FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS USANDO O TEMA DOS VEGETAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.26571/reamec.v8i1.9725Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Conceito Espontâneo. Conceito Científico.Resumo
É importante entender que o processo de formação de conceitos científicos é extremamente relevante para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, uma vez que os conhecimentos existentes em sua estrutura cognitiva será a base para novos conceitos. Este trabalho tem como objetivo compreender como os conceitos espontâneos contribuem para a formação de conceitos científicos usando o tema dos vegetais. A pesquisa é do tipo qualitativo. Utilizamos as técnicas de observação participante e roda de conversa. Foram registradas as falas e as ações dos estudantes. A pesquisa realizou-se em uma escola ribeirinha no município de Parintins-AM, com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos evidenciaram que os conceitos espontâneos dos estudantes contribuíram para a compreensão dos conceitos científicos apresentados na roda de conversa. Além dos avanços conceituais, este trabalho reflete sobre o uso de estratégias didáticas que podem incentivar os alunos a pensar e analisar o mundo em que vivem, a fim de entender os problemas em seu cotidiano.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ARAÚJO. J. N; SILVA, C. C; FACHÍN-TERÁN, A. A floresta Amazônica: Um espaço não formal em potencial para o ensino de ciências. In: FACHÍN-TERÁN, A; SANTOS, S. C. S. Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais amazônicos. Manaus: UEA edições, 2011.
AZEVEDO, R. O. M. Ensino de Ciências e formação de professores: diagnóstico, análise e proposta. Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino Ciências na Amazônia. (Dissertação de mestrado) Universidade do Estado do Amazonas, Manaus: UEA, 2008.
GALVÃO. M. L.; LIZARDI, P.; FACHÍN-TERÁN, A. Os processos cognitivos da criança, a formação de conceitos e ensino de ciências. In: BARBOSA, I; FACHÍN-TERÁN, A.; GONZAGA, A. M.; SANTOS, S. C. S. Educação em ciências na Amazônia: Múltiplos olhares. Manaus: UEA edições. Escola Normal Superior/PPGEECA, 2011.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GONZAGA, A. M. Reflexões sobre o ensino de Ciências. Curitiba, PR: CRV, 2013.
LIMA, A. C. S. Uma reflexão acerca da formação de conceitos científicos na disciplina de Ciências Naturais no Ensino Fundamental em uma escola pública de Manaus. Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino Ciências na Amazônia. (Dissertação de mestrado) Universidade do Estado do Amazonas, Manaus: UEA, 2018.
MACIEL, H. M.; FACHÍN-TERÁN, A. Possibilidades de Alfabetização Ecológica usando o tema cadeia alimentar no 6º ano do Ensino Fundamental. In: FACHÍN-TERÁN, A.; SANTOS, S. C. S. Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais amazônicos. Manaus: UEA Edições, 2013.
MOURA, A. F.; LIMA, M. G.A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. In: Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n.1, p. 98-106, jan.-jun. 2014.
MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de Ciências. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.
PELIZZARI, A.; KRIEGL, M. L.; BARON, M. P.; FINCK, N. T. L.; DOROCINSKI, S. I. Teoria da Aprendizagem Significativa segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, Julho. 2001/Julho 2002.
RAVEN, P. H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia Vegetal. [coordenação de tradução Jane Elizabeth Kraus; revisão técnica Jane Elizabeth Kraus, Neuza Maria de Castro, tradução Ana Cláudia de Mâcedo Vieira et al.] [Reimpr]. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
SFORNI, M. S. F. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da Teoria da Atividade. Araraquara: JM Editora, 2004.
SCHROEDER, E. Conceitos espontâneos e conceito científicos: O processo da construção conceitual em Vygotsky. Rev. Atos de Pesquisa em Educação, v.2, n.2. Maio/Agosto 2007.
SILVA, D. X. Educação científica a partir de atividade de conservação de quelônios Amazônicos em Comunidade ribeirinhas do Baixo Amazonas. (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado do Amazonas. Manaus: UEA, 2012.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 23 Reimp. São Paulo: Atlas, 2015.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.