SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA NA DISCUSSÃO DO CONCEITO DE ENERGIA
DOI:
10.26571/reamec.v10i1.13122Palavras-chave:
Ensino de Física, Mapa conceitual, SimulaçõesResumo
O conceito de energia é amplamente utilizado em diversas áreas do conhecimento e sua compreensão é relevante na apropriação de outros conhecimentos e suas aplicações. Como a forma de abordagem dos conteúdos tem influência direta no saber a ser construído, é proposto a investigação de uma sequência didática interativa (SDI) aplicada ao conceito de energia em uma turma do PIBID na mesorregião do sul. A partir dos conhecimentos prévios dos discentes, as respostas foram revisadas e sintetizadas em grupos para obter uma definição a ser discutida pelo docente que utilizou um simulador para mostrar os tipos, a conservação e a transformação de energia. Os resultados, apresentados nos mapas conceituais, mostraram que os discentes tiveram enriquecimento dos conhecimentos em que compreendem a energia como capacidade de realizar trabalho. Os resultados colocam a SDI como proposta metodológica a ser planejada e inserida na prática docente e desperta para investigações na construção de outros conceitos.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
BARBOSA, J. J.; OLIVEIRA, M. M. A construção do conceito de hidrocarbonetos por professores de química em formação inicial a partir da sequência didática interativa. IN: IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. 2019. Anais do IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. Campina Grande: Editora Realize, 2019. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conapesc/2019/TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID359_07082019161550.pdf. Acesso em: 19 out. 2021.
FEITOSA, M. C.; LAVOR, O. P. Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 125-138, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014. Acesso em: 15 out. 2021.
FREITAG, I. H. A importância dos recursos didáticos para o processo ensino-aprendizagem. Arquivos do Mudi, v. 21, n. 2, p. 20-31, 23 nov. 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/38176/pdf. Acesso em: 15 out. 2021.
LEITE, A. F. R.; ALEXANDRE, M. L. O. Ensino e aprendizagem: uma análise das metodologias aplicadas no Instituto Metrópole Digital: UFRN. EaD em Foco, v. 8, n. 1, 10 jul. 2018. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/684/323. Acesso em: 15 out. 2021.
LINO, A.; NOGUEIRA, L. S. V. A influência do conhecimento prévio no ensino do conceito de energia. IN: IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica – CONEPT. 2018. Anais do IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica – CONEPT. Araraquara, 2019. Disponível em: http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conept/iv-conept/paper/viewFile/3936/807. Acesso em: 19 out. 2021.
MOREIRA, M. A. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, n. Suppl 1, e20200451, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/xpwKp5WfMJsfCRNFCxFhqLy/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 19 out. 2021.
MOUL, R. A. T. M.; SILVA, F. C. L. A Construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de ciências. Revista Exitus, v. 7, n. 2, p. 262-282, 2017. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/313/261. Acesso em: 18 out. 2021.
OLIVEIRA, M. M. Sequência didática interativa no processo de formação de professores. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
RODRIGUES, J. J. V.; QUARTIERI, M. T.; MARCHI, M. I.; PINO, J. C. D. Simulações computacionais e mapas conceituais no auxílio à aprendizagem significativa do conceito de energia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 5, p. 535–554, 2018. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/120/102. Acesso em: 19 out. 2021.
SILVA, J. R. N.; ALMEIDA, M. V.; SILVA, A. P.; NEVES, J. A. Base de conhecimentos para o ensino de professores de física em planejamento conjunto do tema energia e suas transformações. Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, v. 15, n. 2, p. 353–369, 2020. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/14766. Acesso em: 16 out. 2021.
SILVA, M. J. S. J.; DIAS, G. A.; ANECLETO, U. C. Gênero meme e formação do hiperleitor por meio da sequência didática interativa. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, p. 117-137, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/53029/36748. Acesso em: 19 out. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Otávio Paulino Lavor, Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.