EDUCIÊNCIA: DA INTERDISCIPLINARIDADE AO STEAM
DOI:
10.26571/reamec.v7i3.9274Palavras-chave:
Grupo de pesquisa, Interdisciplinaridade, STEAM.Resumo
O Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino de Ciências (EDUCIENCIA) foi criado na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em 2002 e vem atuando de forma interdisciplinar e transdisciplinar na área de Ensino de Ciências, principalmente com a formação de professores de Biologia, Química, Física e Informática, incorporando Artes e Engenharia. O objetivo deste trabalho é analisar a trajetória do grupo EDUCIENCIA na área de Ensino de Ciências no período de 2002 a 2019, a partir dos conceitos de interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e STEAM, desde os primeiros trabalhos interdisciplinares. Atuando dentro da abordagem CTSA, os primeiros trabalhos foram realizados na perspectiva da inter/transdisciplinaridade, mas evoluíram para a metodologia STEAM, com a valorização das artes, tecnologia e por último, da engenharia. O grupo tem trabalhos na área de produção de material instrucional inovador, mas a ênfase tem sido a formação de professores nas Licenciaturas de Ciências Biológicas, Química, Física e Informática da UNIR e de instituições parceiras como SEDUC, MEC, Institutos Federais, entre outras.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ALMEIDA, A. D. de. Introdução de conceitos básicos de física nos primeiros anos do ensino fundamental através de práticas experimentais de baixo custo. Dissertação (Mestrado Profissional em Física) - Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, 2017.
ALMEIDA, A. D. de. Arquivo de jogos desenvolvidos com alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIR. Porto Velho, 2019.
ALVES, A. C. T. O Programa de Pós-graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática: Estudo da trajetória profissional de egressos. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, 191f. Cuiabá, 2018.
AMARAL, N. F. G. do; BRASILEIRO, T. S. A. (Org.). Formação docente e estratégias de integração Universidade / Escola nos Cursos de Licenciatura. 1a. ed. São Carlos/SP; Porto Velho/RO: Pedro & João Editores; EDUFRO, 2008. V. 1 e 2.
ANDRADE, M. C. C. de. A articulação da aprendizagem baseada no desenvolvimento de projetos que envolvem a produção audiovisual: um exemplo amazônico ao som de Heitor Villa-Lobos. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Física). Porto Velho, 2011. Orientadora: Laudileni Olenka.
ANDRADE, L.C.A.; SGANDERLA, G.C.S. Desenvolvendo a aprendizagem sobre os protozoários com a construção de um smartscópio. Poster apresentado no VI SIMPÓSIO LASERA MANAUS. Manaus, set. 2019.
ANJOS, R. dos. Estudo sobre uso de computador na inclusão de crianças portadoras de deficiências. Dissertação (Mestrado em MAPSI - Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, 2015. Orientadora: Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines.
AULER, D. Enfoque CTS: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, nov. 2007.
AZEVEDO, S. R. de S. A arte na construção da identidade: um estudo com adolescentes e professores de uma escola do campo em Rondônia. Dissertação (Mestrado em MAPSI - Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015. Orientadora: Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines.
BATISTA, R. A. O uso das mídias na inclusão de alunos com síndrome de Asperger. Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, 2012. Orientadora: Laudileni Olenka.
BORCHE, M.I.A.F.S. Explorando o universo com o laptop educacional: o uso das TICs no ensino de astronomia. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Biologia) - Universidade Federal de Rondônia. Orientadora: Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines.
BRASIL, D. B. A utilização do laptop educacional como instrumento de ensino-aprendizagem de Ciências. Dissertação (Mestrado em MAPSI - Mestrado em Psicologia) – Univers. Federal de Rondônia. Porto Velho, 2013. Orientadora Elizabeth A.L.M. Martines.
DANTAS, O. de S. A interdisciplinaridade e transversalidade como mediação do processo ensino. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enem/a-interdisciplinaridade-e-transversalidade-como-mediacao-do-processo-ensino/59902. Acessado em 04/07/2019.
DEY, E.L.; FENTY, J. M. Avaliação em educação superior: técnicas e instrumentos de avaliação. In DEY, E.L. e cols. Técnicas e instrumentos de avaliação. Org. SOUZA, E.C.B.M. Brasília: UnB, 1997.
FRANCISCO JUNIOR, W. E.; PETERNELE, W. S.; YAMASHITA, M. A formação de professores de Química no estado de Rondônia: necessidades e apontamentos. Química Nova na Escola, v. 31, p. 113-122, 2009.
FRANCISCO JUNIOR, W. E. (Org.) ; OLIVEIRA, A. C. G. (Org.) . PIBID Química: Ações e Pesquisas na Universidade Federal de Rondônia/UNIR. 1. ed. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2011a.
FRANCISCO JUNIOR, W. E.; ZIBETTI, M. L. T. (Orgs.). PIBID - Novos ou velhos espações formativos? Perspectivas para a formação docente em Rondônia e no Brasil. 1ed. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2011b.
FRANCISCO JUNIOR, W. E.; YAMASHITA, M. ; MARTINES, E. A. L. de M. Saberes regionais amazônicos: do garimpo de ouro no Rio Madeira/RO às possibilidades de interrelação em aulas de química/ciências. Química Nova na Escola (Impresso), v. 35, p. 228-236, 2013.
FRANCISCO JUNIOR, W. E.; YAMASHITA, M. ; SILVA, D. M. ; NASCIMENTO, R. F. . O teatro científico como ferramenta para a formação docente: uma pesquisa no âmbito do PIBID. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, p. 79-100, 2014.
FRANCISCO JUNIOR, W. E.; SOUZA, C. L. de; MARTINES, E. A. L. M. Vídeos educativos para o ensino de química: apontamentos sobre o Telecurso 2000. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, v. 4, p. 29-46, 2017.
JACON, L. S. C.; OLIVEIRA, A. C. G.; MARTINES, E. A. L. M.; MELLO, I. C. Os formadores de professores e o desafio em potencializar o aprendizado em ciências químicas com a incorporação dos dispositivos móveis. Investigações em Ensino de Ciências (online), v. 19, p. 77-89, 2014.
JACON, L.; GAIÃO, O. T. V.; OLIVEIRA, A. C. G.; MELLO, I. C. A mediação de diálogos com heterogeneidade de linguagens entre Formadores de Professores e o processo de construção de um aplicativo móvel para o Ensino de Química. Revista Internacional de Aprendizaje em Ciencia, Matemáticas Y Tecnologia, v. 3, p. 01-11, 2016
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LAUTHARTTE, L. C.; FRANCISCO JUNIOR, W. E. Bulas de medicamentos, vídeo educativo e biopirataria: uma experiência didática em uma escola pública de Porto Velho/RO. Química Nova na Escola (Impresso), v. 33, p. 178-184, 2011.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARTINES, E. A. L. de M.; FRANCISCO JR, W. E. (org.) Professores de ciências – um encontro de águas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2009.
MARTINES, E. A. L. de M.; WREGE, A. Narrativas de formadores de professores de biologia na Amazônia: da territorialidade ao lugar. In MARTINES, E. A. L. de M. e FRANCISCO JR, W. E. (org.) Professores de ciências – um encontro de águas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2009.
MARTINES, E. A. L. M.; SOUTO, A. A. S. e CHADDAD, M. F. M. S. A institucionalização da EaD em uma IES amazônica: encontros e desencontros. I Congresso Internacional da Universidade Aberta do Brasil - UAB. Brasília / DF. 2009.
MARTINES, E. A. L. M.; SOUZA, L. S. de; BRASIL, D. B.; LACERDA, M. P. R. Estudo de caso da implantação do Projeto “Um Computador por Aluno” em Rondônia. In: SAMPAIO, F. F. e ELIA, M. da F. (Orgs.). Projeto Um Computador por Aluno: pesquisas e perspectivas. 1ed. Rio de Janeiro: NCE/UFRJ, 2012, v. 1, p. 122-132.
MARTINES, E. A. L. M.; CAMPOS, A. M.; BRASIL, D. B.; SOUZA, L. S. de. A mediação na formação de professores em uma escola-piloto do Projeto UCA. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2013, Campinas / SP. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. CAMPINAS, 2013. v. 1. p. 602-611.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
NICOLESCU, B. Conferência. Congresso International Que Universidade para o Amanhã? Evolução Transdisciplinar na Universidade, Locarno, Suíça, de 30 de abril a 2 de maio de 1997. Disponível em http://perso.club-internet.fr/nicol/ciret/. Acessado em 26/07/2019.
OLIVEIRA, A. C. G.; ROSA, M. I. P. Currículo e formação profissional. Química Nova na Escola, v. 30, p. 49-54, 2008.
SANDERS, M. STEM, STEMeducation, STEMmania. The Technology Teacher, n. 68, v.4, p. 20–26, 2009.
SILVA, Â. A. de S. Programa de formação continuada mídias na educação: o diário de bordo como recurso para reflexão crítica na formação do professor-cursista. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação). Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Porto Velho, Rondônia, 2016. 132 f. Orientadora: Profa. Dra. Rosângela de Fátima Cavalcante França.
SILVA, M. L. da. Mostra Brasileira de Foguetes e o uso de mapas mentais como ferramenta avaliativa: estudo sobre ensino de física em cursos integrados do IFMT - Campus de Alta Floresta. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática / Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2018. Orientadora: Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines.
SOUSA, D. A.; PILECKI, T. From STEM to STEAM: using brain-compatible strategies to integrate the arts. Ed. Corwin, 2013.
SOUZA, A. A. de. Desenvolvimento de material didático de estruturas orgânicas para alunos deficientes visuais. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, 2013. Orientadora: Ana Carolina Garcia de Oliveira.
SOUZA, A.P.V. de. Cinema na escola: Aprendendo com a sétima arte. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Física) - Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, 2012. Orientadora: Laudileni Olenka.
UCHOA, A. M.; NASCIMENTO, R. F.; SILVA, A. P.; BARROS, A. A. D.; LIMA, A. M. B.; PINTO, E. S. S.; LEMES, G. S. V.; SOUZA, J. Q.; OLIVEIRA, J. S.; SILVA, M. J. P.; GOMES, P. S.; SANTOS, P. A. B.; GARCIA, V. M. ; PEREIRA JUNIOR, G. J.; OLIVEIRA, A. C. G.; YAMASHITA, M.; FRANCISCO JUNIOR, W. E. Passando um 'cafezinho': misturas e separação de misturas a partir de um experimento com materiais do cotidiano. Vivências (URI. Erechim), v. 8, p. 181-191, 2012.
UNIR. Projeto de criação e implantação do Laboratório de Ensino de Ciências (EDUCIENCIA). Porto Velho, 2002.
VENTURELLA, Valéria Moura. Rumo a uma abordagem transdisciplinar para a educação. In: II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, 2005, Vitória - ES - Brasil. II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, 2005. v. 1.
ZIBETTI, M. L. T.; OLENKA, L.; ALVES, F. (Orgs.) . Diálogos sobre Iniciação a Docência. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
WEIL, P.; D'AMBROSIO, U.; CREMA, R. Rumo à nova transdisciplinaridade - Sistemas abertos de conhecimento. São Paulo: Editora: Summus, 1993.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.