PERFIL DOS EGRESSOS DA TURMA 2013 DO PPGECEM/REAMEC
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.15098Palavras-chave:
Acompanhamento de Egressos., REAMEC., Amazônia Legal.Resumo
Este trabalho tem o objetivo de traçar o perfil dos egressos da segunda turma Programa de Pós- Graduação em Educação e Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), buscando identificar o impacto dessa formação na vida dos egressos e na região amazônica. A pesquisa consiste em um estudo de caso, no qual se utilizou análise documental e questionário on line para produção dos dados, analisados estatisticamente (questões fechadas) e por Análise Textual Discursiva (ATD) (questões abertas). Como resultados temos a distribuição dos egressos por gênero e instituição em que trabalham, bem como o impacto da formação doutoral por campo de atuação, inserção em grupos de pesquisa e programas de pós-graduação e produção acadêmica (ensino, pesquisa, extensão e gestão). Constatou-se um número significativo de mulheres nessa turma (26 mulheres e 16 homens), representando uma porcentagem de 59%. Em relação à formação inicial dos egressos, notou-se a predominância dos cursos de licenciaturas em Pedagogia e Matemática. Quanto ao intervalo de tempo entre a graduação e o doutorado, vinte (20) dos doutores esperaram entre 11 a 20 anos para cursar doutorado, evidenciando a escassez de oferta de cursos dessa natureza na Amazônia Legal. O principal impacto da formação doutoral dessa turma pode ser notado na produção científica sobre Ensino de Ciências e Matemática e os egressos vêm contribuindo com a criação e manutenção de grupos de pesquisa e programas de pós-graduação na área, além de seu importante papel na formação de professores na região amazônica.
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