A FORMAÇÃO DOUTORAL EM EDUCAÇÃO: REPENSANDO O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA PARA PROFESSORES E PROFESSORAS EXPERIENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p28-42.i5877


Palavras-chave:

Formação docente, estágio de docência, evento científico

Resumo

O presente texto tem por objetivo refletir sobre a formação doutoral no campo da educação, desde a experiência formativa de inserção na organização e participação em eventos de natureza acadêmico-científica. Trata-se de um trabalho descritivo e reflexivo motivado por duas questões problematizadoras: Qual o significado do estágio num doutorado em educação? Como a participação em eventos científicos pode funcionar como estágio na formação de doutores?Defende-se que em doutorados, cujos doutorandos já são professores experientes no exercício do magistério da educação básica e/ou superior, além das ações propostas no APCN do PPGECEM / REAMEC, é igualmente significativo para a formação do(a) professor(a), doutor(a) em formação, que o estágio de docência esteja vinculado a atividades acadêmico-científicas que possibilitem e desafiem o(a) doutorando(a) a se envolver com a vida científica e acadêmica mais ampla.

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Biografia do Autor

  • Alberes de Siqueira Cavalcanti, Instituto Federal do Maranhão

    Possui Doutorado em Educação em Ciências (UFMT/UFPA), Mestrado em Educação (UFMA) e Licenciatura em Filosofia (UECE). Tem Especializações em Comunicação (UNISINOS) e em Formação Docente para atuação em EaD (ESAB). Tem experiência docente na Educação Básica, Técnica e Superior, com ênfase em Filosofia e Educação, desenvolvendo estudos e pesquisas relacionados ao ensino de filosofia, educação profissional, epistemologia, formação docente. É professor efetivo do Departamento de Ciências Humanas e Sociais do IFMA campus São Luís Monte Castelo, com atuação na educação profissional e tecnológica e nos cursos de graduação. Coordena o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação (Paidéia), do IFMA campus São Luís Monte Castelo.

  • Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines, Universidade Federal de Rondônia

    Graduada em Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - atual IBILCE (1973) e em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1974), mestre (2000) e doutora (2005) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Coordenou na UNIR o Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) ofertado pela REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (REAMEC). É docente colaboradora do programa de pós-graduação: REAMEC / PPGECEM - Linhas de pesquisa "Formação de professores" e "Fundamentos e metodologias de Educação em ciências e matemática"; Lidera (vice líder) o Grupo de pesquisa Laboratório de Ensino de Ciências (EDUCIENCIA) registrado no CNPq. Coordenou projetos de formação de professores de Biologia financiados pela CAPES (LICBIO e PIBID). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências naturais, ensino de biologia, ensino e aprendizagem de ciências e pesquisa ação colaborativa. Coordenou o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Rondônia de janeiro a junho de 2014 e participou do programa como formadora de julho 2014 a maio de 2015.

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Publicado

2018-05-10

Como Citar

A FORMAÇÃO DOUTORAL EM EDUCAÇÃO: REPENSANDO O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA PARA PROFESSORES E PROFESSORAS EXPERIENTES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 1, p. 28–42, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p28-42.i5877. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5877. Acesso em: 21 abr. 2025.

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