O ENSINO DE PROPRIEDADES COLIGATIVAS: ESTADO DO CONHECIMENTO DE ARTIGOS NACIONAIS DOS ÚLTIMOS VINTE ANOS (2001-2020)

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i1.12874

Palavras-chave:

Ensino de Química, Estratégias de Ensino, Propriedades coligativas

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento da produção científica nacional nos últimos 20 (vinte) anos sobre o ensino de propriedades coligativas. Trata-se de um estudo bibliográfico, do tipo estado do conhecimento, que consultou o SciELO, Google Scholar e Periódicos CAPES, e estabeleceu como recorte temporal os últimos 20 (vinte) anos, ou seja, publicações em periódicos brasileiros entre os anos de 2001 a 2020. Os descritores de busca utilizados foram: ensino de propriedades coligativas, ensino de ebulioscopia, tonoscopia, crioscopia e osmose. O assunto foi conferido nos títulos, resumos e palavras-chave, sendo selecionados os textos que contemplaram a temática de investigação. Após a leitura na íntegra, foram analisados os seguintes critérios: público envolvido, conteúdos abordados, objetivo do estudo/proposta, metodologia de ensino utilizada e principais resultados alcançados. Foram identificados 8 (oito) artigos relacionados ao objeto de estudo. Com exceção de um artigo de revisão teórica, que analisou o conceito de propriedades coligativas em cinco Livros Didáticos, e outro envolvendo estudantes de Graduação, todos os demais estudos foram realizados com estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Todos os artigos abordaram ao menos uma propriedade coligativa, sendo que seis deles discorreram sobre todas as quatro. Apenas um deles também abordou o conceito de soluções. As principais estratégias utilizadas são: jogos didáticos, atividades experimentais e utilização de ferramentas tecnológicas. O estudo permitiu compreender como o ensino de propriedades coligativas vem sendo desenvolvido nas escolas brasileiras, além de obter sugestões de como abordar o assunto em sala de aula.

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Biografia do Autor

Marli Steffany Alves de Almeida Gonçalves, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Possui o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa (2015). Estudante de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química pelo IFMT-Campus Confresa. Durante a graduação participou de eventos, minicursos, congressos e projetos. Foi bolsista do projeto de extensão " Boas Práticas para Serviço de Alimentação da RDC 2016/2004 no ano de 201. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação á Docência (PIBID),financiado pela CAPES no período de 2018 a 2020. É voluntária no projeto de pesquisa de Investigação das metodologias ativas voltadas ao Ensino de Ciências: a busca por soluções práticas para a sala de aula. Bolsista da Residência Pedagógica durante o período do estágio. Estudante do curso de Letras com habilitação em Espanhol, ofertado pela UNEMAT na modalidade EAD. Estudante de especialização em ensino de Ciências no IFMT- Campus Confresa. Tem capacidade de comunicação, está devolvendo a escrita através das produções de resumos simples, expandidos e artigos. Pretende complementar a formação para aperfeiçoar e aprimorar o seus conhecimentos para melhorar a forma de contextualizar e compreender determinados conceitos. Tem gosto pela pesquisa, principalmente as que estão voltadas as metodologias de ensino, além de possuir habilidades com a utilização de tecnologias contemplando o uso de computadores e outros recursos.

Ana Claudia Tasinaffo Alves, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1998) e em Ciências da Natureza - com habilitação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Possui Especialização em Química pela Universidade Federal de Lavras (2002). Mestrado em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências REAMEC (2018); Foi orientadora do programa Residência Pedagógica/Capes para os cursos de Licenciatura em Biologia, Ciências da Natureza - Química e Física, no núcleo IFMT - Campus Confresa. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência docente na área de Química. Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso (LabPEQ-UFMT) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa), Diretora de Graduação na Pró-reitoria de Ensino em Cuiabá.

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006) e em Física Licenciatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Tem Especialização em Orientação Educacional pela Faculdade Dom Alberto (2009) e em Especialização em Relações Raciais na Educação e na Sociedade Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). É Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (2014) e Doutor em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Tem experiência docente na área de Ensino de Química. Ministrou aulas de Metodologias para o Ensino de Química, Química Geral, CTS, e Química Analítica no Ensino Superior. Desde 2003 atua como professor na Educação Básica das disciplinas de Ciências, Química e Física. Atualmente é professor EBTT efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Confresa/MT. Participa do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa), registrado no CNPq, e atua como editor da Revista Prática Docente. É coordenador de área do Programa de Iniciação à Docência (PID) Núcleo Confresa. Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). Tem capacidade de comunicação, de articular e contextualizar informações, de constante atualização, habilidade para compreender questões lógicas, para pensar e solucionar conflitos, familiaridade com computadores e novas tecnologias, gosto pela pesquisa, responsabilidade, ética e integridade, flexibilidade e adaptabilidade, disciplina, capacidade de negociação.

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Publicado

2022-01-13

Como Citar

GONÇALVES, M. S. A. de A. .; ALVES, A. C. T.; LEÃO, M. F. O ENSINO DE PROPRIEDADES COLIGATIVAS: ESTADO DO CONHECIMENTO DE ARTIGOS NACIONAIS DOS ÚLTIMOS VINTE ANOS (2001-2020). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 1, p. e22001, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i1.12874. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12874. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências

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