LUDIC ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING USING CHELONIANS IN A RIVERINE SCHOOL, PARINTINS-AM, BRAZIL

Authors

DOI:

10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p190-200.i6498

Keywords:

Science Teaching, Ludic activities, Amazonian Chelonians

Abstract

This study provides contributions on the ludic activities applied in science teaching and environmental awareness, in which the children's interest, participation, imagination, and creativity are strengthened. The objective of this research was to understand how ludic activities contribute to the science teaching and sensitization of elementary school students using Amazonian chelonians as a main theme. This work was carried out in a riverside school located in the municipality of Parintins-AM. This is qualitative research, with a phenomenological approach. The subjects were 14 students attending the 3rd grade. Data were collected using participant observation techniques and theater of masks. The speeches and expressions of the students were described and interpreted. As results, we can emphasize that the theater of masks allowed the children a different look of the world around them and the sharing of knowledge about the preservation of the "tracajá" (Podocnemis unifilis) chelonian. We found that ludic activities are important for the assimilation of scientific concepts and the awareness of students about the environmental problems of the community.

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Author Biographies

Ana Paula Melo Fonseca, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (2016) e Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2019). Atualmente é professora do magistério superior-substituto da Universidade Federal do Amazonas atuando no colegiado de Pedagogia e professora da SEMED-Manaus. Tem experiência na área de Educação Inclusiva, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem, educação inclusiva, educação científica, escola ribeirinha. Crianças Amazônidas. Espaços não formais. Atuou como monitora em disciplinas de Libras e epistemologia da pesquisa educacional (UEA). Possui experiência em coordenação de eventos científicos contribuindo para o avanço da comunicação e divulgação científica. Atualmente é pesquisadora vinculada a CNPQ como membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços Não Formais ?GEPECENF.

Lindalva Sâmela Jacaúna de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA, Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia- UEA. Foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência-PIBID em 2012/2013/2016. Durante os anos de 2013 à 2015 foi bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica- PAIC, atuando na linha de pesquisa dos Espaços Não Formais, com enfoque ao Ensino de Ciências. Em 2016 participou do Programa de Monitoria, na disciplina de Libras. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços Não Formais –GEPECENF/UEA. No primeiro semestre de 2018, durante o mestrado, realizou o estágio supervisionado na Disciplina de Educação e Saúde e no segundo semestre na disciplina de Educação ambiental no curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas.

Augusto Fachín Terán, Universidade do Estado do Amazonas

É bacharel em Ciências Biológicas, formado pelo Programa Acadêmico de Biologia da Universidade Nacional da Amazônia Peruana (UNAP) (1979), tem mestrado (1989) e doutorado (2000) em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Tem experiência na área de Ecologia de quelônios Amazônicos e Ensino de Ciências. Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia onde ministra as disciplinas de Fundamentos da Educação em Ciências, e Educação em Ciências em Espaços não formais. É professor da graduação na Escola Normal Superior da UEA desde 2001, onde trabalha na Licenciatura de Pedagogia nas disciplinas de Educação e Saúde, e Educação Ambiental. É líder do "Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços não Formais" - GEPECENF. Atua nos seguintes temas: Ensino de Ciências em Espaços não Formais, Alfabetização Ecológica, Alfabetização Cientifica e Educação Ambiental.

Gelcimara de Lima Nobre, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (2016). Atualmente é mestranda em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2017).

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Published

2018-05-10

How to Cite

FONSECA, A. P. M.; OLIVEIRA, L. S. J. de; TERÁN, A. F.; NOBRE, G. de L. LUDIC ACTIVITIES IN SCIENCE TEACHING USING CHELONIANS IN A RIVERINE SCHOOL, PARINTINS-AM, BRAZIL. REAMEC Journal - Amazonian Network of Mathematical Education, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 1, p. 190–200, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p190-200.i6498. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/6498. Acesso em: 11 may. 2024.

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