ATIVIDADES HISTÓRICAS COM GEOGEBRA PARA EXPLORAR A REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA DO CONE
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.16866Palavras-chave:
Cone, GeoGebra, História da Matemática, EnsinoResumo
Nas décadas finais do século XX e no início do século XXI, têm sido de interesse educacional estudos para o estabelecimento de diálogos entre a História da Matemática e as tecnologias digitais. Neste trabalho, objetiva-se descrever atividades históricas com GeoGebra para mobilizar conceitos de geometria 3D referentes ao objeto matemático cone. Com isso, pretende-se contribuir com um novo olhar, por meio da tela do computador, para o ensino de matemática baseado nas informações históricas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico tendo como fonte pesquisas clássicas sobre História da Matemática. São descritas as bases teóricas que sustentam as referidas atividades – história no ensino da matemática e para ele e as formas de uso do GeoGebra como ferramenta de visualização e descoberta e de representação e comunicação do conhecimento matemático. Considera-se que o uso do GeoGebra para a visualização de casos particulares dos cones propostos por Menêcmo e Apolônio possibilita abordar outras situações geradas ao explorar o comportamento das representações geométricas em 3D nesse ambiente computacional.
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