A BNCC E O ENSINO DE CIÊNCIAS: OPORTUNIDADES E LIMITAÇÕES

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i3.12385

Palavras-chave:

Tecnologias, Ensino de Ciências, Ensino-aprendizagem, TIC's

Resumo

A empregabilidade das TIC’s no momento delicado pelo qual estamos passando se mostrou essencial para todos os setores sociais, em ênfase ao setor educacional. Dessa forma, aqui, buscou-se discutir acerca das oportunidades e limitações da utilização das TIC’s na área educacional, sobretudo, no ensino de ciências, sob o enfoque da BNCC (2018), e de outros documentos oficiais da educação básica nacional, fazendo-se presente também neste estudo, ideias de autores citados ao longo do texto, acerca das TIC’s. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, tendo como forma de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica e documental, acerca da usabilidade das TIC’s em âmbito educacional e no Ensino de Ciências. Os resultados apontaram, mediante confrontação dos trabalhos aqui tabulados, com a quinta competência geral da BNCC (2018), que as TIC’s, sim, podem substancialmente alavancar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, no entanto, a inserção destas tecnologias ainda apresenta certas limitações, as quais deve-se intervir.

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Biografia do Autor

Luan Mesquita Guerra, Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Licenciando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre (UFAC) - Campus Sede. Voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES-Biologia-UFAC) 2019-2020. Bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP-CAPES-Biologia-UFAC) 2020-Corrente. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências (GPEEC-UFAC), com atuação na área de ensino e educação, tendo como recorte de trabalho o currículo, com ênfase em BNCC, e o desenvolvimento de métodos e técnicas de ensino fomentando o uso de TDIC's na educação em Ciências e Biologia. Desenvolvo também trabalhos ancorados à formação continuada de professores com o incremento, na prática docente, de tecnologia como recurso didático no processo de ensino, sob a ótica da BNCC. E-mail institucional para contato: luan.guerra@sou.ufac.br E-mail pessoal para contato: mezquita.luan@gmail.com

André Ricardo Ghidini, Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia de Água Doce e Pesca Interior) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2011). Atualmente atua no Ensino Superior como professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Acre (Campus Rio Branco), como Dedicação Exclusiva, na área de Bases Biológicas e Ensino de Ciências. e desenvolve pesquisa na área de Educação no Ensino Superior e na Área de Ecologia e Taxonomia do zooplâncton (ênfase em Cladóceros). Atualmente é vinculado como Professor e Orientador no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e do Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da Universidade Federal do Acre.

 

 

José Victor Acioli da Rosa, Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Cursou o ensino médio no Colégio Adventista de Rio Branco- CARB. Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Especialista em Docência do Ensino Superior em Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre. Professor Efetivo da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Acre (SEE). Professor de Química com experiências nos segmentos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-vestibular. Integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências (GPEEC), que desenvolve projetos de pesquisa científica e extensão na formação inicial e continuada de professores, elaboração de materiais didáticos para o ensino de Ciências. Possui interesse na área de Ensino de Química nos segmentos do Ensino Médio, Ensino Superior e Cursos pré-vestibulares.

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

GUERRA, L. M. .; GHIDINI, A. R.; ROSA, J. V. A. da. A BNCC E O ENSINO DE CIÊNCIAS: OPORTUNIDADES E LIMITAÇÕES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 3, p. e21078, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.12385. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12385. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências