INVESTIGANDO O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI)

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14415

Palavras-chave:

Números Inteiros, Sequência de Ensino Investigativo, Tecnologias, Ensino Fundamental

Resumo

Um erro comum verificado nos alunos, principalmente aqueles que estão conhecendo os números inteiros, é a falta de atenção e/ou até mesmo uma confusão em relação aos sinais que antecedem os números. Nessa perspectiva, este trabalho propõe, por meio da Sequência de Ensino Investigativo (SEI), dar significado ao que os alunos aprendem na escola, não visando somente a nota por excelência, e sim uma aprendizagem significativa quanto a importância dos números inteiros em determinadas situações cotidianas. Dessa forma, é possível contribuir para um ensino-aprendizagem mais dinâmico e proveitoso da matemática, fazendo uso de tecnologias, como, por exemplo, aplicativos direcionados ao conteúdo abordado, favorecendo o entusiasmo dos alunos com a disciplina, tornando-a leve e divertida de estudar. A proposta trazida para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Marcelino Vieira/RN trabalha operações com números inteiros mediante uso dos aplicativos Number Line e PhET, além de simulações no computador, com a pretensão de deixar contribuições teóricas e práticas com um experimento inovador, mostrando resultados satisfatórios, tanto para a pesquisadora quanto para os alunos, em relação ao início da pesquisa para o final.

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Biografia do Autor

Lizandra Meire Moreira Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte

Graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

 

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte

Graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual do Ceará, graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará, graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo, mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, atuando nos seguintes temas:  física matemática, ensino de Física, educação matemática, bem como tecnologias de informação e comunicação. 

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Publicado

2023-05-31

Como Citar

SANTOS, L. M. M.; LAVOR, O. P. . INVESTIGANDO O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23015, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14415. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14415. Acesso em: 2 maio. 2024.

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