PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE ANIMAIS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO DA FAUNA AMAZÔNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.9472

Palavras-chave:

Animais em extinção. Espaço não-formal. Bosque da Ciência. Fauna Amazônica.

Resumo

A Amazônia brasileira é um dos locais de biodiversidade mais ricos do mundo, lar de várias espécies da fauna ameaçadas de extinção. Nesse sentido, é importante trabalhar sobre esse tema na sala de aula para entender a importância de preservar as espécies e o ambiente em que vivemos. O objetivo deste estudo foi analisar uma proposta didática sobre o tema: “animais ameaçados de extinção” em espaços educacionais. A pesquisa é qualitativa. Foi realizada em uma escola da rede Estadual de ensino, da cidade de Manaus e no Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.Os participantes da pesquisa foram uma professora regente e 28 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Na coleta de dados, foram utilizadas técnicas de observação participante, entrevista, questionário e painéis, sendo registradas as informações em diário de campo e gravador de telefone celular. A proposta pedagógica aplicada possibilitou aos alunos ampliar seus conhecimentos sobre a fauna em geral, como aquela que se encontra no Bosque da Ciência, despertando neles o interesse em conhecer sobre a fauna ameaçada de extinção. Os resultados mostraram que o ensino baseado em imagens, meramente representativas, não oferece possibilidades para a compreensão do tema proposto, sendo também necessário abordá-lo na prática. O Bosque da Ciência é um ambiente favorável para o desenvolvimento de atividades educativas com animais em extinção, com potencial para construir novos conhecimentos e aplicar metodologias significativas aos alunos.

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Biografia do Autor

Fabiane Carbajal de Souza, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC), Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Pedagoga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia

Augusto Fachín Terán, Professor do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Doutor em Ecologia. Líder do GEPECENF.

Rosângela Carmelo da Silva Rivera, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC), Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Pedagoga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC)

Sandra de Oliveira Botelho, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC), Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Licenciada em Ciências Naturais. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC)

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Publicado

2020-06-21

Como Citar

SOUZA, F. C. de; TERÁN, A. F.; RIVERA, R. C. da S.; BOTELHO, S. de O. PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE ANIMAIS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO DA FAUNA AMAZÔNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 477-496, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.9472. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9472. Acesso em: 25 set. 2020.

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