O ENSINO DE PROPRIEDADES COLIGATIVAS: ESTADO DO CONHECIMENTO DE ARTIGOS NACIONAIS DOS ÚLTIMOS VINTE ANOS (2001-2020)

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i1.12874

Palavras-chave:

Ensino de Química, Estratégias de Ensino, Propriedades coligativas

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento da produção científica nacional nos últimos 20 (vinte) anos sobre o ensino de propriedades coligativas. Trata-se de um estudo bibliográfico, do tipo estado do conhecimento, que consultou o SciELO, Google Scholar e Periódicos CAPES, e estabeleceu como recorte temporal os últimos 20 (vinte) anos, ou seja, publicações em periódicos brasileiros entre os anos de 2001 a 2020. Os descritores de busca utilizados foram: ensino de propriedades coligativas, ensino de ebulioscopia, tonoscopia, crioscopia e osmose. O assunto foi conferido nos títulos, resumos e palavras-chave, sendo selecionados os textos que contemplaram a temática de investigação. Após a leitura na íntegra, foram analisados os seguintes critérios: público envolvido, conteúdos abordados, objetivo do estudo/proposta, metodologia de ensino utilizada e principais resultados alcançados. Foram identificados 8 (oito) artigos relacionados ao objeto de estudo. Com exceção de um artigo de revisão teórica, que analisou o conceito de propriedades coligativas em cinco Livros Didáticos, e outro envolvendo estudantes de Graduação, todos os demais estudos foram realizados com estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Todos os artigos abordaram ao menos uma propriedade coligativa, sendo que seis deles discorreram sobre todas as quatro. Apenas um deles também abordou o conceito de soluções. As principais estratégias utilizadas são: jogos didáticos, atividades experimentais e utilização de ferramentas tecnológicas. O estudo permitiu compreender como o ensino de propriedades coligativas vem sendo desenvolvido nas escolas brasileiras, além de obter sugestões de como abordar o assunto em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marli Steffany Alves de Almeida Gonçalves, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Possui o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa (2015). Estudante de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química pelo IFMT-Campus Confresa. Durante a graduação participou de eventos, minicursos, congressos e projetos. Foi bolsista do projeto de extensão " Boas Práticas para Serviço de Alimentação da RDC 2016/2004 no ano de 201. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação á Docência (PIBID),financiado pela CAPES no período de 2018 a 2020. É voluntária no projeto de pesquisa de Investigação das metodologias ativas voltadas ao Ensino de Ciências: a busca por soluções práticas para a sala de aula. Bolsista da Residência Pedagógica durante o período do estágio. Estudante do curso de Letras com habilitação em Espanhol, ofertado pela UNEMAT na modalidade EAD. Estudante de especialização em ensino de Ciências no IFMT- Campus Confresa. Tem capacidade de comunicação, está devolvendo a escrita através das produções de resumos simples, expandidos e artigos. Pretende complementar a formação para aperfeiçoar e aprimorar o seus conhecimentos para melhorar a forma de contextualizar e compreender determinados conceitos. Tem gosto pela pesquisa, principalmente as que estão voltadas as metodologias de ensino, além de possuir habilidades com a utilização de tecnologias contemplando o uso de computadores e outros recursos.

Ana Claudia Tasinaffo Alves, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1998) e em Ciências da Natureza - com habilitação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Possui Especialização em Química pela Universidade Federal de Lavras (2002). Mestrado em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências REAMEC (2018); Foi orientadora do programa Residência Pedagógica/Capes para os cursos de Licenciatura em Biologia, Ciências da Natureza - Química e Física, no núcleo IFMT - Campus Confresa. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência docente na área de Química. Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso (LabPEQ-UFMT) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa), Diretora de Graduação na Pró-reitoria de Ensino em Cuiabá.

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006) e em Física Licenciatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Tem Especialização em Orientação Educacional pela Faculdade Dom Alberto (2009) e em Especialização em Relações Raciais na Educação e na Sociedade Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). É Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (2014) e Doutor em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Tem experiência docente na área de Ensino de Química. Ministrou aulas de Metodologias para o Ensino de Química, Química Geral, CTS, e Química Analítica no Ensino Superior. Desde 2003 atua como professor na Educação Básica das disciplinas de Ciências, Química e Física. Atualmente é professor EBTT efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Confresa/MT. Participa do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa), registrado no CNPq, e atua como editor da Revista Prática Docente. É coordenador de área do Programa de Iniciação à Docência (PID) Núcleo Confresa. Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). Tem capacidade de comunicação, de articular e contextualizar informações, de constante atualização, habilidade para compreender questões lógicas, para pensar e solucionar conflitos, familiaridade com computadores e novas tecnologias, gosto pela pesquisa, responsabilidade, ética e integridade, flexibilidade e adaptabilidade, disciplina, capacidade de negociação.

Referências

BARROS, Haroldo L. C.; MAGALHÃES, Welington F. Efeito Crioscópico: Experimentos Simples e Aspectos Atômico-Moleculares. Química Nova na Escola, Minas Gerais, v. 1, n. 35, p. 41-47, fev. 2013. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_1/07-CCD-48-11.pdf cesso em: 23 de fev. 2021.

BROWN, Theodore L., LEMAY JR, H. Eugene; BURSTEN, Bruce E. Química: a ciência central. 9. ed. Prentice-Hall, 2005. Disponível em: https://archive.org/details/9788587918420/page/n7/mode/2up?q=propriedades+coligativa Acesso em: 24 de jan. 2021

BUCHMANN, Josué. Aplicação de diferentes metodologias e análise do processo de ensino/aprendizagem em Química em escolas públicas do interior do estado do Rio Grande Do Sul. 2016. 99 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2016. Disponível em: http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/287 Acesso em 03/03/2021.

CAMPOS, Gustavo de Queiroz. Uma Proposta de Experimentos Demonstrativo-investigativos para o Ensino de Equilíbrio Químico. 2016. 35 f. Tese (Doutorado) - Curso de Licenciatura em Química, Universidade de Brasília Instituto de Química, Brasília – DF, 2016.

CORRÊA, Nelzi Terezinha; BRAGUINI, Welligton Luciano. O Ensino de Ciências por meio de Atividades Experimentais: A Realidade do Ensino na Escola. Os desafios das escolas públicas paranaense na perspectiva do professor PDE. Versão online, v1, 2016

CUNHA, Francilene dos Santos; OLIVEIRA, Susana Kamila Guedes de; ALVES, João Pedro Dantas; RIBEIRO, Maria Elenir Nobre Pinho. Produção de material didático em ensino de Química no brasil: um estudo a partir da análise das linhas de pesquisa capes e cnpq. Holos, [S.L.], v. 3, p. 182-192, 24 jul. 2015. Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Diponivel em: http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.2423 Acesso em 14 de fev. 2021

DANTAS FILHO, Francisco Ferreira; COSTA, André Santos da; SILVA, Gilberlândio Nunes da. Processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de ácidos e bases com a inserção da experimentação utilizando a temática sabão ecológico. Holos, [S.L.], v. 2, p. 161-173, 29 ago. 2017. Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Disponível em: http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.4714 Acesso em 12 de fev. 2021

FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados., v. 15, n. 42, São Paulo, Maio/Ago. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ea/v15n42/v15n42a13.pdf Acesso em 15 de fev. 2021.

GOMES, Fabiana; MACHADO, Fabiane Schneider; COSTA, Leonardo Lopes da; ALVES, Blyeny Hatalita Pereira. Pedagogical Activities for Chemistry Education Developed by the PIBID IFG project. Química Nova na Escola, [S.L.], v. 36, n. 3, p. 211-219, ago. 2014. Sociedade Brasileira de Quimica (SBQ). Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140024 Acesso em 15 de fev. 2021.

JACINTO, Samila et al. Usabilidade de uma Webquest para o ensino de propriedades coligativas. Revista de Educação Ciências e Matemática, Rio de Janeiro v. 1, n. 8, p. 90-104, abr. 2017. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4742 Acesso em: 24 de fev. 2021.

LIMA, Luís Spencer. Propriedades coligativas. Revista de Ciência Elementar, [S.L.], v. 2, n. 1, p. 1-1, 30 mar. 2014. ICETA. Disponível em: http://dx.doi.org/10.24927/rce2014.023 Acesso em: 21 de jan de 2021.

MARQUES, Samuel Pedro Dantas; ÁVILA, Fábio Nascimento; DIAS FILHO, Francisco Audísio; SILVA, Maria Goretti Vasconcelos. Aprendizagem Cooperativa Como Estratégia No Aprendizado De Química No Ensino Médio. Conexões - Ciência e Tecnologia, [S.L.], v. 9, n. 4, p. 57-66, 10 dez. 2015. IFCE. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.916 Acesso em 20 de fev. 2021

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154164, jul/dez. 2014. Disponível em: https://goo.gl/TQNA9Z Acesso em: 14 fev. 2021.

OLIVEIRA JÚNIOR, Charles Ivo deet al. Jogos e aprendizado: ensinando propriedades coligativas por meio de um jogo didático. Research, Society And Development, [S.L.], v. 9, n. 4, p. 1-13, 20 mar. 2020. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i4.2925. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2925/2172 Acesso em: 2de fev de 2021

ROCHA, Joselayne Silva; VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Dificuldades de aprendizagem no ensino de Química: algumas reflexões. In: XVIII encontro nacional de ensino de Química ( xviii eneq), 13., 2016, Florianópolis, Sc, Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química (ED/SBQ). Florianópolis, Sc,: Eap, 2016. p. 25-28.

SANTOS, Anderson R. dos et al. Determinação da massa molar por crioscopia: terc-butanol, um solvente extremamente adequado. Química Nova na Escola: Educação, Maringá-PR, v. 25, n. 5, p. 844-848, jan. 2002. Disponível:

SANTOS, Fabiana Maia. Inserção de Laboratório de Química no Ensino Médio: proposta de aulas experimentais. 2014. 104 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Química, Rio de Janeiro, 2014. disponível em:

SANTOS, João Thiers Mendonça et al. Propriedades Coligativas: Aproximações E Distanciamentos Em Relação Ao Conhecimento De Referência Presentes Em Livros Didáticos De Química. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 1, n. 3, p. 1-15, jan/abr. 2013. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/2117 Acesso em: 22/02/2021

SANTOS, João Thiers Mendonça; WARTHA, Edson José; SARMENTO Victor Hugo Vitorino Aproximações e distanciamentos em relação ao conceito de Propriedades Coligativas em livros didáticos de Química. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ). Salvador, BA, Brasil – 17 a 20 de julho de 2012. Disponível em: file:///C:/Users/ACER/Downloads/7918-22013-1-PB.pdf Acesso em 25 de fev. 2021

SILVA JUNIOR, J. N. et al. Chemical Solutions: development, use and evaluation of an educational software. Revista Virtual de Química, [S.L.], v. 6, n. 4, p. 955-967, 14 abr. 2014. Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/1984-6835.20140059 Acesso em 23 de fev. 2021.

SILVA, Ana Carolina Rosa da et al. Jogar e compreender a Química: ressignificando um jogo tradicional em didática. Revista de Educação em Ciências e Matemática, Amazônia, v. 13, n. 28, p. 132-150, dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4340 Acesso em 23 de fev. 2021.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA Fernanda Peixoto A Pesquisa Científica. Métodos de Pesquisa, EAD. Editora UFRS, p 33- 44. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/213838/000728731.pdf?sequence=1

Acesso dia 23 de fev. 2021

VERÍSSIMO, Valéria Barboza; CAMPOS, Angela Fernandes. Abordagem das propriedades coligativas das soluções numa perspectiva de ensino por situação-problem. R. B. E. C. T, v. 3, n. 4, p. 101-118, set. 2011. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1051 Acesso em: 24 de fev. 2021

VIEIRA, Heberth Juliano et al. Um Experimento Simples e de baixo Custo para Compreender a Osmose. Química Nova na Escola, n. 26, p. 40-42, nov. 2007. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc26/v26a11.pdf. Acesso em: 22 de fev. 2021.

Publicado

2022-01-13

Como Citar

GONÇALVES, M. S. A. de A. .; ALVES, A. C. T.; LEÃO, M. F. O ENSINO DE PROPRIEDADES COLIGATIVAS: ESTADO DO CONHECIMENTO DE ARTIGOS NACIONAIS DOS ÚLTIMOS VINTE ANOS (2001-2020). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 1, p. e22001, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i1.12874. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12874. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)