ATIVIDADES HISTÓRICAS COM GEOGEBRA PARA EXPLORAR A REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA DO CONE

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16866

Palavras-chave:

Cone, GeoGebra, História da Matemática, Ensino

Resumo

Nas décadas finais do século XX e no início do século XXI, têm sido de interesse educacional estudos para o estabelecimento de diálogos entre a História da Matemática e as tecnologias digitais. Neste trabalho, objetiva-se descrever atividades históricas com GeoGebra para mobilizar conceitos de geometria 3D referentes ao objeto matemático cone. Com isso, pretende-se contribuir com um novo olhar, por meio da tela do computador, para o ensino de matemática baseado nas informações históricas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico tendo como fonte pesquisas clássicas sobre História da Matemática. São descritas as bases teóricas que sustentam as referidas atividades – história no ensino da matemática e para ele e as formas de uso do GeoGebra como ferramenta de visualização e descoberta e de representação e comunicação do conhecimento matemático. Considera-se que o uso do GeoGebra para a visualização de casos particulares dos cones propostos por Menêcmo e Apolônio possibilita abordar outras situações geradas ao explorar o comportamento das representações geométricas em 3D nesse ambiente computacional.

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Biografia do Autor

Ivonne C. Sánchez, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2024 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduada na Licenciatura em Educação menção Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisadora nível A-2 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática.

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasi.

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Luis Andrés Castillo, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2024 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduado em Licenciatura em Educação Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Professor Convidado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Arraias, no Curso de Licenciatura em Matemática (2022). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisador nível A-1 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Pertence ao corpo Editorial de periódicos nacionais e internacionais, como parte do Conselho Consultivo, Equipe Técnica e Parecerista ad hoc. Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática, Modelagem Matemática com GeoGebra.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

SÁNCHEZ, I. C.; MENDES, I. A.; CASTILLO, L. A. ATIVIDADES HISTÓRICAS COM GEOGEBRA PARA EXPLORAR A REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA DO CONE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23117, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16866. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16866. Acesso em: 13 abr. 2024.

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