FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DA I FECITBA: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM ÓBIDOS-BAIXO AMAZONAS-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v7i3.9275


Palavras-chave:

Formação continuada, Projetos de investigação, Eventos científicos.

Resumo

Neste trabalho trazemos o relato e a análise dos percursos e resultados de uma prática de formação continuada para professores da rede pública de ensino em Óbidos-PA, realizada como parte das atividades de preparação da I Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas-PA (I FECITBA). As atividades envolveram a articulação interinstitucional para a divulgação do evento, a realização de atividades de formação e a mobilização das instituições de educação básica obidenses para participar da I FECITBA. Participaram dos encontros de formação 28 profissionais, incluindo docentes e técnicos de 17 instituições. Para o evento foram mobilizados 67 participantes, com apresentação de 16 projetos, dos quais 09 foram premiados com bolsas de iniciação científica do CNPq. O conjunto de ações realizadas com o coletivo de profissionais em Óbidos, além da participação do coletivo de professores e estudantes no evento indicam que os resultados alcançados favorecem a integração dos municípios da região em processos diferenciados de formação científica e contribui para a consolidação do papel social da universidade junto à comunidade regional.

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Biografia do Autor

  • Cláudia Silva de Castro, Universidade Federal do Oeste do Pará

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Pará (2002), mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas, área de concentração Educação em CIências (2010), pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA), doutorado em Educação em Ciências e Matemática (2018), pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC (UFMT) . Atua como docente da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, no Instituto de Ciências da Educação/Programa de Ciências Exatas. Tem experiência com projetos e programas institucionais voltados para a formação docente, tais como PIBID, Prodocência e Novos Talentos. Desenvolve pesquisa na área de Educação em Ciências e Matemática e atua principalmente nos seguintes temas: ensino de física, ensino através de temas, processo de ensino e aprendizagem, currículo do ensino médio, formação inicial e continuada de professores, iniciação científica na escola básica, desenvolvimento profissional contínuo e relação entre a escola e a universidade.

  • Iata Anderson Ferreira de Araújo, Secretaria de Estado de Educação do Pará

    Licenciado em Ciências Biológicas (2008) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista em Ensino Interdisciplinar das Ciências e do Meio Ambiente - INTERCIÊNCIAS (2013) pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); Mestrado em Educação (2015) na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Possuo experiência como Tutor Presencial no Curso de Licenciatura em Biologia - Modalidade à Distância, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Tenho experiência no Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI / Programa Jovem do Futuro - PJF, como Professor-Articulador. Atuei na elaboração do ProEMI da EEE Médio São José (2017) e, na elaboração da Proposta de Flexibilização Curricular - PFC da E.E.E. Médio São José (2019). Desenvolvi atividades no PARFOR/UFOPA e também na Especialização da Escola de Gestores - ICED/UFOPA. Atualmente é Professor Classe I - SEDUC/PA. Atualmente é Doutorando em Educação na Amazônia na Rede Educanorte - Associação Plena em Rede, polo Ufopa. Programa de Pós-Graduação na Amazônia (PGEDA - Turma 2020).

  • Rosália Campos Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Óbidos

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2004).Pós-graduada em Docência na Educação Infantil pela UFPA(2014). Atualmente é coordenadora pedagógica - Secretaria Municipal de Educação-Óbidos/PA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

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Publicado

2020-07-21

Como Citar

FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DA I FECITBA: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM ÓBIDOS-BAIXO AMAZONAS-PA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 3, p. 176–192, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v7i3.9275. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9275. Acesso em: 10 abr. 2025.