia. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em periódicos brasileiros disponíveis nos programas de pós-graduação no repositório da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) por um período de dez anos (2007 a 2016), vinculadas ao “Estado da Arte”, que discutem a referida temática, cujo principal objetivo é abordar a pesquisa sobre o ensino de Ciências, principalmente à luz de diferenças paradigmáticas e metodológicas encontradas em algumas produções científicas desta abordagem na Educação Científica. A análise por meio do mapeamento permitiu a elaboração de quadros, fluxogramas e gráficos com as seguintes informações: produção temporal, temática sobre formação de professores, ensino de ciências, métodos voltados para enfoques científicos, tecnológicos e sociais via modelo CTS, das teses e dissertações analisadas nas Instituições de Ensino Superior (IES).
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Ensino de Ciências e formação de Professores. Manaus: BK Editora, 2009.
BARTUNEK, J. M Qualitative can add new meaningsto qualitative research. Journal of Organizacional Behavior, v. 23, n. 2, mar, 2002.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
CRESWELL John W. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto ed.- Porto Alegre: Artmed, 2010.
FARIAS, C. R. de F.; FREITAS, D. Educação ambiental e relações CTS: uma perspectiva integradora. Ciência & Ensino, v.1, número especial, nov. 2007.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica CTS: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunos. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.18, n.1, p. 77-105, 2013.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte” Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, Agosto/2002.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
MINAYO, M.C.S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MOREIRA, Marco Antônio. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
PILLÃO, Delma. A pesquisa no âmbito das relações didáticas entre matemática e musica: Estado da Arte. 2009. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
REIGOTA, M. O estado da arte da pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, v.2, n. 1, p.33-66, 2007.
ROMANOWSKI, J.P; ENS, R.T: As Pesquisas Denominadas do Tipo Estado da Arte em Educação. Revista Diálogo Educ. v. 6, nº 19, p. 37-50, set/dez. 2006.
SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS numa perspectiva crítica. Ciência & Educação, vol. 1, número especial, p. 1-12, 2007.
SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco dos Santos. Educação em Química. 3 ed. Unijuí, 2003.
SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005. 138 p. Disponível em: . Acesso em: 12 de abril. 2017.
TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. Pesquisa em ensino de Biologia no Brasil [1972- 2004]: um estudo baseado em dissertações e teses. Dissertação de Doutorado – Faculdade de Educação. 1v., 413p. Universidade Estadual de Campinas, SP, 2008.
VASCO, A. P.; ZAKRZEVSKI, S. B. B.O estado da arte das pesquisas sobre percepção ambiental no Brasil. Perspectiva, Erechim. v. 34, n. 125, p. 17-28, mar. 2010.
ULER, Arnilde Marta. Avaliação da Aprendizagem: um estudo sobre a produção acadêmica dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PUCSP, USP, UNICAMP). Tese de Doutorado em Educação pela PUC−SP, 2010.
OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.