ENSINO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DE UMA APLICAÇÃO MOBILE

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.9862

Palavras-chave:

Circuitos elétricos. Ensino-aprendizagem. Recurso tecnológico.

Resumo

Neste trabalho propomos a aplicação de uma sequência didática que faz uso de um aplicativo mobile que agrega atividades com os principais elementos e dispositivos no âmbito das instalações elétricas residenciais, como interruptores simples, paralelos e intermediários, pontos de tomada de uso geral e específico, campainhas, e fotocélula. A pesquisa busca aferir, através do relato da experiência didática, se o aplicativo adotado cumpre o objetivo de ser uma ferramenta útil no auxílio dos processos de aprendizagem dos investigados. A abordagem metodológica dos conteúdos propostos pela sequência didática é estruturada com base no perfil dos investigados, que são alunos da disciplina de Materiais Elétricos e Magnéticos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Elaborou-se um esquema sequencial de um currículo de curta duração com propostas de aula expositiva, atividades virtuais do aplicativo em questão, bem como a elaboração extra-sala de um projeto elétrico residencial simplificado. Os resultados obtidos nessa pesquisa comprovaram a eficiência didático-pedagógica da proposta, a qual permitiu ao professor o acompanhamento das produções dos estudantes durante todas as etapas exercidas em sala de aula. Os estudantes atingiram níveis satisfatórios na aprendizagem dos conteúdos, bem como na apropriação técnica de uma aplicação real dos conceitos estudados, que é a elaboração de um projeto elétrico residencial.

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Biografia do Autor

Adelmo Artur de Aquino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Graduando em Engenharia da Computação (UFERSA).

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferencias especiais e aplicações, antenas de microfita, ensino de física e de matemática.

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

AQUINO, A. A. de; LAVOR, O. P. ENSINO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DE UMA APLICAÇÃO MOBILE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 125–146, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.9862. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9862. Acesso em: 19 abr. 2024.

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