PIBID MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Isabel do Socorro Lobato Beltrão, Josefina Barrera Kalhil, Ierecê dos Santos Barbosa

Resumo


O texto apresenta aspectos de como se desenvolve o subprojeto “Matemática em Foco”, integrante do Projeto Institucional “Universidade na Escola: Promovendo Iniciação à Docência” do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no Centro de Estudos Superiores de Parintins. Destacamos as ideias centrais do subprojeto, ações que buscam fortalecer a relação Universidade-Escola, de forma que a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão traga contribuições para a formação docente daquele que ensina Matemática. A pesquisa de cunho qualitativa, utilizou procedimentos metodológicos com base na parceria colaborativa, nos moldes da pesquisa participante. Os resultados apontam que a relação Universidade-Escola possibilita a integração entre formação inicial dos licenciandos em matemática e formação continuada de professores da Educação Básica. Verificou-se também que a aprendizagem dos licenciandos está articulada aos aspectos teóricos, didáticos e metodológicos à prática de ensino de Matemática na Educação Básica.

Palavras-chave


Formação de professores; PIBID; Iniciação à docência.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p78-93.i5344

Apontamentos

  • Não há apontamentos.