ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS COM AUXÍLIO DE UM SIMULADOR DO PHET

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i1.9014

Palavras-chave:

Objetos de aprendizagem, Ensino-aprendizagem, Motivação, Interação.

Resumo

As ciências exatas e naturais enfrentam diversas dificuldades no ensino de alguns conceitos. Uma área em destaque são os circuitos elétricos que carregam problemas de compreensão da funcionalidade de alguns componentes. Diante disso, este trabalho apresenta uma atividade de circuitos elétricos com auxílio de simulação, com base numa sequência de ensino investigativa.   Após a apresentação do conteúdo, é apresentado o simulador kit de construção de circuitos do PhET, mostrando sua funcionalidade e alguns exemplos. Os discentes passam a projetar circuitos e cada um tem a liberdade de inserir os componentes montando o circuito desejado. Durante todo o processo, foi possível observar a motivação e interação dos envolvidos com o ambiente de simulação, onde destaca-se que oitenta por cento dos envolvidos estão completamente satisfeitos e os demais estão parcialmente satisfeitos com o roteiro e com a aprendizagem, o que é visto em suas notas na avaliação de aprendizagem. Esses fatos colocam uma estreita relação entre conteúdo, aluno e professor, mostrando que os objetos de aprendizagem são fortes aliados na construção do conhecimento.

Downloads

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.sourceName.pdf##
1,728
Feb 07 '20Feb 10 '20Feb 13 '20Feb 16 '20Feb 19 '20Feb 22 '20Feb 25 '20Feb 28 '20Mar 01 '20Mar 04 '20Mar 07 '2016
| |
##plugins.generic.paperbuzz.sourceName.other##
16
Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 20254.0
|

Biografia do Autor

Murilo Carvalho Feitosa, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Graduando em Ciência e Tecnologia. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1124949204332028

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Professor Adjunto no Departamento de Ciências Exatas e Naturais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1857806253382088

Referências

ARAÚJO, I. S. Simulação e modelagem computacionais como recursos auxiliares no ensino de física geral. 2005. 238 f. Tese (Doutorado) - Curso de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

BOSZKO, C.; GÜLLICH, R. I. C. Estratégias de ensino de ciências e a promoção do pensamento crítico em contexto brasileiro. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 2, n. 1, p.53-71, 30 out. 2018. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/8697/114114716. Acesso em: 18 ago. 2019.

CARVALHO, A. M. P. (Org.). O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. São Paulo: CENCAGE Learning, 2013.

GAVIRA, M. O. Simulação computacional como uma ferramenta de aquisição de conhecimento. 2003. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2003.

Kit de Construção de Circuito (AC+DC), Laboratório Virtual. Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/circuit-construction-kit-ac-virtual-lab. Acesso em 01 jul. 2019.

MARTINS, E. A., et al. CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E ATITUDES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: possíveis indicativos de desmotivação para a resolução de questões “matematizadas” de ciências naturais. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 7, n. 2, p.5-27, jul./dez. 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8346. Acesso em 30 ago. 2019.

OLIVEIRA, C. B.; KALHIL, J. D. B. ASPECTOS METODOLÓGICOS DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS EM FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (2006-2016). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 7, n. 2, p.44-61, jul./dez. 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8346. Acesso em 30 ago. 2019.

PRIMA, Eka Cahya; PUTRI, Aldia Ridwani; RUSTAMAN, Nuryani. Learning Solar System using PhET Simulation to Improve Students’ Understanding and Motivation. Journal of Science Learning. Journal of Science Learning, v. 1, n. 2, p. 60-70, 2018. Disponível em: https://ejournal.upi.edu/index.php/jslearning/article/view/9. Acesso em 29 nov. 2019.

REIS, E. F.; REHFELDT, M. J. R. SOFTWARE PHET E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), Cuiabá, v. 10, n. 1, p.194-208, 2019. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1557. Acesso em 29 nov. 2019.

Publicado

2020-02-07

Como Citar

FEITOSA, M. C.; LAVOR, O. P. ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS COM AUXÍLIO DE UM SIMULADOR DO PHET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 1, p. 125–138, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)