INVESTIGANDO O ENSINO DE TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE COM UM SIMULADOR DA PLATAFORMA PhET

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i3.10784

Palavras-chave:

Sequência de Ensino Investigativa. Lançamento de Projéteis. Interação.

Resumo

O conteúdo de trigonometria tem diversas aplicações dentro da Matemática e em outras áreas, como a Física, de forma que o seu conhecimento irá auxiliar na compreensão de diversos fenômenos. Nesse sentido, pode-se pensar em apresentar este conteúdo de forma interdisciplinar, através de tecnologias de ensino para verificar a contribuição para o ensino e aprendizagem. Dessa forma, este trabalho apresenta a aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa na exposição da trigonometria e suas aplicações, buscando a interdisciplinaridade através do simulador Lançamento de projéteis da plataforma PhET. A investigação mostrou que houve uma interação e motivação por meio dos estudantes com relação ao conteúdo e a forma que foi aplicado, mostrando uma estreita relação entre a trigonometria e o lançamento de projéteis. Os comentários finais apontaram que o público aprovou a utilização da plataforma PhET numa perspectiva interdisciplinar e que o conteúdo de trigonometria quando ensinado de forma aplicada em outro conteúdo possibilita uma melhor aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrícia de Souza Moura, Universidade do Estado do Rio Grande

Mestranda em Ensino - PPGE/ UERN. Professora de Matemática na Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC/CE, pós- graduanda em gestão escolar (administração, supervisão, orientação e inspeção) pela FAVENI, especialista em Matemática e Física pela Faculdade Juazeiro do Norte - FJN. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Cedro (2016). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, Ensino e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Trigonometria, Cálculo Diferencial e Integral, Tecnologias no ensino de Matemática, dificuldades de aprendizagem, Matemática, interação, lúdico, Ensino de Matemática e Educação Matemática. Durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES.

Maria do Socorro Ferreira Ramos, Universidade do Estado do Rio Grande

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino - PPGE pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN/CAMEAM (2020). Graduada em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Sousa-PB com aprovação no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB). Exerceu estágios na Advocacia Geral da União, com escritório de representação em Sousa-PB, e na Justiça Federal da 5ª Região, Subseção Judiciária na Paraíba, 8ª Vara de Sousa-PB. Pós-graduada em Direito Previdenciário pela Faculdades Integradas de Patos (FIP). Pós-graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Exerce, atualmente, o cargo de Fiscal de Tributos no Município de Sousa-PB

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferencias especiais e aplicações, antenas de microfita, ensino de física e de matemática. 

Referências

AZEVÊDO, Lidiany Bezerra Silva de. FIREMAN, Elton Casado. Sequência de ensino investigativa: problematizando aulas de ciências nos anos iniciais com conteúdo de eletricidade. REnCiMa, v.8, n.2, p.143-161, 2017. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1223. Acesso em: 02 jul. 2020.

BELLUCCO, Alex. Uma proposta de sequência de ensino investigativa sobre quantidade de movimento, sua conservação e as leis de Newton. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 31, n. 1, p. 30-59, abr. 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5165601. Acesso em: 10 jun. 2020.

BRITO, Robson Souto; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; LOPES, Maria da Conceição. ROBÓTICA EDUCACIONAL: desafios e possibilidades no trabalho interdisciplinar entre matemática e física: educational robotics: challenges and possibilities in the interdisciplinary work between mathematics and physics. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 27-44, 2018. Disponível em: http://200.144.145.24/emd/article/view/36687. Acesso em: 22 jun. 2020.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PROPOSIÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS, 2013. 15 p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4300055/mod_resource/content/1/

O%20ensino%20de%20ciencias%20e%20a%20proposicao%20de%20sequencias.pdf. Acesso em 23 jun. 2020.

CAVALCANTE, Artur Araújo; SALES, Gilvandenys Leite. AS CONTRIBUIÇÕES DAS SIMULAÇÕES FORCES AND MOTION: basics (html5) e projectile motion (html5), da plataforma phet, para o ensino da mecânica Newtoniana. Revista Exitus, Santarém/pa, v. 10, p. 1-27, 2020. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1142. Acesso em: 20 jun. 2020.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. BNCC: Base Nacional Comum Curricular. Brasil: BR, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 26 jun. 2020.

CORREA, Diego Rafael Nespeque. Uma proposta interdisciplinar para o ensino de Física, Química e Biologia através do estudo de biomateriais. Revista Iluminart, São Paulo, v. 17, n. 17, p. 81-91, dez. 2019. V.17. Disponível em: http://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/376. Acesso em: 25 maio 2020.

DALAROSA, Adair Angelo. EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO: ARTICULAÇÕES CONCEITUAIS: epistemologyand education: conceptualarticulations. Uepg Ci. Hum. Ci Soc. Apl. Ling., Letras e Artes, Ponta Grossa, p. 343-350, dez. 2008. Disponível em: https://revistas.apps.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2860. Acesso em: 25 maio 2020.

DIONIZIO, Fátima Queiroz. BRANDT, Célia Finck. Análise das dificuldades apresentadas pelos alunos do ensino médio em trigonometria. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba, 2011. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4728_2885.pdf. Acesso em: 02 jul. 2020.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012. 111 p. Disponível em: https://www.escavador.com/sobre/578411/maria-amelia-do-rosario-santoro-franco. Acesso em: 05 jun. 2020.

FEITOSA, M., DE AQUINO, A., & LAVOR, O. ENSINO DE RETAS E PLANOS COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA 3D MOBILE. Reamec: Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10042. Acesso em: 03 jul. 2020.

FEITOSA, M. & Lavor, O. ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS COM AUXÍLIO DE UM SIMULADOR DO PHET. Reamec: Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, p. 125-138, 2020. Disponível: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014. Acesso em: 03 jul. 2020.

GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa; BONI, Bianca Rafaela; GOMES, Ana Clédina Rodrigues. Currículo interdisciplinar no ensino integral: concepções de professores paulistas de Ciências da Natureza e Matemática. Revista Eletrônica de Educação: Conceptions of integral school and interdisciplinary curriculum, São Carlos, v. 13, n. 2, p. 646-658, maio 2019. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2386. Acesso em: 20 maio 2020.

LIMA, Vania Moreira. UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA EM AULAS DE CIÊNCIAS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES E APONTAMENTOS SOBRE O APRENDIZADO DE CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E ATITUDES. 2015. 23 f. Dissertação (Doutorado) - Curso de Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufop.br/handle/123456789/5681. Acesso em: 28 maio 2020.

LOPES, Maria Maroni. Contribuições do software GeoGebra no ensino e aprendizagem de trigonometria. Xiii Ciaem, Recife, 2011. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dezembro2013/

matematica_artigos/artigo_maria_maroni_lopes.pdf. Acesso em: 25 jun. 2020.

LOUREIRO, Luiz Francisco; NASCIMENTO, Ana Claudeise Silva do; SILVEIRA, Cristiane da; SOUSA, Marilia de Jesus da Silva e; COSTA, Veronica Prudente. INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PROPOSTA EPISTEMOLÓGICA PARA A CIÊNCIA PÓS-MODERNA: interdisciplinarity: an epistemological proposal for postmodern science. Interscienceplace, v. 14, n. 4, p. 127-240, out. 2019. Disponível em: http://www.interscienceplace.org/isp/index.php/isp/article/view/873. Acesso em: 22 maio 2020.

MACETI, Huemerson; LEVADA, Celso Luis; LAUTENSCHLEGUER, Ivan José. CONSIDERAÇÕES SOBRE O ALCANCE NO LANÇAMENTO OBLÍQUO. Caderno de física da UEFS 10, p. 7 – 17, 2012. Disponível em https://www.academia.edu/download/35203289/a1LevadaLobliquo.pdf. Acesso em: 04 jul. 2020.

MOURA, Fábio Andrade de; SILVA, Rubens. SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DO EMPUXO NO ENSINO MÉDIO: sequence of investigative teaching for the study of buoyancy in high school. Reppe: Revista do Programa de Pós-graduação em Ensino, Cornélio Procópio, v. 3, n. 1, p. 38-61, 2019. Disponível em: http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1509. Acesso em: 10 jun. 2020.

NASCIMENTO, Stephany Siqueira Barbosa. SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO “ONDE ESTÁ O AR?”. Jataí: Produto Educacional, 2016. Disponível em: https://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/411. Acesso em: 02 jun. 2020.

NUNES, M. S; FERREIRA, F. C. L; DE OLIVEIRA, M. R. D.; PASCHOAL, C. M. M. Uma análise sobre experiências docentes no ensino de física em escolas públicas no Brasil e no Timor-Leste. M.S. Nunes et al., Scientia Plena, Pará, vol. 15, num. 7 ,2019. Disponível em: https://www_scientiaplena_org_br-timbrasil.br.overbrowser.com/sp/article/view/4888. Acesso em: 20 jun. 2020.

OLIVEIRA, Francisco Canindé de. Dificuldades no processo ensino aprendizagem de Trigonometria por meio de atividades. 2006. 74 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16022. Acesso em: 25 jun. 2020.

OLIVEIRA, Gerson Pastre de; FERNANDES, Ricardo Uchoa. O uso de tecnologias para ensino de trigonometria: estratégias pedagógicas para a construção significativa da aprendizagem: the use of technologies to teach trigonometry: teaching strategies for meaningful learning construction. 2010. Educ. Matem. Pesq, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 548-577. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/4631. Acesso em: 20 maio 2020.

REILS Francenildo Baia; SILVA, Josiane Reis; SÁ, Leuzilda Rodrigues. GEOMETRIA PLANA E DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO TRIÂNGULO RETÂNGULO UTILIZANDO MIRITI. Encontro Nacional de Educação Matemática, Cuiabá, jun. 2019. Disponível em: https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/viewPaper/2697. Acesso em: 12 maio 2020.

SANTOS, Antônio Vanderlei dos; FONTANA, Rosane; RODRIGUES, Juliana; MEGGIOLAR, Graciela Paz. UMA APLICAÇÃO DE CAMPOS CONCEITUAIS NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE ASTRONOMIA NA FÍSICA E NA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. Areté, Manaus, v. 12, n. 26, p. 183-198, ago. 2019. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1674. Acesso em: 14 jun. 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 92 p. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/18405. Acesso em: 10 jun. 2020.

SANTOS, Roziane Aguiar dos. O desenvolvimento de Sequências de Ensino Investigativas como forma de promover a Alfabetização Científica dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2016. 157 f. Dissertação (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Formação de Professores da Educação Básica (ppge), Universidade Estadual de Santa Cruz (uesc-ba), Ilhéus, 2016. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201420650D.pdf. Acesso em: 11 jun. 2020.

SOUZA, Mariana Aranha de. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade, currículo e tecnologia: um estudo sobre práticas pedagógicas no ensino fundamental. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 2, p. 708-721, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8303. Acesso em: 22 jun. 2020.

ZARA, Reginaldo A.. Reflexão sobre a eficácia do uso de um ambiente virtual no ensino de Física. II Enined - Encontro Nacional de Informática e Educação, Cascavel, p. 265-272, 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/download/30235824/a29.pdf. Acesso em: 22 jun. 2020.

Publicado

2020-10-26

Como Citar

MOURA, P. de S.; RAMOS, M. do S. F.; LAVOR, O. P. INVESTIGANDO O ENSINO DE TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE COM UM SIMULADOR DA PLATAFORMA PhET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 3, p. 573–591, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.10784. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10784. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)