INVESTIGANDO O ENSINO DE TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE COM UM SIMULADOR DA PLATAFORMA PhET

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i3.10784

Palavras-chave:

Sequência de Ensino Investigativa. Lançamento de Projéteis. Interação.

Resumo

O conteúdo de trigonometria tem diversas aplicações dentro da Matemática e em outras áreas, como a Física, de forma que o seu conhecimento irá auxiliar na compreensão de diversos fenômenos. Nesse sentido, pode-se pensar em apresentar este conteúdo de forma interdisciplinar, através de tecnologias de ensino para verificar a contribuição para o ensino e aprendizagem. Dessa forma, este trabalho apresenta a aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa na exposição da trigonometria e suas aplicações, buscando a interdisciplinaridade através do simulador Lançamento de projéteis da plataforma PhET. A investigação mostrou que houve uma interação e motivação por meio dos estudantes com relação ao conteúdo e a forma que foi aplicado, mostrando uma estreita relação entre a trigonometria e o lançamento de projéteis. Os comentários finais apontaram que o público aprovou a utilização da plataforma PhET numa perspectiva interdisciplinar e que o conteúdo de trigonometria quando ensinado de forma aplicada em outro conteúdo possibilita uma melhor aprendizagem. 

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Biografia do Autor

Patrícia de Souza Moura, Universidade do Estado do Rio Grande

Mestranda em Ensino - PPGE/ UERN. Professora de Matemática na Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC/CE, pós- graduanda em gestão escolar (administração, supervisão, orientação e inspeção) pela FAVENI, especialista em Matemática e Física pela Faculdade Juazeiro do Norte - FJN. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Cedro (2016). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, Ensino e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Trigonometria, Cálculo Diferencial e Integral, Tecnologias no ensino de Matemática, dificuldades de aprendizagem, Matemática, interação, lúdico, Ensino de Matemática e Educação Matemática. Durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES.

Maria do Socorro Ferreira Ramos, Universidade do Estado do Rio Grande

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino - PPGE pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN/CAMEAM (2020). Graduada em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Sousa-PB com aprovação no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB). Exerceu estágios na Advocacia Geral da União, com escritório de representação em Sousa-PB, e na Justiça Federal da 5ª Região, Subseção Judiciária na Paraíba, 8ª Vara de Sousa-PB. Pós-graduada em Direito Previdenciário pela Faculdades Integradas de Patos (FIP). Pós-graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Exerce, atualmente, o cargo de Fiscal de Tributos no Município de Sousa-PB

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferencias especiais e aplicações, antenas de microfita, ensino de física e de matemática. 

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

MOURA, P. de S.; RAMOS, M. do S. F.; LAVOR, O. P. INVESTIGANDO O ENSINO DE TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE COM UM SIMULADOR DA PLATAFORMA PhET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 573-591, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.10784. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10784. Acesso em: 28 jan. 2023.

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