CÁLCULO DA ÁREA DE FIGURAS PLANAS COM A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PHET

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14381

Palavras-chave:

Ensino de geometria, Área de figuras planas, Plataforma PhET

Resumo

O presente trabalho aborda um assunto de grande relevância no aprendizado da Geometria, Áreas de Figuras Planas, temática muito presente em várias situações cotidianas. Logo, o estudo para a elaboração dessa pesquisa teve como objetivo central, apresentar o conteúdo Áreas de Figuras Planas com a utilização da plataforma PhET. Além disso, mencionar os principais desafios e a significância da utilização de metodologias ativas para o ensino desse conteúdo. Ademais, a motivação para a escrita do trabalho se deu da percepção das dificuldades as quais os alunos enfrentam ao se depararem com problemas ligados a memorização de fórmulas sem nenhuma ligação com alguma prática diária. Para a construção dessa análise de natureza quali-quantitativa, foi utilizado como forma de embasamento um estudo e planejamento de uma aula, a qual foi ministrada em uma escola regular de ensino fundamental do município de Iguatu-CE, com a finalidade na utilização do simulador construtor de áreas e a percepção de como seria colaborativo o emprego de uma metodologia ativa no âmbito educacional. Sendo assim, foi notório a necessidade de desenvolver a explicação desse conteúdo e após realizar uma dinâmica para colaborar na fixação do mesmo. Ademais, foi aplicado um questionário previamente estabelecido com dez (10) perguntas de múltipla escolha para avaliar como a utilização deste simulador pode contribuir na compreensão dos estudantes. Concluindo então que os diferentes métodos e práticas educativas possibilitam aos discentes compreender melhor os assuntos e tal metodologia, para o tema Áreas de Figuras Planas, foi bem aceita pelos educandos dessa escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elione José da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Iguatu, Ceará, Brasil.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará(2022). Tem experiência na área de Matemática.

Ana Beatriz de Araújo, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Iguatu, Ceará, Brasil.

Graduando em Licenciatura em Matemática pela (UECE/FECLI). Estudante no curso de Licenciatura em Matemática (UECE/FECLI).

Patrícia de Souza Moura, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Iguatu, Ceará, Brasil.

Mestra em Ensino pelo PPGE/ UERN (2020 - 2021) . Professora Temporária na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e na Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC/CE. Especialista em Matemática e Física e em Gestão Escolar (administração, supervisão, orientação e inspeção). Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará pelo IFCE campus Cedro (2012 - 2016).

Gladeston da Costa Leite, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Caucaia, Ceará, Brasil

Gladeston da Costa Leite was born in Fortaleza, CE, Brazil in 1972, received the B.Sc. degree in mathematics from the Federal University of Ceara (UFC) in 1998, the M.Sc. degree in mathematics from UFC, in 2001 and the Ph.D degree class in Teleinformatics Engineering from the Federal University of Ceara (UFC) in 2011. In 2003, he joined State University of Ceara (UECE) in the Mathematics Department. His main interests include SAR image processing and analysis for remote sensing of environment, shape analysis and computer vision. M.Sc. Leite is currently a Full Professor in Mathematics Department, at State University of Ceara, Brazil. Her publishing activities include papers in International Journal Sensors, the leading international, peer-reviewed open access journal on the science and technology of sensors and biosensors. Sensors is published by MDPI online monthly.

Referências

ALVES, Alda Franciele Gomes; ALMEIDA, Myrlei Rocha; ABREU, Sandra Elaine Aires. Uma nova postura docente – O Professor como mediador para o uso das TIC 'S. Sepe, Anápolis-Go, v. 06, n. 02, p. 02-03, jul. 2017. Disponível em: https://anais.ueg.br/index.php/sepe/article/view/9087/6647. Acesso em: 08 jun. 2022.

ALVES, Raquel; BRITO, Rita. A importância do jogo no ensino da matemática. Jornadas Pedagógicas - Supervisão, Liderança e Cultura de Escola, Odivelas, p. 1-14, 22 jun. 2013. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/4701/1/Importanciadojogoensinomatematica.pdf. Acesso em: 27 maio 2022.

ARAÚJO FILHO, José Redimar; GALVÃO, Érica Raiane de Santana; MELO, José Roberto da Silva. A importância dos recursos lúdicos para o aprendizado de matemática e geometria em uma turma do 2 ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Garanhuns-pe. V Conedu. Garanhuns, p. 05-07. out. 2018. Disponível em: http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/02/CC17860562839.pdf. Acesso em: 08 maio 2022.

BEZERRA, Wescley Well Vicente; GONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni. Promovendo a Criatividade em Matemática em Sala de Aula por Meio de Feedbacks. Acta Sci, Canoas, v. 2, n. 23, p. 88-112, mar. 2020. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6213

BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blucher, 1974. Disponível em: https://docero.com.br/doc/e81v8e. Acesso em: 09 maio 2022.

BRASIL, Gutemberg Leão; AGUIAR, Igor Pereira; SILVA, Josenildo Rodrigues da; CAIRES, Nielson Honório. Um panorama sobre a utilização da modelagem matemática no ensino da geometria / An overview of the use of mathematical modeling in geometry education. Brazilian Journal Of Development, [S.L.], v. 7, n. 8, p. 76537-76553, 4 ago. 2021. https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-057

CRUZ, Lucas Aleixo Mestre; LOPO, Alexandre Boleira. Jogos digitais no ensino de geometria: desenvolvimento de um quiz. Revista Scientia, Salvador, v. 06, n. 02, p. 22-40, ago. 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/10124/7835. Acesso em: 08 maio 2022.

FEITOSA, M. C.; DE AQUINO, A. A.; LAVOR, O. P. Ensino de retas e planos com auxílio do software Geogebra 3D mobile. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 374-391, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.10042

FERRAREZI, Luciana Aparecida. A importância do jogo no resgate do ensino de geometria. VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Recife, p.1-13, 18 jul. 2004. Disponível em: https://docplayer.com.br/36373230-A-importancia-do-jogo-no-resgate-do-ensino-de-geometria.html. Acesso em: 28 maio 2022.

LEAL, Maycon Marcos; SILVA, Alidissi Taise Santos; MENESES, Liberalino de Souza. A utilização do simulador PHET como ferramenta de ensino nas aulas on-line de ciências em uma escola do município de Água Branca-PI. VII Conedu. Maceió, p. 1-12. 16 out. 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID1440_01102020225114.pdf. Acesso em: 15 maio 2022.

LORENZATO, Sérgio et al. Por que ensinar geometria. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Campinas-SP, v. 03, n. 05, p. 04-05, mar. 1995. Disponível em: http://professoresdematematica.com.br/wa_files/0_20POR_20QUE_20NAO_20ENSINAR_20GEOMETRIA.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.

MLODINOW, Leonard. A Janela de Euclides. A História da Geometria: das Linhas

Paralelas ao Hiperespaço. São Paulo: Geração, 2005. Disponível em: https://pdfcoffee.com/a-janela-de-euclides-pdf-free.html. Acesso em: 5 de maio 2022.

MOURA, P. de S.; RAMOS, M. do S. F.; LAVOR, O. P. Investigando o ensino de trigonometria através da interdisciplinaridade com um simulador da plataforma PhET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 573-591, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10784

PIAGET, J. A Epistemologia Genética: Sabedoria e Ilusões da filosofia; Problemas de

psicologia genética/ Jean Piaget; traduções de Nathanael C. Caixeiro, Zilda A. Daeir, Célia E. A. Di Piero. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores). Disponível em: https://docero.com.br/doc/ese8nee. Acesso em: 09 maio 2022.

SANTOS, Anderson Oramisio; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. A prática pedagógica em geometria nos primeiros anos do ensino fundamental: construindo significados. Revista Valore, Uberlândia-MG, v. 3, n. 389, p. 389-406, jul. 2018. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/download/85/102. Acesso em: 08 maio 2022.

SANTOS, Marilene Rosa; SANTOS, Marcelo Câmara dos. O conceito de área de figuras geométricas planas no livro didático de matemática do 6º ano do ensino fundamental: um olhar sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático. – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Pernambuco, v. 06, n. 02, p. 04-24, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/download/2258/1825. Acesso em: 09 jun. 2022.

TASHIMA, Marina Massaco; SILVA, Ana Lúcia da. As Lacunas No Ensino-Aprendizagem Da Geometria. Revista, Londrina-Pr, v. , n. 05, p. 06-25, jun. 2007. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_marina_massaco_tashima.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.

TEIXEIRA, A. S. M.; MUSSATO, S. Contribuições do software GeoGebra nas aulas com sólidos geométricos de faces planas nos anos iniciais do ensino fundamental. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 449-466, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10835

VIDAL, Márcia Cristina Pereira; EUSTÁQUIO, Rodrigo Garcia. Fatos históricos que valorizam o ensino da geometria. Paraná: Paraná, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_utfpr_mat_artigo_marcia_cristina_pereira_vidal.pdf. Acesso em: 09 maio 2022.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Ltda, 1991. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3317710/mod_resource/content/2/A%20formacao%20social%20da%20mente.pdf. Acesso em: 17 maio 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

SILVA, E. J. da; ARAÚJO, A. B. de; MOURA, P. de S.; LEITE, G. da C. CÁLCULO DA ÁREA DE FIGURAS PLANAS COM A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PHET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23011, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14381. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14381. Acesso em: 21 jun. 2024.