APROXIMAÇÕES ENTRE A ABORDAGEM DE CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS E A PEDAGOGIA FREIREANA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i2.11547

Palavras-chave:

Paulo Freire, Questões Sociocientíficas, Educação em Ciências

Resumo

Diversas estratégias educacionais vêm sendo propostas por educadores e pesquisadores da área de ensino de ciências, a exemplo da abordagem de controvérsias sociocientíficas, a qual tem como principal objetivo desenvolver a criticidade dos cidadãos. Tal criticidade já foi extensamente defendida e definida por muitos pesquisadores, inclusive por um dos mais importantes pensadores brasileiros: Paulo Freire. Todavia, a obra de Freire ainda não foi pensada em conjunto com a abordagem de controvérsias sociocientíficas, numa perspectiva de propor o uso das duas de forma unificada. Tendo em vista esta lacuna, o objetivo deste artigo é analisar possíveis aproximações entre a abordagem de controvérsias sociocientíficas e a Pedagogia Freireana, de modo a propor uma estratégia para utilização das duas abordagens de forma conjunta. Para tanto, realizamos uma pesquisa teórica exploratória, visando construir hipóteses sobre o tema. Foram analisadas as principais obras de Paulo Freire e alguns dos mais importantes artigos sobre controvérsias sociocientíficas, sendo comparadas as metodologias propostas, buscando pontos de aproximação entre elas. As análises indicaram que a abordagem de controvérsias sociocientíficas e a Pedagogia Freireana possuem vários aspectos em comum, a exemplo da dialogicidade, do uso de temas de interesse dos estudantes e da busca pela transformação da realidade. Por isso, foi possível propor uma estratégia com base nas duas abordagens de modo que uma complementasse a outra.

 

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Biografia do Autor

Carla Krupczak, Universidade Federal do Paraná

Licenciada e Bacharela em Química pela Universidade Federal do Paraná (2017), com período sanduíche na Universidade de Coimbra (2016). Mestra em Educação em Ciências e em Matemática pela mesma instituição (2019). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR. Participou do Programa de Educação Tutorial (PET-Química) da UFPR (2013-2016), desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão e realizando eventos e atividades de divulgação científica. Realiza pesquisas na área de Educação em Ciências, com foco na História, Filosofia e Sociologia da Ciência, atuando, principalmente, com os temas: Natureza da Ciência e Controvérsias Sociocientíficas.

Joanez Aparecida Aires, Universidade Federal do Paraná

Pós doutora em Didática das Ciências, pela Universidade de Lisboa. Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Educação, área de concentração em Educação e Ciência, também pela UFSC. Licenciada em Química. Professora Associada no Curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal do Paraná, atuando na docência e junto ao grupo de pesquisa em Educação Química da UFPR (EDUQUIM). Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática/ UFPR. Atuou no PIBID/UFPR como Coordenadora da área de Química (2010-2013) e como Coordenadora Institucional, também no PIBID/UFPR de 2014 a 2017. Participou da Comissão Avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2009, 2012, 2015 e 2018). Interesses de pesquisa concentram-se nas áreas de História da Disciplina Escolar Química, Formação de Professores de Química, Alfabetização Científica e Tecnológica, Ciência Tecnologia e Sociedade, História e Filosofia da Ciência, Controvérsias Sociocientíficas e Natureza da Ciência. 

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Publicado

2021-05-30

Como Citar

KRUPCZAK, C.; AIRES, J. A. . APROXIMAÇÕES ENTRE A ABORDAGEM DE CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS E A PEDAGOGIA FREIREANA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 2, p. e21039, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.11547. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11547. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências