SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA NA DISCUSSÃO DO CONCEITO DE ENERGIA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i1.13122

Palavras-chave:

Ensino de Física, Mapa conceitual, Simulações

Resumo

O conceito de energia é amplamente utilizado em diversas áreas do conhecimento e sua compreensão é relevante na apropriação de outros conhecimentos e suas aplicações. Como a forma de abordagem dos conteúdos tem influência direta no saber a ser construído, é proposto a investigação de uma sequência didática interativa (SDI) aplicada ao conceito de energia em uma turma do PIBID na mesorregião do sul. A partir dos conhecimentos prévios dos discentes, as respostas foram revisadas e sintetizadas em grupos para obter uma definição a ser discutida pelo docente que utilizou um simulador para mostrar os tipos, a conservação e a transformação de energia. Os resultados, apresentados nos mapas conceituais, mostraram que os discentes tiveram enriquecimento dos conhecimentos em que compreendem a energia como capacidade de realizar trabalho. Os resultados colocam a SDI como proposta metodológica a ser planejada e inserida na prática docente e desperta para investigações na construção de outros conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil.

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferencias especiais e aplicações, antenas de microfita, ensino de física e de matemática.

Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá, Amazônas, Brasil.

É professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente desde 2009. Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH. Possui especialização em Ensino de Física pela Universidade Federal de Ouro Preto (2000). Cursou mestrado em Ensino de Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008) e doutorado em Ensino de Ciências (ênfase em Física) pela Universidade de São Paulo - USP (2017). Foi professora de Ciências Naturais e Física na rede particular e pública de Minas Gerais entre 1990 e 2009. Realiza pesquisas na área de Ensino de Ciências, com ênfase em Ensino de Física e Astronomia, abordando principalmente temas relacionados com processos de ensino-aprendizagem de conceitos, interdisciplinaridade, diversidade, alfabetização científica e suas implicações na qualidade dos materiais didáticos e em práticas da sala de aula.

Referências

BARBOSA, J. J.; OLIVEIRA, M. M. A construção do conceito de hidrocarbonetos por professores de química em formação inicial a partir da sequência didática interativa. IN: IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. 2019. Anais do IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. Campina Grande: Editora Realize, 2019. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conapesc/2019/TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID359_07082019161550.pdf. Acesso em: 19 out. 2021.

FEITOSA, M. C.; LAVOR, O. P. Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 125-138, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014. Acesso em: 15 out. 2021.

FREITAG, I. H. A importância dos recursos didáticos para o processo ensino-aprendizagem. Arquivos do Mudi, v. 21, n. 2, p. 20-31, 23 nov. 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/38176/pdf. Acesso em: 15 out. 2021.

LEITE, A. F. R.; ALEXANDRE, M. L. O. Ensino e aprendizagem: uma análise das metodologias aplicadas no Instituto Metrópole Digital: UFRN. EaD em Foco, v. 8, n. 1, 10 jul. 2018. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/684/323. Acesso em: 15 out. 2021.

LINO, A.; NOGUEIRA, L. S. V. A influência do conhecimento prévio no ensino do conceito de energia. IN: IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica – CONEPT. 2018. Anais do IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica – CONEPT. Araraquara, 2019. Disponível em: http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conept/iv-conept/paper/viewFile/3936/807. Acesso em: 19 out. 2021.

MOREIRA, M. A. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, n. Suppl 1, e20200451, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/xpwKp5WfMJsfCRNFCxFhqLy/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 19 out. 2021.

MOUL, R. A. T. M.; SILVA, F. C. L. A Construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de ciências. Revista Exitus, v. 7, n. 2, p. 262-282, 2017. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/313/261. Acesso em: 18 out. 2021.

OLIVEIRA, M. M. Sequência didática interativa no processo de formação de professores. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

RODRIGUES, J. J. V.; QUARTIERI, M. T.; MARCHI, M. I.; PINO, J. C. D. Simulações computacionais e mapas conceituais no auxílio à aprendizagem significativa do conceito de energia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 5, p. 535–554, 2018. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/120/102. Acesso em: 19 out. 2021.

SILVA, J. R. N.; ALMEIDA, M. V.; SILVA, A. P.; NEVES, J. A. Base de conhecimentos para o ensino de professores de física em planejamento conjunto do tema energia e suas transformações. Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, v. 15, n. 2, p. 353–369, 2020. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/14766. Acesso em: 16 out. 2021.

SILVA, M. J. S. J.; DIAS, G. A.; ANECLETO, U. C. Gênero meme e formação do hiperleitor por meio da sequência didática interativa. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, p. 117-137, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/53029/36748. Acesso em: 19 out. 2021.

Publicado

2022-02-23

Como Citar

LAVOR, O. P.; OLIVEIRA, E. A. G. SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA NA DISCUSSÃO DO CONCEITO DE ENERGIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 1, p. e22011, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i1.13122. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13122. Acesso em: 17 jun. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)