APROXIMAÇÕES ENTRE A ABORDAGEM DE CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS E A PEDAGOGIA FREIREANA
DOI:

Palavras-chave:
Paulo Freire, Questões Sociocientíficas, Educação em CiênciasResumo
Diversas estratégias educacionais vêm sendo propostas por educadores e pesquisadores da área de ensino de ciências, a exemplo da abordagem de controvérsias sociocientíficas, a qual tem como principal objetivo desenvolver a criticidade dos cidadãos. Tal criticidade já foi extensamente defendida e definida por muitos pesquisadores, inclusive por um dos mais importantes pensadores brasileiros: Paulo Freire. Todavia, a obra de Freire ainda não foi pensada em conjunto com a abordagem de controvérsias sociocientíficas, numa perspectiva de propor o uso das duas de forma unificada. Tendo em vista esta lacuna, o objetivo deste artigo é analisar possíveis aproximações entre a abordagem de controvérsias sociocientíficas e a Pedagogia Freireana, de modo a propor uma estratégia para utilização das duas abordagens de forma conjunta. Para tanto, realizamos uma pesquisa teórica exploratória, visando construir hipóteses sobre o tema. Foram analisadas as principais obras de Paulo Freire e alguns dos mais importantes artigos sobre controvérsias sociocientíficas, sendo comparadas as metodologias propostas, buscando pontos de aproximação entre elas. As análises indicaram que a abordagem de controvérsias sociocientíficas e a Pedagogia Freireana possuem vários aspectos em comum, a exemplo da dialogicidade, do uso de temas de interesse dos estudantes e da busca pela transformação da realidade. Por isso, foi possível propor uma estratégia com base nas duas abordagens de modo que uma complementasse a outra.
Downloads
Referências
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2011.
EASTWOOD, J. L.; SADLER, T. D.; ZEIDLER, D. L.; LEWIS, A.; AMIRI, A.; APPLEBAUM, S. Contextualizing nature of science instruction in socioscientific issues. International Journal of Science Education, v. 34, n. 15, p. 2289-2315, 2012. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09500693.2012.667582. Acesso em: 14 nov. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf/pedagogia_do_oprimido.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HODSON, D. Realçando o papel da ética e da política na educação científica: algumas considerações teóricas e práticas sobre questões sociocientíficas. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. (Orgs.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018, p. 27-57. Disponível em: http://books.scielo.org/id/n7g56/pdf/conrado-9788523220174.pdf. Acesso em 17 set. 2020.
KARISAN, D.; ZEIDLER, D. L. Contextualization of nature of science within the socioscientific issues framework: A review of research. International Journal of Education in Mathematics, Science and Technology, v. 5, n. 2, p. 139-152, 2017. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1124953.pdf. Acesso em 15 nov. 2020.
KOLSTØ, Stein D. Scientific literacy for citizenship: Tools for dealing with the science dimension of controversial socioscientific issues. Science Education, v. 85, n. 3, p. 291-310, 2001. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/sce.1011. Acesso em: 12 nov. 2020.
KRUPCZAK, C.; LORENZETTI, L.; AIRES, J. A. Controvérsias sociocientíficas como forma de promover os eixos da alfabetização científica. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3820. Acesso em: 10 nov. 2020.
KRUPCZAK, C. Natureza da ciência nas pesquisas sobre controvérsias sociocientíficas: o estado do conhecimento no contexto brasileiro. 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/66231/R%20-%20D%20-%20CARLA%20KRUPCZAK.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 nov. 2020.
LEDERMAN, N. G.; ANTINK, A.; BARTOS, S. Nature of science, scientific inquiry, and socio-scientific issues arising from genetics: A pathway to developing a scientifically literate citizenry. Science & Education, v. 23, n. 2, p. 285-302, 2014. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11191-012-9503-3. Acesso em: 10 nov. 2020.
MUNDIM, J. V.; SANTOS, W. L. P. Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 4, p. 787-802, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v18n4/v18n4a04.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.
RATCLIFFE, M.; GRACE, M. Science education for citizenship: Teaching socio-scientific issues. Philadelphia: McGraw-Hill Education (UK), 2003.
REIS, P. Controvérsias sócio-científicas: discutir ou não discutir?: percursos de aprendizagem na disciplina de ciências da Terra e da vida. 2004. 488 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Lisboa (Portugal), 2004. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3109/1/ulsd046398_td_Pedro_Reis.pdf. Acesso em: 18 out. 2020.
SADLER, T. D. Informal reasoning regarding socioscientific issues: A critical review of research. Journal of Research in Science Teaching, v. 41, n. 5, p. 513-536, 2004. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/tea.20009. Acesso em: 02 nov. 2020.
SANTOS, W. L. P. Scientific literacy: A Freirean perspective as a radical view of humanistic science education. Science Education, v. 93, n. 2, p. 361-382, 2009. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/sce.20301. Acesso em: 14 out. 2020.
SANTOS, P. G. F.; LOPES, N. C.; QUINATO, G. A. C.; RECENA, M. C. P.; CARVALHO, W. L. P.; ROTHBERG, D. Uma discussão crítica sobre as aproximações entre as questões sociocientíficas e a concepção educacional de Paulo Freire para o Ensino de Ciências. In: Congreso Latinoamericano de Investigación en Didáctica de las Ciencias Experimentales, 1., 2012, Santiago. Anais do I Congreso Latinoamericano de Investigación em Didáctica de las Ciencias Experimentales. Santiago: Chile, 2012. p. 1-16. Disponível em: http://laboratoriogrecia.cl/?page_id=149&did=50. Acesso em: 12 out. 2020.
SOUSA, P. S.; GEHLEN, S. T. Argumentação centrada em questões sociocientíficas e Educação Problematizadora: algumas relações. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia: Hotel Magestic, 2015, p. 1-8. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/lista_area_09.htm. Acesso em: 12 nov. 2020.
YACOUBIAN, H. A.; KHISHFE, R. Argumentation, critical thinking, nature of science and socioscientific issues: a dialogue between two researchers. International Journal of Science Education, v. 40, n. 7, p. 796-807, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09500693.2018.1449986. Acesso em 12 nov. 2020.
ZEIDLER, D. L.; NICHOLS, B. H. Socioscientific issues: Theory and practice. Journal of Elementary Science Education, v. 21, n. 2, p. 49, 2009. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF03173684. Acesso em 02 nov. 2020.
ZEIDLER, D. L.; WALKER, K. A.; ACKETT, W. A.; SIMMONS, M. L. Tangled up in views: Beliefs in the nature of science and responses to socioscientific dilemmas. Science Education, v. 86, n. 3, p. 343-367, 2002. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/sce.10025. Acesso em: 15 nov. 2020.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carla Krupczak, Joanez Aparecida Aires

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.