RED DE FORMACIÓN E INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE CIENCIAS Y MATEMÁTICAS: AMPLIANDO LAS FRONTERAS AMAZÓNICAS

Autores/as

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16791

Palabras clave:

Educación en Ciencias y Matemáticas, Investigación Colaborativa, Educación en la Amazonía, Metodologías de Enseñanza, Formación Docente

Resumen

Esta edición de la Revista REAMEC, titulada "Red de Formación e Investigación en Enseñanza de Ciencias y Matemáticas: ampliando las fronteras amazónicas", nace de actividades académicas realizadas mediante una colaboración entre la UFMA, la UFAM y la UFSC, iniciada en 2018 bajo el Programa Nacional de Cooperación Académica en la Amazonía. Su objetivo es fortalecer la investigación y los estudios de posgrado en la Región Amazónica, enfocándose en la Epistemología, Historia, Sostenibilidad Ambiental, Formación Docente y Enseñanza de Ciencias y Matemáticas. Esta edición especial destaca las contribuciones de la red de investigación a la metodología de investigación, los fundamentos teórico-metodológicos y la emergencia de nuevos objetos de investigación en Educación en Ciencias y Matemáticas. Consta de 14 artículos, que abarcan temas diversos como la deserción estudiantil, enseñanza de la aritmética, historia de la Química, deserción en cursos de Ingeniería e integración del enfoque Ciencia, Tecnología y Sociedad en la enseñanza de Física. Además, incluye discusiones sobre arte indígena contemporáneo, percepciones de profesores, historia de las matemáticas en cursos de licenciatura, divulgación científica para niños, usabilidad en entornos virtuales, métodos pedagógicos para la educación inclusiva, arquitectura pedagógica para la enseñanza de ciencias y educación matemática para niñas. Este volumen demuestra el valor de la colaboración académica y el apoyo de agencias de financiación, particularmente CAPES, en el avance de la investigación educativa en la región.

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Biografía del autor/a

Cláudia Regina Flores, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), Mestrado em Educação, na linha Ensino de Ciências Naturais e Matemática, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Educação, na linha Ensino de Ciências, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Realizou estágio de doutoramento na Universitè de Roeun, França, durante o ano de 2002, Pós-Doutorado na North Carolina State University - EUA, 2010-2011, e Pós-Doutorado na Catholic University of Leuven, Bélgica, 2016-2017. Foi membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Gestão 2013-2016). É Professora Titular do Departamento de Metodologia de Ensino, da Universidade Federal de Santa Catarina e professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É editora da Educação Matemática na Revista Alexandria do PPGECT-UFSC. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica- UFSC (Gestão 2018-2020). É líder do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática, GECEM. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: visualidade, arte e história e suas conexões com a formação de professores e o ensino de matemática.

Marta Silva dos Santos Gusmão, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Amazonas (1984), graduação em Tecnologia em Eletrônica pelo Instituto de Tecnologia do Amazonas (UTAM-1984), mestrado em Física Básica pelo Instituto de Física de São Carlos - USP (1989) e doutorado em Física pela University of Tennessee (1996, USA), Pós-Doutorado em 2016, em Denton, TX, USA. Atualmente, é professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Foi coordenadora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Física da UFAM e do Programa de Pós-Graduação em Ensino Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada com ênfase em Propriedades Semicondutores utilizando DFT, e atualmente, estuda argilas minerais com substituição química de seus constituintes para aplicações tecnológicas. Na área de Ensino, contribuiu na elaboração do projeto de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e foi Avaliadora no PNDL de Física em 2012 e 2015. Atua na área de Formação de Professores e na Novas Tecnologias para o Ensino de Ciências. Foi coordenadora de Física do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/UFAM), de 2007 a 2014, coordenou mais 60 bolsistas em 4 Escolas Estaduais do Estado do Amazonas.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service d'Histoire de l'Éducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC. Membro fundador da GHEMAT-BRASIL: Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática : 1o. secretário (Mandato 2018-2022). Atualmente é Tesoureiro (Mandato 2022-2026) Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática e história da matemática.

Antonio José da Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Licenciado em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (2004), hoje IFMA. Especialista em Fundamentos de Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2006). Mestre em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão (2009) com ênfase em Modelagem, Identificação de Sistemas e Controle de Processos Elétricos e Industriais. Desenvolve trabalhos de pesquisa relacionados à Educação Matemática e Informática Educacional, objetivando formação de docentes e processos de ensino, aprendizagem e didática na matemática. Foi professor na Educação Básica das redes privada e pública de ensino. Foi professor de diversas instituições de Ensino Superior público e privado, hoje é Professor Adjunto, Classe C, Nível 3 com dedicação exclusiva lotado no Departamento de Matemática da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, atuando na graduação e pós-graduação (PROFMAT e PPECEM).

Citas

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Publicado

2023-12-13

Cómo citar

FLORES, C. R. .; GUSMÃO, M. S. dos S.; COSTA, D. A. da; SILVA, A. J. da. RED DE FORMACIÓN E INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE CIENCIAS Y MATEMÁTICAS: AMPLIANDO LAS FRONTERAS AMAZÓNICAS. REAMEC - Red Amazónica de Educación en Ciencias y Matemáticas, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23109, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16791. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16791. Acesso em: 3 jul. 2024.

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