PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA REVISTA REAMEC

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14713

Palavras-chave:

Pesquisas, Formação continuada de professores na pandemia, Formação Inicial de Professores. Estágio Supervisionado. Professores que ensinam Matemática., reamec

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo identificar e analisar pesquisas publicadas na Revista REAMEC que versam sobre a formação continuada dos professores que ensinam matemática. Para tanto, na fundamentação teórica, discorreu-se sobre alguns aspectos históricos e conceituais sobre a formação continuada de professores. Metodologicamente, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo bibliográfico. No processo de identificação das pesquisas, recorreu-se aos seguintes descritores: “formação continuada” e “professores que ensinam matemática”, sendo analisadas as 19 edições da revista REAMEC, correspondentes aos anos de 2013 a 2021. Dentre os resultados, observou-se que: dentre um total de 352 trabalhos, foram encontrados somente seis que versam sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática; as temáticas identificadas foram a Etnomodelagem, as contribuições do PNAIC e do PIBID, o modelo metodológico do Espiral RePARe e o panorama das pesquisas sobre formação continuada para professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental produzidas em Instituições de Ensino Superior localizadas na Amazônia Legal Brasileira; quanto à abordagem metodológica das pesquisas, a qualitativa teve maior destaque; e, por fim, sobre os resultados das pesquisas, destaca-se que a maioria contempla e defende experiências formativas que priorizam um trabalho colaborativo e de reflexão sobre a prática. Verificou-se a importância da escola se constituir no foco e lócus de formação continuada. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam no sentido de divulgar produções científicas da região amazônica e de fomentar estudos e discussões sobre as demandas e especificidades da formação continuada de professores que ensinam matemática.

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Biografia do Autor

Debora Cristina Gerola da Cruz, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da UNIR - Universidade Federal de Rondônia, campus Ji-Paraná. Pós-graduada em Metodologia de Ensino de Matemática e Física pela Faculdade Futura (2018). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo IFRO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (2017), campus Vilhena. Durante o curso participou como estagiária no Projeto de extensão PMATEnem(Programa Matemática para o Enem). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela UNIR - Universidade Federal de Rondônia (2010), campus Vilhena. Atualmente, atua como professora efetiva de Matemática da Semed - Vilhena (Secretaria Municipal de Educação de Vilhena) e durante 4 anos atuou como professora de Matemática na Seduc- MT, lotada na Escola Estadual Cora Coralina, localizada na cidade de Comodoro -MT. Desenvolve trabalhos com ênfase no uso da leitura e escrita no ensino da Matemática. Entre janeiro de 2015 e junho de 2018 desempenhou a função de agente de negócios no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Vilhena), onde, dentre outras atribuições, também fez parte das equipes de organização de eventos como o Senac + Profissões e o Circuito de Tecnologias da Informação e Profissões.

Alessandra Finco Gottardo, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Licenciatura Plena em Pedagogia - Habilitação para Docência em Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Áreas Pedagógicas e Competências para Gestão Educacional pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2005). Experiência com Alfabetização e Áreas Pedagógicas.

Eliana Alves Pereira Leite, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Doutorado em Educação, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É coordenadora do Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores/as que Ensinam Matemática (GFOPEM/UNIR - Ji-Paraná) e participa dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GROEPEM) da UNIR/Ji-Paraná; Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (GRUEPEM) da UFMT. Atualmente é Professora do Departamento Acadêmico de Matemática e Estatística (DAME), bem como do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da UNIR - Campus de Ji-Paraná. Temáticas de interesse de pesquisa: Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática (Pedagogo e Professor de Matemática), professores iniciantes e experientes que ensinam matemática, formação de formadores dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática, conhecimentos docentes, metacognição/estratégias metacognitivas, resolução de problemas e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Referências

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Publicado

2023-05-31

Como Citar

CRUZ, D. C. G. da .; GOTTARDO, A. F. .; LEITE, E. A. P. PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA REVISTA REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23018, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14713. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14713. Acesso em: 3 maio. 2024.