INVESTIGANDO O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI)

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14415

Palavras-chave:

Números Inteiros, Sequência de Ensino Investigativo, Tecnologias, Ensino Fundamental

Resumo

Um erro comum verificado nos alunos, principalmente aqueles que estão conhecendo os números inteiros, é a falta de atenção e/ou até mesmo uma confusão em relação aos sinais que antecedem os números. Nessa perspectiva, este trabalho propõe, por meio da Sequência de Ensino Investigativo (SEI), dar significado ao que os alunos aprendem na escola, não visando somente a nota por excelência, e sim uma aprendizagem significativa quanto a importância dos números inteiros em determinadas situações cotidianas. Dessa forma, é possível contribuir para um ensino-aprendizagem mais dinâmico e proveitoso da matemática, fazendo uso de tecnologias, como, por exemplo, aplicativos direcionados ao conteúdo abordado, favorecendo o entusiasmo dos alunos com a disciplina, tornando-a leve e divertida de estudar. A proposta trazida para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Marcelino Vieira/RN trabalha operações com números inteiros mediante uso dos aplicativos Number Line e PhET, além de simulações no computador, com a pretensão de deixar contribuições teóricas e práticas com um experimento inovador, mostrando resultados satisfatórios, tanto para a pesquisadora quanto para os alunos, em relação ao início da pesquisa para o final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lizandra Meire Moreira Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte

Graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

 

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte

Graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual do Ceará, graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará, graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo, mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, atuando nos seguintes temas:  física matemática, ensino de Física, educação matemática, bem como tecnologias de informação e comunicação. 

Referências

ANDRADE, C. S. D.; MARTINS, M. A. Uma abordagem com as mídias tecnológicas: a informática no ensino dos números inteiros. Artigo Dos Desafios Da Escola Pública Paranaense Na Perspectiva Do Professor PDE, Paraná, v. 1, p. 1-15, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_mat_artigo_claudiane_sanagiotto.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

BORELLI, S. D. S.; PIRES, C. M. C. Mapeamento das pesquisas sobre números inteiros no Brasil no período de 2010 a 2016. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 1, p. 28-53, jan./abr. 2017. https://doi.org/10.24116/emd25266136v1n12017a02

CAMPÊLO, R. D. C. S. V. A utilização do laboratório computacional no ensino de números inteiros: aplicação da ferramenta de e-learning Kahoot para o Ensino Fundamental. 2017. Disponível em: https://docplayer.com.br/83717371-A-utilizacao-do-laboratorio-computacional-no-ensino-de-numeros-inteiros-aplicacao-da-ferramenta-de-e-learning-kahoot-para-o-ensino-fundamental.html. Acesso em: 9 fev. 2023.

CARVALHO, A. M. P. D. et. al. Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. In: O Ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. São Paulo: CENCAGE Learning, 2013, p. 1-20. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2940926/mod_resource/content/1/CARVALHO%2C%20Ana%20M.%20ENSINO%20DE%20CIENCIAS%20POR%20INVESTIGAC%CC%A7A%CC%83O%20-cap%201%20pg%20.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

CORDEIRO, K. M. A. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino, Faculdade IDAAM, Amazonas, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://dspace.sws.net.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 9 fev. 2023.

FEITOSA, M. C.; LAVOR, O. P. Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PHET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 1, p. 125-138, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i1.9014

GAGO, D. R.; CORBELLINI, S. Orientação educacional: o combate à evasão escolar na pandemia. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 23, n. 38, p. 118-143, jul./dez. 2021. https://doi.org/10.48075/rfc.v23i38.27737

HEFEZ, A. Iniciação à aritmética. 11. ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2015. Disponível em: http://www.obmep.org.br/docs/apostila1.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

HILÁRIO, T. W.; SOUZA, R. R. D. Sequência de ensino por investigação: uma proposta para o processo de alfabetização. 2018. Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática. IFG: Jataí, 2018. 27p. Disponível em: http://ifg.edu.br/attachments/article/10717/Produto_2018_Thiago_Wedson_Hil%C3%A1rio(.pdf1500kb).pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

LIMA, E. D. S.; OLIVEIRA, J. D. S. P. Vygotsky: sua teoria e a contribuição na educação. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Bahia, v. 8, n. 14, p. 1-12, maio. 2021. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/9854. Acesso em: 9 fev. 2023.

LOBO, M. P. Para que servem os números?. Open Journal of Mathematics and Physics, [S. l.], v. 2, n. 182, p. 1-9, out. 2020. Disponível em: https://zenodo.org/record/6359953#.Y-VCNy_MK3B. Acesso em: 9 fev. 2023.

MOURA, P. de S.; RAMOS, M. do S. F.; LAVOR, O. P. Investigando o ensino de trigonometria através da interdisciplinaridade com um simulador da plataforma PhET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 3, p. 573-591, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10784

MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? (after all, what is meaningful learning?) Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 23 de abril de 2010. Qurriculum, La Laguna, Espanha, 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

MOYSÉS, L. Aplicações de Vygotsky à educação matemática. Campinas: Papirus Editora, 2015.

NUMBER LINE. Disponível em: https://numberline.school/#/. Acesso em: 9 fev. 2023.

OLIVEIRA, J. da C.; GOMES MORAES, M. As pesquisas sobre o uso de softwares de geometria dinâmica no Brasil. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, n. 1, e21002, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11147

PHET. Disponível em: https://phet.colorado.edu/sims/html/equality-explorer/latest/equality-explorer_pt_BR.html. Acesso em: 22 set. 2022.

POMMER, W. M. Diversas abordagens das regras de sinais nas operações elementares em Z. Seminário de Ensino de Matemática/SEMA-FEUSP, São Paulo, p. 1-13, mar. 2010. Disponível em: https://nilsonjosemachado.net/sema20100316.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

SILVA, C. H. A. D.; FRANCO, L. A. M. O uso do phet como ferramenta de ensino dos conceitos de mecânica: relatos e experiências. 2020. Disponível em: https://www.ced.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/82/2020/01/73-O-USO-DO-PHET-COMO-FERRAMENTA-DE-ENSINO-DOS-CONCEITOS-DE-MEC%C3%82NICA_-RELATOS-E-EXPERI%C3%8ANCIAS.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

SOUZA, F. C. de. Números inteiros e suas operações: uma proposta de estudo para alunos do 6º ano com o auxílio de tecnologia. 2015. Mestrado em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: São Paulo: 2015. 128p. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/handle/handle/11042. Acesso em: 9 fev. 2023.

SOUZA, J. T. D. S.; ALVARENGA, A. M.; SILVEIRA, D. D. S. Obstáculos Epistemológicos com Números Inteiros Negativos de Estudantes de 7º Ano do Ensino Fundamental. Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Universidade Federal do Pampa, Campus de Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, 2014. Disponível em: --https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciasexatas/files/2014/06/Joana-Tatsch1.pdf. Acesso em: Acesso em: 9 fev. 2023.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópoles: Editora Vozes Limitada, 2012.

TEIXEIRA, A. S. M.; MUSSATO, S. Contribuições do software GeoGebra nas aulas com sólidos geométricos de faces planas nos anos iniciais do ensino fundamental. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 3, p. 449-466, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10835

TODA MATÉRIA. Números Inteiros. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/numeros-inteiros/. Acesso em: 9 fev. 2023.

VENEZUELA, A. L. Análise combinatória: metodologia de apoio ao professor. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, n. 1, e21015, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.10440

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

SANTOS, L. M. M.; LAVOR, O. P. . INVESTIGANDO O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23015, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14415. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14415. Acesso em: 5 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)