CÁLCULO DA ÁREA DE FIGURAS PLANAS COM A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PHET

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14381

Palavras-chave:

Ensino de geometria, Área de figuras planas, Plataforma PhET

Resumo

O presente trabalho aborda um assunto de grande relevância no aprendizado da Geometria, Áreas de Figuras Planas, temática muito presente em várias situações cotidianas. Logo, o estudo para a elaboração dessa pesquisa teve como objetivo central, apresentar o conteúdo Áreas de Figuras Planas com a utilização da plataforma PhET. Além disso, mencionar os principais desafios e a significância da utilização de metodologias ativas para o ensino desse conteúdo. Ademais, a motivação para a escrita do trabalho se deu da percepção das dificuldades as quais os alunos enfrentam ao se depararem com problemas ligados a memorização de fórmulas sem nenhuma ligação com alguma prática diária. Para a construção dessa análise de natureza quali-quantitativa, foi utilizado como forma de embasamento um estudo e planejamento de uma aula, a qual foi ministrada em uma escola regular de ensino fundamental do município de Iguatu-CE, com a finalidade na utilização do simulador construtor de áreas e a percepção de como seria colaborativo o emprego de uma metodologia ativa no âmbito educacional. Sendo assim, foi notório a necessidade de desenvolver a explicação desse conteúdo e após realizar uma dinâmica para colaborar na fixação do mesmo. Ademais, foi aplicado um questionário previamente estabelecido com dez (10) perguntas de múltipla escolha para avaliar como a utilização deste simulador pode contribuir na compreensão dos estudantes. Concluindo então que os diferentes métodos e práticas educativas possibilitam aos discentes compreender melhor os assuntos e tal metodologia, para o tema Áreas de Figuras Planas, foi bem aceita pelos educandos dessa escola.

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Biografia do Autor

Elione José da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Iguatu, Ceará, Brasil.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará(2022). Tem experiência na área de Matemática.

Ana Beatriz de Araújo, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Iguatu, Ceará, Brasil.

Graduando em Licenciatura em Matemática pela (UECE/FECLI). Estudante no curso de Licenciatura em Matemática (UECE/FECLI).

Patrícia de Souza Moura, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Iguatu, Ceará, Brasil.

Mestra em Ensino pelo PPGE/ UERN (2020 - 2021) . Professora Temporária na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e na Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC/CE. Especialista em Matemática e Física e em Gestão Escolar (administração, supervisão, orientação e inspeção). Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará pelo IFCE campus Cedro (2012 - 2016).

Gladeston da Costa Leite, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Caucaia, Ceará, Brasil

Gladeston da Costa Leite was born in Fortaleza, CE, Brazil in 1972, received the B.Sc. degree in mathematics from the Federal University of Ceara (UFC) in 1998, the M.Sc. degree in mathematics from UFC, in 2001 and the Ph.D degree class in Teleinformatics Engineering from the Federal University of Ceara (UFC) in 2011. In 2003, he joined State University of Ceara (UECE) in the Mathematics Department. His main interests include SAR image processing and analysis for remote sensing of environment, shape analysis and computer vision. M.Sc. Leite is currently a Full Professor in Mathematics Department, at State University of Ceara, Brazil. Her publishing activities include papers in International Journal Sensors, the leading international, peer-reviewed open access journal on the science and technology of sensors and biosensors. Sensors is published by MDPI online monthly.

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Publicado

2023-05-31

Como Citar

SILVA, E. J. da; ARAÚJO, A. B. de; MOURA, P. de S.; LEITE, G. da C. CÁLCULO DA ÁREA DE FIGURAS PLANAS COM A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PHET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23011, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14381. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14381. Acesso em: 3 maio. 2024.