COMPREENDENDO O ENSINO DE TRIÂNGULO RETÂNGULO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i3.12922

Palavras-chave:

Ensino Remoto., Motivação., Tecnologias., Experimentos.

Resumo

O conteúdo de triângulo retângulo e suas razões trigonométricas apresenta diversas aplicações e sua compreensão é de grande relevância no cotidiano e em exames posteriores. Diante desta relevância, estratégias de ensino são pensadas para criar um momento de aprendizagens. Este trabalho tem como objetivo principal abordar o ensino de trigonometria do aplicativo Triângulo Retângulo Grátis, através de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI). Dessa forma, este trabalho apresenta a aplicação de uma sequência de ensino investigativo ao trabalhar este conteúdo de forma remota auxiliado por tecnologias móveis e atividades experimentais. A investigação mostrou que há expectativa discente por novas metodologias e o vídeo aulas foram eficazes na compreensão do conteúdo, visto a inserção de aplicativos e experimentos. As respostas ao questionário final apontam que, mesmo em período de adaptação ao ensino remoto, os meios utilizados são adequados ao ensino de triângulo retângulo e suas razões trigonométricas gerando motivação e proporcionando interação entre teoria e prática.

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Biografia do Autor

Patrícia de Souza Moura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda em Ensino - PPGE/ UERN. Professora de Matemática na Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC/CE, Formadora de Professores no programa de Agentes de Gestão da Inovação Educacional (AGI), especialista em Matemática e Física e em Gestão Escolar (administração, supervisão, orientação e inspeção). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Cedro (2016). Durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES.

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferencias especiais e aplicações, antenas de microfita, ensino de física e de matemática.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

MOURA, P. de S.; PAULINO LAVOR, O. . COMPREENDENDO O ENSINO DE TRIÂNGULO RETÂNGULO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 3, p. e21103, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.12922. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12922. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática