AURORA DOS PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE O ENSINAR A DESENVOLVER HABILIDADES PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS
DOI:
10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p94-114.i5345Palavras-chave:
Habilidades Profissionais, Ensino de Física, Formação Profissional, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Atuação Docente.Resumo
Este artigo apresenta os resultados do estudo que teve o objetivo de verificar algumas das implicações na formação inicial e atuação profissional de professores de Física quanto ao desenvolvimento de Habilidades Profissionais na atuação docente, no âmbito das disciplinas técnicas do curso de Eletroeletrônica que, possuem a Física como ciência de alicerce. O estudo se justificou pela relevância das habilidades profissionais no desenvolvimento de competências profissionais indispensáveis à atuação e permanência de técnicos no mercado de trabalho. Por estas lentes, investigou-se professores de Física que lecionam disciplinas técnicas no curso de Eletroeletrônica e estudantes de Licenciatura em Física de uma instituição pública da região. Para os primeiros utilizou-se a técnica de entrevistas para a análise de conteúdo. Para os últimos, o questionário estruturado para análise por meio de uma escala social que ofereceu Ranking de respostas sobre as categorias. Utilizou-se a técnica de análise de documentos legais sobre as habilidades. Os resultados indicam superficialidade na formação inicial docente, na prática de ensino e nos documentos legais sobre as habilidades e habilidades profissionais. Apontam a ausência de sistematização para o seu desenvolvimento no ensino o que sugere investigações de métodos, didáticas, estratégias, propostas, dentre outros que ofereçam caminhos para a superação destas limitações.Downloads
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