ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA COM AUXÍLIO DO CHATGPT: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.15966

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Educação Matemática, Projetos de Pesquisa, ChatGPT

Resumo

O atual cenário tecnológico oferece muitas oportunidades para aprimorar a educação, mas a implementação efetiva de tecnologias emergentes em salas de aula apresenta desafios significativos. Este estudo tem como objetivo examinar a eficácia do uso do ChatGPT – uma tecnologia de inteligência artificial – como ferramenta auxiliar na elaboração de projetos de pesquisa em Educação Matemática por licenciandos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFMT Campus Confresa. O método de pesquisa, esta de natureza qualitativa, envolveu um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a 16 licenciandos que usaram o ChatGPT para ajudar na elaboração de seus projetos de pesquisa. Os resultados indicam que foi eficaz como ferramenta auxiliar, ajudando-os a abordar questões mais complexas e a desenvolver métodos de ensino mais inovadores. No entanto, o estudo também destacou a necessidade de usar a tecnologia com discernimento e uma compreensão clara de suas limitações.

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Biografia do Autor

João Victor Nunes de Oliveira, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Sou um estudante da Licenciatura em Matemática com formação anterior no ensino fundamental e médio em escolas públicas. Durante esse período, adquiri habilidades em informática e programação, tendo realizado cursos em Inglês, Python, Informática Básica e Avançada, Hardware, e Rotinas Administrativas. Além disso, acumulei experiência como estagiário na Caixa Econômica Federal por um período de 1 ano e 3 meses. Atualmente Sou estagiário do IFMT. Minha formação escolar e minhas experiências profissionais me proporcionaram habilidades de comunicação, trabalho em equipe, pensamento analítico e resolução de problemas.

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - 2020) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

Suellen Aparecida Greatti Vieira, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Bacharela em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário ETEP. Mestra em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Londrina, com enfoque na área de Equações Diferenciais Parciais. Doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, também com enfoque em Equações Diferenciais Parciais. Atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa e Coordenadora do curso de Especialização em Ensino de Ciências.

Patrícia Damas Beites, Universidade da Beira Interior (UBI/Portugal), Aveiro, Portugal.

Possui doutorado em Matemática pela Universidade da Beira Interior (Covilhã, PT), Professora Auxiliar no Departamento de Matemática da Universidade da Beira Interior (Covilhã, PT).

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Publicado

2023-10-23

Como Citar

OLIVEIRA, J. V. N. de; LOPES, T. B.; VIEIRA, S. A. G. .; BEITES, P. D. ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA COM AUXÍLIO DO CHATGPT: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23064, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15966. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15966. Acesso em: 30 abr. 2024.

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