EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE A INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO
DOI:
10.26571/2318-6674.a2013.v1.n1.p88-101.i5290Palavras-chave:
Formação de professores, Dispositivos móveis, Tecnologia de informação e comunicação.Resumo
Nos tempos atuais, existe um apelo cada vez maior para a inclusão de dispositivos móveis na sala de aula, tais como tablets, celulares, smartphones com o intuito de melhorar o aprendizado a as práticas de ensino. No entanto, a presença dessas tecnologias provoca questionamentos, desafios, reflexões sobre a necessidade de repensar a prática pedagógica. Para isto, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados parciais de uma pesquisa exploratória para discutir o processo de incorporação de tecnologias na educação. Primeiramente, são apresentadas algumas reflexões sobre a expansão tecnológica e suas aplicações. Em seguida, é abordado o processo de incorporação das TIC na educação: quais as etapas necessárias e os desafios e tensões a serem superados, principalmente com relação à formação de professores. O professor continua a ser crucial para orientar o processo de ensino aprendizagem, mas o seu papel de professor muda. Apresenta também o relato de uma atividade pedagógica realizada com a participação de discentes do curso de licenciatura Química da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) sob a orientação de duas professoras (uma formadora de professores de Química e uma professora de informática).Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
BASTOS, Maria Inês. O impacto das TICs na Educação: O desenvolvimento de competências em TIC para a educação na formação de docentes na América Latina. Org.
Unesco OREALC. Brasília. Abril, 2010.
GATTI, Bernadette A. (coord.); BARRETO, E.S. de Sá. A formação continuada em questão. cap. 8 p.199-236. Livro Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, set/2009.
HABERMAS, Jurgen. Técnica e ciência como “ideologia”. Lisboa: edições 70, 1994, p.45-92.
HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2001; p.11-38. MORAIS, Regis de. Filosofia da Ciência e da Tecnologia. 7ª.ed. Campinas: Papirus, 2002; p.99-172.
MORAN, José Manuel. Tablets e netbooks na educação. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/tablets.pdf. Acesso em 5 abr 2012a.
______ Tablets para todos conseguirão mudar a escola? Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/tablet.pdf Acesso em 5 abr 2012b
POLI, José Luis. Matemático usa smartphone para ensinar analfabetos a ler e a escrever em SP. Entrevista concedida a Claudia E. Izumi, publicada na UOL Educação. Disponível em http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/10/25/matematico-usa-smartphone-para-ensinaranalfabetos-a-ler-e-a-escrever-em-sp.htm. Acesso em 25.out.2012
RICHIT, Adriana. Apropriação do Conhecimento Pedagógico-Tecnológico em Matemática e a Formação Continuada de Professores. Tese de doutorado. Unesp, Rio Claro, SP. 2010.
SUNKEL, Guillermo. Las nuevas tecnologias de la comunicacion y la informacion TIC
em la educacion: Desafios para lãs políticas públicas em América Latina. Santiago do Chile: CEPAL, Division de Desarollo Social, Serie Políticas Sociales, 2006.
VALENTE, José Armando. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação
na Educação: a passagem do currículo da era do lápis e papel para o currículo da era digital. Palestra proferida no dia 19.out.2011, em Porto Velho, RO.
VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de tecnologia. Volume I. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005, p.29-355. Cap. III e IV
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.