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CONTRIBUIÇÕES DA TEMÁTICA FREIRIANA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE NAS ATAS DO ENPEC NO PERÍODO 2011-2019
CONTRIBUTIONS OF FREIREAN THEMATIC TO SCIENCE TEACHING: AN ANALYSIS OF ENPEC PROCEEDINGS IN THE 2011-2019 PERIOD
CONTRIBUCIONES DE LA TEMÁTICA FREIREAN A LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS: ANÁLISIS DE LOS PROCEDIMIENTOS DE ENPEC EN EL PERÍODO 2011-2019
REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, vol. 10, núm. 2, e22029, 2022
Universidade Federal de Mato Grosso

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
ISSN-e: 2318-6674
Periodicidade: Frecuencia continua
vol. 10, núm. 2, e22029, 2022

Recepção: 29 Dezembro 2021

Aprovação: 21 Abril 2022

Publicado: 23 Maio 2022

Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC –Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática -os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.

Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Resumo: Compreendendo a relevância das pesquisas envolvendo a epistemologia Freiriana, o presente estudo tem o objetivo de analisar as contribuições da temática Freiriana para o ensino de Ciências presentes nas atas do ENPEC no período 2011 até 2019 e seus possíveis reflexos para o processo formativo dos sujeitos. A metodologia adotada pautou-se em uma pesquisa do tipo “estado da arte” sendo mapeado um total de 5.394 trabalhos. Destes, 44 apresentavam no título e/ou palavras-chaves os seguintes termos: “Freire”, “educação libertadora” e educação democrática”. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise Textual Discursiva com a criação dos seguintes descritores: ano de publicação, autores, instituições, palavras-chaves, sujeitos da pesquisa, nível de ensino e área do conhecimento. Para analisar os títulos, objetivos, metodologias e resultados alcançados foram criadas três categorias a priori: categoria I: práticas envolvendo a temática Freiriana, categoria II: a formação de professores pautada na epistemologia Freiriana e categoria III: concepções, caminhos e possibilidades no uso da temática Freiriana. Como resultados foi possível observar que o uso da abordagem Freiriana nos trabalhos permite auxiliar no processo formativo crítico e reflexivo dos sujeitos direcionando para as (con)vivências sociais.

Palavras-chave: Freire, Educação Libertadora, Educação Democrática, Processo Formativo.

Abstract: Understanding the relevance of research involving Freirean epistemology, this study aims to analyze the contributions of the Freirean theme to Science Teaching, present in the ENPEC minutes from 2011 to 2019 and its possible consequences for the training process of the subjects. The methodology adopted was based on a “state of the art” type survey, with a total of 5,394 works being mapped. Of these, 44 had the following terms in the title and/or keywords: “Freire”; “Liberating Education” and Democratic Education”. For data analysis, Discursive Textual Analysis was used, with the creation of the following descriptors: year of publication, authors, institutions, keywords, research subjects, educational level and area of knowledge. To analyze the titles, objectives, methodologies and results achieved, three a priori categories were created: Category I: Practices involving the Freirean theme; Category II: Teacher education based on Freire's epistemology and Category III: Conceptions, ways and possibilities in the use of Freire's theme. As a result, it was possible to observe that the use of the Freirean approach in the works allows to assist in the critical and reflective training process of the subjects, directing them towards social (co)existences.

Keywords: Freire, Liberating Education, Democratic Education, Formative Process.

Resumen: Entendiendo la relevancia de la investigación que involucra a la Epistemología Freiriana, este estudio tiene como objetivo analizar los aportes de la Temática Freiriana para la Enseñanza de las Ciencias, presente en las actas de la ENPEC de 2011 a 2019 y sus posibles consecuencias para el proceso de formación de los sujetos. La metodología adoptada se basó en un levantamiento tipo “estado del arte”, con un total de 5.394 obras en mapeo. De estos, 44 tenían los siguientes términos en el título y / o palabras clave: “Freire”; “Educación liberadora” y Educación democrática”. Para el análisis de los datos se utilizó el Análisis Textual Discursivo, con la creación de los siguientes descriptores: año de publicación, autores, instituciones, palabras clave, sujetos de investigación, nivel educativo y área de conocimiento. Para analizar los títulos, objetivos, metodologías y resultados alcanzados, se crearon tres categorías a priori: Categoría I: Prácticas que involucran el Tema Freireano; Categoría II: Formación del profesorado basada en la epistemología freiriana y Categoría III: Concepciones, formas y posibilidades en el uso de la temática freiriana. Como resultado, se pudo observar que el uso del Enfoque Freiriano en los trabajos permite ayudar en el proceso de formación crítica y reflexiva de los sujetos, encaminándolos hacia las (co) existencias sociales.

Palabras clave: Freire, Educación Liberadora, Educación Democrática, Proceso Formativo.

1. INTRODUÇÃO

A formação de um sujeito para as (con)vivências em sociedade precisa pautar-se no desenvolvimento da criticidade e da responsabilidade social. Da mesma forma, os indivíduos precisam reconhecer a necessidade de tomada de decisão sábia acerca das problemáticas socioculturais, ambientais, econômicas, políticas e que (inter)ferem no modo de viver coletivo. Em suma, deve-se instigar o pensamento racional dos sujeitos atentando para a polissemia de saberes, vivências e experiências que estão presentes nos mais variados espaços sociais favorecendo o debate, as inter-relações e as trocas de conhecimentos.

A epistemologia Freiriana, embasada no diálogo e no desenvolvimento da criticidade, precisa estar presente no dia a dia de alunos, professores e da comunidade em geral potencializando ações afirmativas de convívio social e novas aprendizagens. Por meio da criticidade, os sujeitos sabem se posicionar em diferentes contextos e situações, reconhecem seus direitos e atuam de forma a mitigar riscos e malefícios a sociedade. Da mesma forma, ocorre um processo de intervenção social contribuindo com uma formação cidadã-crítica e com possíveis mudanças de paradigmas.

Sabe-se que a educação é um caminho para transformar os sujeitos e libertar das ideias hegemônicas buscando diminuir as desigualdades sociais e a alienação ideológica. A epistemologia Freiriana, sendo uma importante forma de intervenção social, permite (des)construir os sujeitos à medida que o conhecimento científico se torna presente no cotidiano de cada indivíduo. Assim, o contexto sociocultural torna-se elemento balizador no processo de reflexão e tomada de decisão. Em outras palavras, ocorre a construção e formação de sujeitos ativos na sociedade envolvidos com as questões políticas, culturais, econômicas, ambientais e que se inter-relacionam com a sociedade.

A formação de um indivíduo precisa relacionar-se às temáticas emergentes que se fazem presente na atualidade. Nesse contexto, o uso da abordagem Freiriana permite que o indivíduo compreenda o seu papel enquanto cidadão sendo capaz de transformar o ambiente em que vive, bem como a sociedade, por meio de práticas e ações que inserem a lógica da racionalidade humana. Dentro do campo científico, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) vem se configurando como um importante veículo de socialização e divulgação das pesquisas em Educação em Ciências permitindo o diálogo e as trocas de saberes entre pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes instituições brasileiras e de outros países. Por meio do compartilhamento de resultados de pesquisas teóricas e empíricas, ocorre um (re)pensar no uso de diferentes correntes teóricas oportunizando a divulgação e a sustentação científica.

Pensando nos estudos Freirianos, articulado com o Ensino de Ciências, pode-se dizer que permite uma inter-relação entre a sociedade, educação, cultura, política, vivências e experiências construindo novas identidades nos sujeitos, os quais se reconhecem enquanto parte da sociedade pautando a aplicabilidade de condutas e práticas que possibilitam transformar o meio em que residem direcionando para outros lócus sociais. O uso da epistemologia Freiriana no campo da Educação em Ciências instiga debates e provocações sobre o que está sendo pesquisado e quais as perspectivas teóricas e metodológicas que estão se delineando no campo do conhecimento, incumbindo diálogos acerca de novas pesquisas que envolvem a Ciência, Sociedade e Tecnologia (CTS), bem como a Educação Ambiental (EA), as práticas culturais, sociais, educacionais, possibilitando constantes reflexões na área da Ciência.

O uso da abordagem Freiriana, além de formar um sujeito autônomo e crítico, ainda articula diferentes conhecimentos permeando o desenvolvimento de novas pesquisas nas mais diversas áreas científicas. Sendo assim, pensando na importância dos estudos e debates Freirianos para a contemporaneidade e sua relação com o processo de emancipação dos sujeitos, o presente estudo tem o objetivo analisar as contribuições da temática Freiriana para o ensino de ciências presentes nas atas do ENPEC no período 2011 até 2019 e seus possíveis reflexos para o processo formativo dos sujeitos.

2. REFERÊNCIAL TEÓRICO

Ensinar Ciências na contemporaneidade precisa ir além de uma abordagem mecânica, memorística e tecnicista que pouco contribui com o processo de desenvolvimento da criticidade dos sujeitos. Maestrelli e Lorenzetti (2021, p. 16) afirmam que “os conhecimentos científicos podem ser entendidos como uma construção humana repleta de sentidos e significados, que englobam conceitos e ideias científicas, aspectos da natureza da ciência e as relações entre a tecnologia, a sociedade e o ambiente”.

A partir da década de 1950 surgiram diversos movimentos que debatiam as relações entre sociedade, educação, política e economia visando um novo olhar às questões de desenvolvimento. Na visão de Krasilchik (2000) estes movimentos instigavam o reconhecimento entre ciência e tecnologia, sendo uma possível forma de desenvolvimento econômico, cultural e social. Com o passar dos anos, e com a competitividade no uso de tecnologias, ocorreram investimentos nas áreas das ciências com vistas a contribuir com o desenvolvimento tecnológico, o qual teve reflexos (in)diretamente no meio social e educacional.

Em se tratando da importância do Ensino de Ciências, Fin (2014) afirma que deve permitir o desenvolvimento de aspectos cognitivos que facilitam a compreensão de fatos cotidianos promovendo a busca pela resolução de problemas e a tomada de decisão contribuindo com uma formação humana e que apresente reflexos na sociedade. No mesmo sentido, Viecheneski, Lorenzetti e Carletto (2012) comentam que o ensino de Ciências é reconhecido por pesquisadores da área em todo o mundo, principalmente quanto aos seus objetivos, pois ensinar Ciências consiste em articular conhecimentos sociais, ambientais, culturais e políticos visando contribuir com uma tomada de decisão sábia para o convívio em sociedade.

O Ensino de Ciências precisa estar articulado com uma educação democrática, libertadora e emancipatória criando possibilidades de intervenção social. Krupczak e Aires (2021, p. 2) comentam a importância de Paulo Freire quando afirmam que “foi um importante educador brasileiro, tendo escrito diversos livros e desenvolvido uma metodologia de ensino conhecida como Pedagogia Crítica, Pedagogia Freireana ou Educação Problematizadora”. Nesse sentido, a educação libertadora, democrática e crítica é aquela que instiga o desenvolvimento dos sujeitos para uma atuação responsável na sociedade problematizando as ideias hegemônicas presentes na política, na cultura, no meio ambiente e que acabam alienando a população (FREIRE, 2007).

A Educação Científica, em sua pluralidade, pode ser considerada como a Educação Bancária baseando-se na concepção freiriana com a memorização de termos, fórmulas e conteúdos (AULER; DELIZOICOV, 2006). Na Educação Bancária, Freire (1987) explana a conjuntura tradicional do processo de ensino no qual o conteúdo ministrado em sala de aula não interage com a realidade dos alunos transformando-os em meros espectadores do processo de aprendizagem enquanto o professor atua como agente ativo, central e único detentor do conhecimento.

Santos (2008, p. 111) relaciona a perspectiva educacional de Paulo Freire como uma visão humanística ao ensino de Ciências, pois “a perspectiva freiriana traz a educação política que busca a transformação do modelo racional de ciência e tecnologia excludente para um modelo voltado para justiça e igualdade social”. O intento para as pesquisas em Ciência e Tecnologia ocorre por meio da seleção de problemas a serem investigados, determinados por fatores como interesses e necessidades, amiúde de fatores externos ao mundo científico. Nesse contexto, Delizoicov e Auler (2011) aduzem que, na investigação temática de Freire proveniente da problematização, pode-se identificar no processo dialógico as demandas e temáticas específicas, próprias de uma coletividade.

A respeito da concepção Freiriana destacam-se a problematização e a dialogicidade como princípios centrais norteadores da filosofia de Freire. A problematização é caracterizada por um processo de desestabilização do educando no qual sua experiência de vida deve ser o ponto de partida de sua aprendizagem, considerando que sua vivência pode ser apreendida e modificada. A dialogicidade está centrada na interlocução entre professor e aluno em um diálogo diretivo que permite ao educando ter conhecimento do seu pensar em relação ao seu conhecimento prévio permeando o processo educativo como prática da liberdade. Diante dessa perspectiva, a dinâmica da Educação Problematizadora é voltada ao processo investigativo que objetiva explicitar as situações contraditórias vivenciadas pelos alunos dando origem aos Temas Geradores que guiarão a ação pedagógica e permitirão aos alunos superar a situação-limite, ou seja, a superação de situações que parecem intransponíveis pelos educandos quando estes se encontram no nível de consciência real efetiva (SANTOS, 2008).

De acordo com Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002) a Abordagem Temática Freiriana é uma perspectiva de reorganização curricular na qual os conteúdos das disciplinas escolares são subordinados a uma temática. Esta abordagem encontra-se fundamentada nas ideias de educação progressista tendo como um dos principais focos o diálogo e a problematização de situações significativas vivenciadas pelos alunos.

Na abordagem Freiriana, os temas que emergem de contradições sociais vivenciadas pelos educandos em sociedade são considerados pontos de partida para estruturar todo o processo didático-pedagógico (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002). O processo de Investigação Temática, proposto por Freire (1987) e sistematizado por Delizoicov (1991), ocorre em cinco etapas: (1) Levantamento preliminar: mapeamento das principais situações significativas envolvidas na realidade local dos alunos e comunidade; (2) Codificação: análise e escolha das situações problemáticas vivenciadas pelos estudantes e comunidade; (3) Descodificação: diálogos estabelecidos com os sujeitos envolvidos no processo a fim de obter os Temas Geradores; (4) Redução Temática: seleção dos conteúdos/conceitos necessários para compreensão do tema e planejamento das atividades seguindo os momentos pedagógicos e os conceitos unificadores e (5) Desenvolvimento em sala de aula: implementação da proposta em sala de aula.

A perspectiva Freiriana de problematizar tais situações contribui para que o educando sinta a necessidade de buscar e apreender novos conhecimentos que podem ajudá-lo no enfrentamento de problemas significativos e reais. A natureza do termo problema está relacionada a um determinado momento histórico, fruto das desigualdades sociais que representam contradições vivenciadas pelos alunos, ou seja, o problema sintetizado no Tema Gerador é que vai ser o ponto de partida para a abordagem do conhecimento científico pelo professor. Nessa perspectiva, a dimensão epistemológica do problema perpassa não só o processo de obtenção do tema, mas, também, a organização de toda grade curricular, principalmente na seleção dos conteúdos e conceitos (GEHLEN, 2009).

É partindo da realidade do educando que as propostas de ensino podem se consolidar em práticas transformadoras que propiciam a libertação do indivíduo. O educador precisa, todavia, fazer uso dessa realidade na composição de um processo favorável ao ensino e aprendizagem. Freire (2003, p. 54) reitera que “minha presença no mundo não é a de quem a ele se adapta, mas a de quem nele se insere. É a posição de quem luta para não ser apenas objeto, mas sujeito também da História”.

A Educação Científica, em conjunto com a Educação Social, dá oportunidade para o educando explorar e entender o que existe ao seu redor nas diferentes dimensões: humana, social e cultural, desenvolvendo habilidades, definindo conceitos e estimulando o aluno a observar, questionar, investigar e entender de maneira lógica o meio em que está inserido e os eventos do cotidiano (ROITMAN, 2007). Ao promover uma relação dialógica e autônoma entre educadores e educandos “os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo” (FREIRE, 2003, p. 26).

Pensando na Epistemologia Freiriana, pode-se dizer que epistemologia é composta pelos termos: episteme, que significa ciência, conhecimento e logos que corresponde a discurso, estudo, teoria (JAPIASSU, 1979). A obra Freiriana contempla estes aspectos e sua concepção apresenta uma análise crítica acerca do conhecimento constituindo‐se em uma construção permanente epistemológico dialético, propondo uma Educação Democrática voltada para a conscientização do indivíduo, capaz de lhe dar condições para resistir à alienação e se sublimar da condição de homem‐coisa para homem‐sujeito (ROMÃO, 2003).

O modelo epistemológico freiriano concerne, a partir da Pedagogia problematizadora, a formação de sujeitos críticos, autênticos, autônomos e livres tendo como linha norteadora a emancipação e conscientização humana, no qual a epistemologia, em sua essência, critica o saber dominante e potencializa o saber do dominado. Diante dessa perspectiva, o processo de ensino é entendido como processo fomentador de conhecimento da nossa posição histórica-social com o mundo, da nossa condição real no mundo e como agentes transformadores do mundo por um movimento dialético que envolve pensamento e ação envolvendo o entrelaçamento de processos teóricos e práticos.

3. PERCURSO METODOLÓGICO

O presente estudo apresenta metodologia denominada “estado da arte”. Este tipo de metodologia visa o mapeamento de certo tipo de produção acadêmica podendo estar presente em teses, dissertações, periódicos e/ou anais de eventos. No mesmo sentido, pode-se dizer que esta metodologia apresenta caráter descritivo da produção acadêmica e científica por meio do uso de categorias e facetas que contribuem com o mapeamento da investigação (FERREIRA, 2002).

A presente investigação teve como lócus da pesquisa o Encontro Nacional da Pesquisa em Educação em Ciências que, desde 1997, de forma bianual, vem contribuindo com o campo da pesquisa em Educação em Ciências. Como recorte para este estudo optou-se em analisar as últimas cinco edições do evento compreendendo o campo investigativo os anos de 2011 até 2019. No período analisado ocorreu um mapeamento de 5.394 trabalhos, independente das áreas temáticas em que se encontram nas atas do ENPEC. Deste total, 44 apresentavam no título e/ou palavras-chave um ou mais dos seguintes termos: “Freire”, “Educação Libertadora” e “Educação Democrática”, os quais contemplam a Epistemologia Freiriana.

Como mecanismo de análise foram criados os seguintes descritores: ano de publicação, autores, instituições, palavras-chave, área do conhecimento, sujeitos da pesquisa e nível de ensino. Ainda, visando analisar os títulos, objetivos, metodologias e resultados presentes nos trabalhos, optou-se em criar três categorias, a priori: Categoria I: Práticas envolvendo a Temática Freiriana; Categoria II: A formação de professores pautada na Epistemologia Freiriana e Categoria III: Concepções, caminhos e possibilidades no uso da Temática Freiriana. Como metodologia de análise dos dados utilizou-se a análise textual discursiva que inicia com a unitarização dos dados em que os textos são separados em unidades de significados (MORAES; GALIAZZI, 2006). Pensando nisso, pode-se dizer que a análise textual discursiva “se desloca do empírico para a abstração teórica, que só pode ser alcançada se o pesquisador fizer um movimento intenso de interpretação e produção de argumentos” (MORAES; GALIAZZI, 2006, p. 118).

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

De um total de 5.394 trabalhos presentes nas atas do ENPEC, no período 2011 até 2019, foi possível encontrar 44 que se inserem na proposta deste estudo. Em relação ao descritor ano de publicação, a Tabela 1 mostra o quantitativo de trabalhos que foram publicados e divulgados nas atas do ENPEC.

Tabela 1
Relação de trabalhos mapeados e analisados.

Elaborado pelos autores, 2021

Conforme os dados presentes na tabela, pôde-se perceber que 2017 e 2011 foram os anos que mais tiveram trabalhos publicados nas atas do ENPEC, totalizando mais da metade do total dos trabalhos mapeados e que contemplam este estudo (59,09%). Ainda, foi possível perceber que o quantitativo de trabalhos mapeados corresponde a 0,81% do total dos trabalhos presentes nas atas do ENPEC do período 2011 até 2019, ou seja, há poucos trabalhos voltados à Temática Freiriana e que se inserem na lógica desta investigação.

Em relação aos autores que socializaram suas pesquisas nas atas do ENPEC, pôde-se perceber um total de 112 autores diferentes. Destes, foi possível analisar que Simoni Tormohlen Gehlen publicou oito trabalhos (7,14%), Elaine Cristina Ricci quatro trabalhos (3,57%) e Décio Auler, Cristiane Muenchen, Antonio Fernando Gouvêa da Silva e Angélica Bellodi Sant’Ana Furlan três trabalhos cada um (2,67%).

Visando conhecer as Instituições que estão publicando suas pesquisas nas atas do ENPEC e contribuindo com os conhecimentos envolvendo Paulo Freire, encontrou-se um total de 115 Instituições. Este total se deve ao fato de ter ocorrido o mapeamento total de aparições das Instituições por meio do número de autores presentes nos trabalhos. Nos casos de trabalhos com mais de um autor, contabilizou-se, também, mais de uma vez a Instituição. Em relação aos dados das Instituições que mais socializaram suas pesquisas a Tabela 2 mostra o ranking da relação de trabalhos mapeados por instituição e região brasileira.

Tabela 2
Ranking das Instituições mapeadas nas atas do ENPEC por regiões brasileiras

Elaborado pelos autores, 2021.

Conforme dados da tabela, percebe-se que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), localizada no estado do Rio Grande do Sul, aparece mais vezes nos trabalhos mapeados, seguida da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Por meio de uma análise por região é possível dizer que 30,45% dos trabalhos mapeados estão sendo desenvolvidos na região sul do Brasil. Isso pode indicar a presença de grupos de pesquisa consolidados e que discutem a Temática Freiriana contribuindo com o campo científico, com foco na Educação em Ciências. Logo em seguida encontra-se a região Sudeste, com 19,12% dos trabalhos mapeados, bem como a região nordeste (13,04%) e região Centro-Oeste (5,21%).

Em relação ao descritor/palavras-chave verificou-se um total de 165 palavras que foram mapeadas nos trabalhos. Deste total, 21 (12,72%) intitulam-se Paulo Freire, 8 (4,84%) Ensino de Ciências, 8 (4,84%) Formação de Professores, 5 (3,03%) Freire, 5 (3,03%) Abordagem Temática Freiriana, 5 (3,03%) Ensino de Química, bem como 4 (2,42%) denominam-se: Pedagogia Freiriana e Tema Gerador cada uma. As demais palavras tiveram pouca representatividade quantitativa de aparições neste estudo. Analisando estas palavras, uma parte significativa dos trabalhos mapeados envolvem diretamente Paulo Freire interligando conhecimentos com a Formação de Professores no Ensino de Ciências e Química.

Analisando os sujeitos da pesquisa presentes nos trabalhos analisados observou-se que em primeiro lugar estão alunos (26%), em segundo professores e bases bibliográficas (18%) e, logo em seguida, encontram-se comunidade, pesquisadores, museus, dissertações e teses que tiveram aparições menos significativas. Já em relação ao nível de ensino, verificou-se que 28,58% estão voltados ao Ensino Superior, 15,47% ao Ensino Fundamental II, 14,29% a Pós-Graduação, 14,29% ao Ensino Médio, 10,71% ao Ensino Fundamental I, 9,52% a Educação de Jovens e Adultos, 5,95% a Educação Infantil e 1,19% a Educação Inclusiva. No quesito área do conhecimento foi possível observar que 63,05% dos trabalhos são de Ciências, 19,57% Interdisciplinares, 6,52% Biologia, 6,52% Química e 4,34% Física.

Visando analisar os títulos, objetivos, resultados e metodologias presentes nos trabalhos, optou-se em criar três categorias, a priori: Categoria I: Práticas envolvendo a Temática Freiriana; Categoria II: A formação de professores pautada na Epistemologia Freiriana e Categoria III: Concepções, caminhos e possibilidades no uso da Epistemologia Freiriana.

4.1. Práticas envolvendo a Temática Freiriana

Se inserem nesta categoria um total de 8 trabalhos (18,18%) discutindo questões sobre a Educação Inclusiva Assistencialista, Educação Inclusiva Ético-Crítica no Ensino de Ciências Naturais, o uso de filmes no Ensino de Ciências/Biologia na educação prisional, o currículo e o uso de Temas Geradores, o uso do diálogo problematizador em museus de ciências, a contextualização na Abordagem Temática Freiriana no Ensino de Ciências e, ainda, o uso das práxis educacionais e sua relação com o meio ambiente.

Analisando os trabalhos desta categoria, observou-se que dois deles debatem o uso de Temas Geradores em sala de aula com vistas a incluir aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos na dinâmica ensino e aprendizagem. O trabalho de Furlan et al. (2011), por exemplo, visa romper com a ideia de educação tradicional que, historicamente, foi construída e marcada por uma reprodução social e ideológica. Segundo os autores, a experiência curricular, pautada no Tema Gerador “lixo”, envolveu os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de São Carlos, e pôde contribuir com um pensamento crítico dos educandos a respeito das desigualdades e opressões existentes na sociedade.

Pelo mesmo viés, o trabalho de Jota e Cabral (2019) objetivou sistematizar a Investigação Temática Freiriana para a construção do currículo em Química por meio do uso de Temas Geradores. Na visão das pesquisadoras, ocorreram dificuldades em implementar a reestruturação curricular em toda a escola de forma multidisciplinar, porém, elas corroboram com a importância do uso de Temas Geradores, principalmente, quando incluiu propositivas contextualizadas com o dia a dia dos educandos.

O trabalho de Cavalcante e Gastal (2011) buscou identificar estratégias que favoreçam o Ensino de Biologia no ambiente prisional. As autoras utilizaram filmes de longa metragem, curta metragem e documentários para incentivar o diálogo em aulas de Ciências e Biologia. As autoras utilizaram os filmes “A ilha das flores”, “A ilha” e a “Máquina alimentar” e, posteriormente, promoveram discussões e provocações sobre as problemáticas presentes nos filmes. Como resultados desta pesquisa, percebeu-se que o uso de filmes pode contribuir com o Ensino de Ciências/Biologia na educação prisional, pois favorece o diálogo e a aproximação do preso com a vida em sociedade. Isso vem ao encontro da Epistemologia Freiriana quando sinaliza que a educação precisa libertar os sujeitos e transformar o seu modo de pensar e agir na sociedade (FREIRE, 2007).

A pesquisa de Furlan et al. (2011) aborda a Educação Inclusiva Assistencialista e Educação Inclusiva Étnico-Crítica no ensino de Ciências Naturais. Esta pesquisa trouxe consigo reflexões pertinentes, haja vista que os dados mostraram que uma Educação Inclusiva auxilia no processo de emancipação dos sujeitos visando garantir os direitos para as (con)vivências em sociedade. Ainda, sobre as pesquisas mapeadas e que se inserem nesta categoria, cabe mencionar o trabalho de Solino e Gehlen (2013) que reforça a importância do uso de uma Abordagem Contextualizada no Ensino de Ciências, pois a contextualização apresenta uma dimensão social e conceitual refletindo no processo formativo-crítico dos sujeitos.

Estas e outras práticas desenvolvidas por professores, pesquisadores, estudantes e a comunidade trazem importantes contribuições para o Ensino de Ciências, principalmente quando estão articuladas com a Temática Freiriana, visando um diálogo construtivo com vistas a novas aprendizagens. Delizoicov e Slongo (2011) afirmam que o Ensino de Ciências possibilita a apropriação de conhecimentos voltados a Ciência, a Tecnologia, e suas múltiplas relações, favorecendo no desenvolvimento de um sujeito pensante na sociedade. Sendo assim, as práticas envolvendo a Temática Freiriana no Ensino de Ciências devem ir além de um momento memorístico, mecânico e, muitas vezes, excludente. Deve-se pensar em atividades práticas que visem a contextualização, a criticidade e a busca por respostas aos problemas emergentes na contemporaneidade.

4.2. A formação de professores pautada na Epistemologia Freiriana

Contemplam esta categoria um total de 10 trabalhos (22,72%) abordando assuntos voltados a implementação de cursos de extensão, a formação continuada e permanente de professores, discussões envolvendo a Educação Ambiental, o uso da Abordagem Temática Freiriana, a importância dos estágios curriculares na formação de professores, saberes populares e educação CTS e, ainda, a adaptação dos Três Momentos Pedagógicos e sua relação com a perspectiva freiriana.

Em se tratando da inserção de um curso de extensão sobre História e Filosofia das Ciências, com vistas a contribuir com a formação continuada de professores de Ciências, Ferreira, Gama e Henrique (2011) discutem a aplicabilidade de um curso de extensão que ocorreu nas dependências do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, durante uma semana, tendo como ponto de partida a obra “Extensão ou Comunicação” de Paulo Freire. Por meio de uma análise das experiências do curso, foi possível perceber duas posturas contrapostas: a primeira condiz com a relação à abertura para a participação livre dos alunos nos debates e nas aulas expositivas e a segunda com relação à perspectiva de encontrar em um curso de extensão, aulas e atividades prontas para serem aplicadas. Entretanto, cabe dizer que os cursos de extensão contribuem para/com a formação de docentes visando uma atualização e aperfeiçoamento dos saberes docentes.

No mesmo sentido, Sául et al. (2019) abordam a formação docente relatando uma experiência estruturada a partir dos Três Momentos Pedagógicos com um grupo de professores pedagogos que atuam no Ensino Fundamental, séries iniciais (quinto ano), em uma escola localizada no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. O estudo buscou discutir a “Experimentação no Ensino de Ciências” e, como resultados desta investigação, pôde-se perceber que o estudo da Ciência no Curso de Pedagogia não contempla de forma satisfatória as reais necessidades enfrentadas nas práticas docentes, pois percebeu-se a importância de uma formação permanente possibilitando relacionar o Ensino de Ciências como uma construção humana.

A pesquisa de Almeida e Gehlen (2019), por intermédio de um processo formativo de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), objetivou analisar as contribuições de uma Matriz de referência CTS, especificamente do parâmetro racionalidade científica, no processo de desvelamento de um Tema Gerador. A coleta de dados se deu por meio de conversas informais com moradores e representantes do Poder Público de Ilhéus, na Bahia, vídeos, gravações e produção textual de educandos, bem como diário de bordo do pesquisador responsável. Dentre os resultados alcançados, evidenciou-se que as discussões das relações CTS possibilitam uma compreensão mais crítica da realidade e auxiliam na identificação e superação das compreensões limitadas da comunidade sobre as contradições sociais locais.

Estas e outras pesquisas voltadas à formação de professores na perspectiva Freiriana estimulam o diálogo e o pensar crítico-reflexivo atentando para as temáticas emergentes que estão presentes nos ambientes educacionais, na comunidade e na sociedade como um todo. O Ensino de Ciências precisa problematizar e discutir as ideias hegemônicas e estimular uma formação de professores que instigue nos alunos a busca pela atuação sábia na sociedade sendo atores sociais, capazes de buscar alternativas e soluções para enfrentar os desafios e obstáculos presentes no meio sociocultural.

4.3. Concepções, caminhos e possibilidades no uso da Temática Freiriana

Fazem parte desta categoria um total de 26 trabalhos (59,10%) discutindo assuntos como, por exemplo, a Educação em Ciências e o currículo, preceitos voltados à Educação Ambiental Crítico-Transformadora, o uso do diálogo, saberes populares, contextualização e da problematização numa perspectiva crítica, a Abordagem Temática, CTS e Três Momentos Pedagógicos e a apropriação da obra de Paulo Freire na produção científica em Educação em Ciências. Ainda, a Educação do Campo e o trabalho docente, a importância do uso da Investigação Temática e Temas Geradores no Ensino de Ciências e o movimento maker no campo da educação. Este quantitativo significativo de trabalhos mapeados se deu, principalmente, devido a quantidade de trabalhos teóricos-bibliográficos presentes neste levantamento.

Em relação aos trabalhos voltados à Abordagem Temática e sua relação com a Epistemologia Freiriana foi possível encontrar um total de cinco trabalhos. A pesquisa de Hunsche e Delizoicov (2011), por exemplo, buscou entender e analisar o processo de instauração e disseminação da Abordagem Temática no contexto do Ensino de Ciências, tanto na sala de aula quanto na formação de professores. Para a referida pesquisa, foi realizada uma leitura de trabalhos encontrados em revistas e anais de eventos, dissertações e teses e uma entrevista semiestruturada com um formador precursor da aproximação destes referenciais. Como resultados, pôde-se pensar na possibilidade de articulação entre Freire e a abordagem CTS, haja vista que a Abordagem Temática insere fatos sociais e de relevância para um determinado grupo social.

O trabalho de Paniz et al. (2015) discute a relação entre a Abordagem Temática e os Três Momentos Pedagógicos, presentes nas atas dos ENPEC’s. Na visão dos autores, do total de 5.836 trabalhos investigados, 72 foram selecionados e apresentavam os Três Momentos Pedagógicos. Entretanto, notou-se que apenas dois estão em consonância com a perspectiva da Abordagem Temática. Isso evidencia a necessidade de compreender a Epistemologia Freiriana atentando para as questões sociais, políticas, ambientais, culturais e hegemônicas que permeiam a sociedade.

A Educação Ambiental, pelo viés crítico, se apresenta como um caminho e possibilidade de articulação com a Epistemologia Freiriana, tanto que a pesquisa de Torres e Maestrelli (2011) buscou identificar os principais atributos da Educação Ambiental escolar no contexto do desenvolvimento da Educação Ambiental no Brasil. As autoras chegaram à conclusão que a Temática Freiriana no contexto escolar está conduzindo a práticas escolares afinadas com elementos que caracterizam as práticas de EA fundamentadas em princípios teóricos-críticos e transformadores. Na mesma direção, Martins e Bizerril (2015) apresentam em sua pesquisa uma proposta de construção curricular a partir dos Temas Geradores, numa perspectiva freiriana, para a promoção da Educação Ambiental nas escolas. Como resultados, os autores afirmam que os Temas Geradores se apresentam como importante metodologia para a promoção da Educação Ambiental na escola articulando vivências, experiências, conhecimentos e saberes locais.

Outra possibilidade que se apresenta nesta categoria é o movimento maker no campo da educação. Mannrich (2019) enfatiza que a cultura maker vem contribuindo com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, igualitária e com direcionamento para uma formação cidadã dos indivíduos. Ela também vem ao encontro da Temática Freiriana ao conduzir os sujeitos para a lógica da racionalidade formando atores sociais críticos, reflexivos e atuantes, tomando decisões sábias nos contextos que envolvem a cultura, a política, os direitos e deveres e tantas outras nuances sociais.

Por meio destas pesquisas mapeadas e analisadas é possível perceber algumas concepções, caminhos e possibilidades no uso da Epistemologia Freiriana, as quais vem se delineando por meio do diálogo, dos Temas Geradores, na Abordagem e na Investigação Temática, nas múltiplas interações entre os sujeitos, no contexto CTS, na Educação Ambiental e tantas outras vertentes. Como pode-se perceber nas pesquisas presentes no ENPEC, a Epistemologia Freiriana insere os indivíduos nas problemáticas sociais instigando a busca por uma formação crítica, reflexiva e atuante dos sujeitos com vistas a tomada de decisão sábia e que promova reflexos na sociedade. O ensino de Ciências pautado numa formação crítica, reflexiva e emancipatória promove o desenvolvimento social visando mitigar as desigualdades e as políticas excludentes buscando soluções para os problemas que emergem nos diferentes espaços sociais.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente estudo objetivou analisar as contribuições do uso da Temática Freiriana para o ensino de Ciências presentes nas atas do ENPEC, no período 2011 até 2019, e seus possíveis reflexos para o processo formativo dos sujeitos. Observou-se que o uso da Abordagem Freiriana auxilia diretamente na formação crítica dos sujeitos instigando um (re)pensar nas questões culturais, sociais, educacionais, ambientais, econômicas e que apresentam relação com o cotidiano dos sujeitos.

Esta pesquisa trouxe consigo reflexões pertinentes, principalmente, no âmbito das pesquisas na área da Educação em Ciências e que inserem em suas epistemes a Abordagem Freiriana. Por meio destes dados, nota-se a relevância de estimular a criticidade dos sujeitos, bem como inserir temáticas de cunho social e que contemplam a realidade dos indivíduos. Com isso, os saberes e as vivências são abarcados na dinâmica ensino e aprendizagem, os sujeitos se tornam participativos, promovem o debate e constroem um ambiente profícuo para novas descobertas. Dentre as contribuições presentes nos trabalhos mapeados e analisados, pode-se mencionar a necessidade de articular diferentes conhecimentos, inserir Temas Geradores nas aulas, contextualizar os conhecimentos curriculares, permitir o diálogo e as múltiplas relações de saberes e, ainda, instigar o desenvolvimento de um pensar autônomo e reflexivo contribuindo com a tomada de decisão para um convívio social.

Vê-se necessário, na atualidade, abordar a Temática Freiriana no campo socioeducacional, principalmente, buscando instigar nos estudantes um olhar crítico as temáticas emergentes, de forma contextualizada, visando uma formação democrática e com potencialidades de mudanças e intervenção social. Dessa forma, sugere-se novas pesquisas envolvendo a Epistemologia Freiriana na área da Educação/Ensino de Ciências, visando potencializar as premissas de criticidade, autonomia e formação cidadã.

Agradecimentos

Agradecemos ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica (GEPACT) da Universidade Federal do Paraná pelas contribuições nas discussões envolvendo o Ensino de Ciências e os aspectos contemporâneos no campo socioeducacional.

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APÊNDICE 1

FINANCIAMENTO

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

CONTRIBUIÇÕES DE AUTORIA

Resumo/Abstract/Resumen: Todos os autores

Introdução: Todos os autores

Referencial teórico: Todos os autores

Análise de dados: Todos os autores

Discussão dos resultados: Todos os autores

Conclusão e considerações finais: Todos os autores

Referências: Todos os autores

Revisão do manuscrito: Amanda Padilha Machado

Aprovação da versão final publicada: Dieison Prestes da Silveira, Joselia Cristina Siqueira da Silva, Cinthia Raquel de Souza e Leonir Lorenzetti

CONFLITOS DE INTERESSE

Os autores declaram não haver nenhum conflito de interesse de ordem pessoal, comercial, acadêmico, político e financeiro referente a este manuscrito.

DISPONIBILIDADE DE DADOS DE PESQUISA

Os autores declaram que deixam disponíveis as informações contidas neste manuscrito para publicações em revistas ou até mesmo que possam ser utilizadas em novas pesquisas no campo educacional.

CONSENTIMENTO DE USO DE IMAGEM

Não se aplica.

APROVAÇÃO DE COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

Não se aplica.

COMO CITAR - ABNT

SILVEIRA, Dieison Prestes da; SILVA, Joselia Cristina Siqueira da; SOUZA, Cinthia Raquel de; LORENZETTI, Leonir. Contribuições da temática freiriana para o Ensino de Ciências: uma análise nas atas do ENPEC no período 2011-2019. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 10, n.2, e22029, maio a agosto, 2022. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v10i2.13290.

COMO CITAR - APA

Silveira, D. P., Silva, J. C., Souza, C. R., Lorenzetti, L. (2022). Contribuições da temática freiriana para o Ensino de Ciências: uma análise nas atas do ENPEC no período 2011-2019. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 10 (2), eLocation. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v10i2.13290.

LICENÇA DE USO

Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.

DIREITOS AUTORAIS

Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.

PUBLISHER

Universidade Federal de Mato Grosso. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Publicação no Portal de Periódicos UFMT. As ideias expressadas neste artigo são de responsabilidade de seus autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores ou da referida universidade.

Autor notes

* Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista CAPES. Curitiba, Paraná, Brasil. Endereço para correspondência: Rua São Bartolomeu, 333, Apartamento 21, Cajuru, Curitiba, Paraná, Brasil, CEP: 82900-330.
** Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Visconde de Cairu, 190, Casa, Santo Antônio, Colatina, Espírito Santo, Brasil, CEP: 29704-028.
*** Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Voluntários da Pátria, 255, Apartamento 503, Centro, Curitiba, Paraná, Brasil, CEP: 80020-000.
**** Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil. Endereço para correspondência: Rua José Cadilhe, 804, Apartamento 52H, Água Verde, Curitiba, Paraná, Brasil, CEP: 80620-240.

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