A MATEMÁTICA DO ENSINO PRIMÁRIO NA ESCOLA NORMAL DE NATAL (BRASIL): ALGUNS FRAGMENTOS DE HISTÓRIA

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2014.v2.n1.p15-34.i5293

Palavras-chave:

Matemática escolar, Ensino primário, Escola Normal.

Resumo

Neste artigo descrevemos uma construção historiográfica acerca das matemáticas escolares do ensino primário abordadas na Escola Normal de Natal (Brasil) entre 1908 e 1970. Nossa principal finalidade foi explorar documentos sobre as trajetórias matemáticas na referida escola, com vistas a apontar evidências das implicações legais de cada período nas recorrências metodológicas e na construção dos programas de ensino dessas matemáticas escolares. Para alcançar nossos objetivos recorremos aos princípios teóricos relacionados à história das disciplinas escolares, com base em Chervel (1990). O método utilizado para a aproximação historiográfica baseou-se na exploração e reorganização de informações presentes em múltiplas fontes históricas impressas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). E-mail: iamendes1@gmail.com

Márcia Maria Alves de Assis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela UFRN. Mestre em Ensino de Matemática e Especialista em História da Matemática, pela UFRN. Licenciada em Matemática e Artes Práticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisadora com ênfase principal em História da Educação Matemática. Membro do grupo de pesquisa Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisa em História da Educação Matemática - GPEP vinculado a UFRN. Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino - POSENSINO, em associação entre a UERN/IFRN/UFERSA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na formação do professor, em ensino da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Metodologia do Ensino da Matemática, História da educação Matemática, Laboratório de Ensino de Matemática, Interdisciplinaridade e ensino de matemática..

Publicado

2014-12-30

Como Citar

MENDES, I. A.; ASSIS, M. M. A. de. A MATEMÁTICA DO ENSINO PRIMÁRIO NA ESCOLA NORMAL DE NATAL (BRASIL): ALGUNS FRAGMENTOS DE HISTÓRIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 2, n. 1, p. 15–34, 2014. DOI: 10.26571/2318-6674.a2014.v2.n1.p15-34.i5293. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5293. Acesso em: 19 abr. 2024.