APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.14854Palavras-chave:
Formação Inicial, Matemática, Professor PolivalenteResumo
Este artigo teve o objetivo de identificar a produção científica sobre aprendizagem da docência e formação inicial em pesquisas com professores polivalentes que ensinam Matemática. O conceito de professores polivalentes aplica-se aos docentes formados em Pedagogia com habilitação para a docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, adotamos um protocolo de revisão de literatura com a string “aprendizagem da docência” AND “formação inicial” AND “professores que ensinam Matemática” no período de 2017 a 2022 em trabalhos escritos em língua portuguesa disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Este protocolo foi constituído por critérios de inclusão e exclusão, além de questões-norteadoras que subsidiaram a análise qualitativa das produções. Diante disso, três pesquisas foram selecionadas e analisadas a partir do viés interpretativo da espiral de Creswell (2014), o que nos reportou para a composição de duas categorias analíticas: a) aprendizagem da docência; e b) formação inicial de professores que ensinam Matemática. Os resultados dessas pesquisas reforçam a importância de uma formação inicial para professores polivalentes que ensinam Matemática, baseada em estratégias de ensino que integrem conhecimentos matemáticos, didáticos e pedagógicos. Além disso, destacamos a necessidade de incentivar a consciência de que o desenvolvimento profissional docente é um processo contínuo.
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