ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS COM AUXÍLIO DE UM SIMULADOR DO PHET

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i1.9014

Palavras-chave:

Objetos de aprendizagem, Ensino-aprendizagem, Motivação, Interação.

Resumo

As ciências exatas e naturais enfrentam diversas dificuldades no ensino de alguns conceitos. Uma área em destaque são os circuitos elétricos que carregam problemas de compreensão da funcionalidade de alguns componentes. Diante disso, este trabalho apresenta uma atividade de circuitos elétricos com auxílio de simulação, com base numa sequência de ensino investigativa.   Após a apresentação do conteúdo, é apresentado o simulador kit de construção de circuitos do PhET, mostrando sua funcionalidade e alguns exemplos. Os discentes passam a projetar circuitos e cada um tem a liberdade de inserir os componentes montando o circuito desejado. Durante todo o processo, foi possível observar a motivação e interação dos envolvidos com o ambiente de simulação, onde destaca-se que oitenta por cento dos envolvidos estão completamente satisfeitos e os demais estão parcialmente satisfeitos com o roteiro e com a aprendizagem, o que é visto em suas notas na avaliação de aprendizagem. Esses fatos colocam uma estreita relação entre conteúdo, aluno e professor, mostrando que os objetos de aprendizagem são fortes aliados na construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Murilo Carvalho Feitosa, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Graduando em Ciência e Tecnologia. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1124949204332028

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Professor Adjunto no Departamento de Ciências Exatas e Naturais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1857806253382088

Referências

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Publicado

2020-02-07

Como Citar

FEITOSA, M. C.; LAVOR, O. P. ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS COM AUXÍLIO DE UM SIMULADOR DO PHET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 1, p. 125–138, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014. Acesso em: 19 abr. 2024.

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