ESPAÇOS EDUCATIVOS: OPORTUNIDADE DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA PROBLEMATIZADORA

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p59-73.i6962

Palavras-chave:

Espaços não formais, Prática educativa, Educação em Ciências.

Resumo

Compreende-se que ensinar ciências ultrapassa a assimilação de conceitos e termos científicos, oferecendo condições de aprendizagem para os alunos, contribuindo assim para a construção do conhecimento. O nosso objetivo foi refletir sobre esse processo baseado no ponto de vista Freireano e de autores que pesquisam a educação em ciências em espaços educativos. Para construí-lo realizamos leituras e fichamentos das obras de Paulo Freire objetivando ressignificar as ideias deste autor. Também realizamos leituras de pesquisas sobre a educação em Ciências em espaços não formais. Os fatos apontam para o uso de espaços educativos não formais que são considerados como ambientes complementares à educação formal, por facilitar a dinâmica de aprender a aprender. Com base na análise, vislumbramos uma educação formativa, na qual o sujeito é capaz de dialogar com as informações científicas que norteiam seu contexto de vida.

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Biografia do Autor

Caroline Barroncas de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2007). Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Especialização em Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2010). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC (2016).

Leila Teixeira Gonzaga, Secretaria do Estado de Educação do Amazonas

Especialista em Educação Infantil - UFAM (2014). Mestra em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Estadual do Amazonas UEA (2011). Especialista em Gestão e Organização Educacional pela Universidade Estadual do Amazonas - UEA (2006). Graduada em Pedagoga com Habilitação em Orientação e Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2003).

Eunice Carvalho Gomes, Secretaria Estadual de Educação

Graduação em Ciências Naturais-Área Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestrado em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Especialização em Educação Ambiental UFAM/SEDUC. Possui experiência no ensino superior no Curso Modular de Licenciatura em Biologia no Programa de Graduação na UEA/PARFOR. Tem experiência na área da Educação em Programas de Formação Continuada de Professores-UFPA/UEA e Educação do Campo UEA/SEDUC/MEC. Experiência na disciplina de Estágio Supervisionado -II e Instrumentação para o ensino de Ciências e Biologia (UEA). Experiência na elaboração e desenvolvimento de projetos interdisciplinares na área de Educação, com atuação em Metodologia do Ensino de Ciências, Instrumentação e recursos didáticos pedagógicos para o Ensino de Ciências, Fundamentos de Ciências e Geociências, Introdução à Pesquisa no Ensino de Ciências. Atuação em Ensino de Ciências e Biologia Geral, na área de Ecologia e Educação Ambiental. Além disso, possui experiência no Ensino Médio em Biologia e no Ensino Fundamental em Ciências da Natureza.

Augusto Fachín Terán, Universidade do Estado do Amazonas

É bacharel em Ciências Biológicas, formado pelo Programa Acadêmico de Biologia da Universidade Nacional da Amazônia Peruana (UNAP) (1979), tem mestrado (1989) e doutorado (2000) em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Tem experiência na área de Ecologia de quelônios Amazônicos e Ensino de Ciências. Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia onde ministra as disciplinas de Fundamentos da Educação em Ciências, e Educação em Ciências em Espaços não formais. É professor da graduação na Escola Normal Superior da UEA desde 2001, onde trabalha na Licenciatura de Pedagogia nas disciplinas de Educação e Saúde, e Educação Ambiental. É líder do "Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços não Formais" - GEPECENF. Atua nos seguintes temas: Ensino de Ciências em Espaços não Formais, Alfabetização Ecológica, Alfabetização Cientifica e Educação Ambiental.

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Publicado

2019-05-04

Como Citar

DE OLIVEIRA, C. B.; GONZAGA, L. T.; GOMES, E. C.; TERÁN, A. F. ESPAÇOS EDUCATIVOS: OPORTUNIDADE DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA PROBLEMATIZADORA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 1, p. 59–73, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p59-73.i6962. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/6962. Acesso em: 24 jun. 2024.

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