PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO USANDO ELEMENTOS DA NATUREZA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v7i3.9327

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino Médio, Práticas Educativas.

Resumo

Este estudo apresenta um levantamento sobre o tema da interdisciplinaridade no ensino médio brasileiro. O objetivo foi identificar se na produção científica há pesquisas que evidenciem a temática da interdisciplinaridade com o uso de elementos da natureza como meio facilitador para o ensino. A pesquisa é do tipo bibliográfica, com a busca de artigos na base de dados do Portal de Periódicos da Capes, no período de 2010 a 2019. Foram identificados 442 trabalhos, dos quais 414 foram artigos, 23 livros e 5 recursos textuais. Do total de artigos identificados, 53 tinham relação direta com o termo interdisciplinaridade e ensino médio. Evidenciamos diversas situações de estudo com práticas interdisciplinares, contudo há uma lacuna em pesquisas sobre o uso dos elementos da natureza numa abordagem interdisciplinar no ensino médio e, portanto, é visível o emergente aprofundamento das discussões sobre o tema.

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Biografia do Autor

Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia na Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Especialista em Magistério do Ensino Superior, Teoria e Pesquisa da Comunicação e Gestão Empresarial. Graduada em Comunicação. Atuou na área radiodifusão, em gestão jornalística de televisão, por vários anos. Atualmente se dedica à pesquisa. É membro Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências em Espaços não Formais - GEPECENF onde atuou como coordenadora no período de 2019/2020.Integra a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - ABRAPEC. Estuda temas relacionados aos Ensino de Ciências, Espaços Não Formais, Interdisciplinaridade e Divulgação Científica.

Augusto Fachín Terán, Universidade do Estado do Amazonas

É bacharel em Ciências Biológicas, formado pelo Programa Acadêmico de Biologia da Universidade Nacional da Amazônia Peruana (UNAP) (1979), tem mestrado (1989) e doutorado (2000) em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Tem experiência na área de Ecologia de quelônios Amazônicos e Ensino de Ciências. Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia onde ministra as disciplinas de Fundamentos da Educação em Ciências, e Educação em Ciências em Espaços não formais. É professor da graduação na Escola Normal Superior da UEA desde 2001, onde trabalha na Licenciatura de Pedagogia nas disciplinas de Educação e Saúde, e Educação Ambiental. É líder do "Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços não Formais" - GEPECENF. Atua nos seguintes temas: Ensino de Ciências em Espaços não Formais, Alfabetização Ecológica, Alfabetização Cientifica e Educação Ambiental. 

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

OLIVEIRA, E. do N. S. de; TERÁN, A. F. PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO USANDO ELEMENTOS DA NATUREZA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 3, p. 193–205, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v7i3.9327. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9327. Acesso em: 23 nov. 2024.

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