PERFIL DOS EGRESSOS DA TURMA 2013 DO PPGECEM/REAMEC

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.15098

Palavras-chave:

Acompanhamento de Egressos., REAMEC., Amazônia Legal.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de traçar o perfil dos egressos da segunda turma Programa de Pós- Graduação em Educação e Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), buscando identificar o impacto dessa formação na vida dos egressos e na região amazônica. A pesquisa consiste em um estudo de caso, no qual se utilizou análise documental e questionário on line para produção dos dados, analisados estatisticamente (questões fechadas) e por Análise Textual Discursiva (ATD) (questões abertas). Como resultados temos a distribuição dos egressos por gênero e instituição em que trabalham, bem como o impacto da formação doutoral por campo de atuação, inserção em grupos de pesquisa e programas de pós-graduação e produção acadêmica (ensino, pesquisa, extensão e gestão). Constatou-se um número significativo de mulheres nessa turma (26 mulheres e 16 homens), representando uma porcentagem de 59%. Em relação à formação inicial dos egressos, notou-se a predominância dos cursos de licenciaturas em Pedagogia e Matemática. Quanto ao intervalo de tempo entre a graduação e o doutorado, vinte (20) dos doutores esperaram entre 11 a 20 anos para cursar doutorado, evidenciando a escassez de oferta de cursos dessa natureza na Amazônia Legal. O principal impacto da formação doutoral dessa turma pode ser notado na produção científica sobre Ensino de Ciências e Matemática e os egressos vêm contribuindo com a criação e manutenção de grupos de pesquisa e programas de pós-graduação na área, além de seu importante papel na formação de professores na região amazônica.

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Biografia do Autor

Virgílio Bandeira do Nascimento Filho, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Parintins, Amazonas, Brasil.

Possui Mestrado em Teologia com a Linha de Pesquisa Educação Comunitária com Infância e Juventude pela Faculdade EST (2014). Doutor do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Pós-Graduação em Didática do Ensino Superior pela Faculdade Tháhiri/Iseama - AM (2009), Pós Graduação em Gestão Estratégica e Qualidade pela Ucam - Universidade Cândido Mendes RJ (2004). Graduado em Pedagogia pela UFPA - (Universidade do Estado do Pará (1999). Professor Concursado da Universidade do Estado do Amazonas ministrando as disciplinas Estágio, Didática, Pesquisa e prática Pedagógica, Currículo Educacional, Sociologia da Educação, Legislação da Educação Básica. Desenvolve pesquisa sobre Formação de Professores e Didática. Faz parte do grupo de Pesquisa EDUCIENCIA, Laboratório de Ensino de Ciências - EDUCIENCIA, do(a) Universidade Federal de Rondônia.

Elizabeth Antonia Leonel de M. Martines , Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Graduada em Licenciatura em Ciências pela Faculdade de filosofia, Ciências e Letras (atual Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) em 1973 e em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1974), mestre (2000) e doutora (2005) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Coordenou na UNIR o Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) ofertado pela REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (REAMEC). É docente colaboradora do programa de pós-graduação: REAMEC / PPGECEM - Linhas de pesquisa "Formação de professores" e "Fundamentos e metodologias de Educação em ciências e matemática"; Lidera (vice líder) o Grupo de pesquisa Laboratório de Ensino de Ciências (EDUCIENCIA) registrado no CNPq. Coordenou projetos de formação de professores de Biologia financiados pela CAPES (LICBIO e PIBID). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências naturais, ensino de biologia, ensino e aprendizagem de ciências e pesquisa ação colaborativa. Coordenou o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Rondônia de janeiro a junho de 2014 e participou do programa como formadora de julho 2014 a maio de 2015.

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

NASCIMENTO FILHO, V. B. do; MARTINES , E. A. L. de M. . PERFIL DOS EGRESSOS DA TURMA 2013 DO PPGECEM/REAMEC. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23050, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15098. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15098. Acesso em: 6 maio. 2024.