REDE DE FORMAÇÃO E PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: AMPLIANDO AS FRONTEIRAS AMAZÔNICA
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.16791Palavras-chave:
Ensino de Ciências e Matemática, Pesquisa Colaborativa, Educação na Amazônia, Metodologias de Ensino, Formação de ProfessoresResumo
A presente edição da Revista REAMEC, intitulada "Rede de Formação e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática: ampliando as fronteiras amazônica", é resultado da colaboração entre UFMA, UFAM e UFSC, iniciada em 2018 no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia. O foco é fortalecer a pesquisa e a pós-graduação na Região Amazônica, abordando temas como Epistemologia, História, Sustentabilidade Ambiental, Formação de Professores e Ensino de Ciências e Matemática. Esta edição especial destaca a importância da rede de pesquisa na metodologia, teoria e emergência de novos objetos de estudo no campo do Ensino de Ciências e Matemática. Contendo 14 artigos, a publicação abrange temas variados, como evasão estudantil, ensino de aritmética, história da Química, evasão nos cursos de Engenharia e a integração da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de Física. Inclui ainda discussões sobre arte contemporânea indígena, percepções de professores, história da matemática em licenciaturas, divulgação científica infantil, usabilidade em ambientes virtuais, métodos pedagógicos para educação inclusiva, arquitetura pedagógica para o ensino de ciências e o ensino matemático para meninas. Este volume evidencia a colaboração acadêmica e o apoio de agências de fomento, especialmente a CAPES, para o avanço da pesquisa educacional na região.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
GUSMÃO, M. S. dos S. .; SANTOS, Y. A. dos .; FROTA, H. O. da . Os programas institucionais como instrumentos para redução da evasão de estudantes no ensino superior: o caso do PET/Física UFAM. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–24, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16482
BARBARESCO , C. S. .; COSTA, D. A. da. O ensino de aritmética nas escolas profissionais técnicas amazonenses (1873-1926). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–27, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16485
TEIXEIRA , Y. B. da S. .; LIRA, P. D. de .; ANTUNES, E. P. Abordagem histórica em manuais do ensino superior em Química: nomenclatura e alquimia. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–19, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16486
NETO, J. de P. A.; CUSTÓDIO, J. F. Evasão nos cursos de engenharia do IFSC/FLN e a relação com o saber. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–28, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16487
OLIVEIRA, E. F. de; LIMA, M. C. A. . O ensino de física e a abordagem ciência, tecnologia e sociedade em publicações nacionais da área de ensino. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–22, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16489
LUDVIG, I. C.; FLORES, C. R. .; WAGNER, D. R. . No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escola. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–17, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16491
PEREIRA , E. da C.; MARQUES , C. V. V. C. O. Percepções de professores sobre saberes e explicações científicos de estudantes em construção. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–24, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16494
COSTA, L. B. M. .; SILVA NETO, B. C. Da. Mapeamento sistemático sobre história da matemática em cursos de licenciatura em matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–25, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16495
ALMEIDA, L. M. de .; SOUSA, C. E. B. de . Divulgação científica para crianças: uma análise das propostas de atuação ambiental apresentadas na revista ciência hoje das crianças. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–21, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16496
DOLZANE, M. I. F. .; GOMES, E. de C. .; BRITO, Y. S. L. .; MORAIS, J. A. . Cartografia da usabilidade em ambiente virtual na pesquisa stricto sensu. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–24, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16497
MACIEL, G. de M. .; CASTRO, T. H. C. de . Conexões entre o método montessoriano e a teoria de aprendizagem de Brunner: novas perspectivas à educação inclusiva. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–18, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16501
CHAGAS, J. da C. .; CASTRO JR, A. N. de . Uma arquitetura pedagógica para o ensino de ciências. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–30, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16502
SANTOS, S. C. S. .; OLIVEIRA, M. A.; MATOS, M. M. M. Revista de divulgação científica do INPA: uma visão a partir da análise discursiva bakhtiniana. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–29, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16503
RIBEIRO, E. R. P. S. .; SILVA, A. J. da .; GUIMARÃES, M. D. . Os saberes matemáticos para meninas no maranhão: um breve contexto a partir da primeira lei educacional brasileira de 1827. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e23079, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16661
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cláudia Regina Flores, Marta Silva dos Santos Gusmão, David Antonio da Costa, David Antonio da Costa, Antonio José da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.