PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA REVISTA REAMEC
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Pesquisas, Formação continuada de professores na pandemia, Formação Inicial de Professores. Estágio Supervisionado. Professores que ensinam Matemática., reamecResumo
Esta pesquisa teve por objetivo identificar e analisar pesquisas publicadas na Revista REAMEC que versam sobre a formação continuada dos professores que ensinam matemática. Para tanto, na fundamentação teórica, discorreu-se sobre alguns aspectos históricos e conceituais sobre a formação continuada de professores. Metodologicamente, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo bibliográfico. No processo de identificação das pesquisas, recorreu-se aos seguintes descritores: “formação continuada” e “professores que ensinam matemática”, sendo analisadas as 19 edições da revista REAMEC, correspondentes aos anos de 2013 a 2021. Dentre os resultados, observou-se que: dentre um total de 352 trabalhos, foram encontrados somente seis que versam sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática; as temáticas identificadas foram a Etnomodelagem, as contribuições do PNAIC e do PIBID, o modelo metodológico do Espiral RePARe e o panorama das pesquisas sobre formação continuada para professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental produzidas em Instituições de Ensino Superior localizadas na Amazônia Legal Brasileira; quanto à abordagem metodológica das pesquisas, a qualitativa teve maior destaque; e, por fim, sobre os resultados das pesquisas, destaca-se que a maioria contempla e defende experiências formativas que priorizam um trabalho colaborativo e de reflexão sobre a prática. Verificou-se a importância da escola se constituir no foco e lócus de formação continuada. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam no sentido de divulgar produções científicas da região amazônica e de fomentar estudos e discussões sobre as demandas e especificidades da formação continuada de professores que ensinam matemática.
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Referências
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