ATIVIDADES HISTÓRICAS COM GEOGEBRA PARA EXPLORAR A REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA DO CONE

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16866

Palavras-chave:

Cone, GeoGebra, História da Matemática, Ensino

Resumo

Nas décadas finais do século XX e no início do século XXI, têm sido de interesse educacional estudos para o estabelecimento de diálogos entre a História da Matemática e as tecnologias digitais. Neste trabalho, objetiva-se descrever atividades históricas com GeoGebra para mobilizar conceitos de geometria 3D referentes ao objeto matemático cone. Com isso, pretende-se contribuir com um novo olhar, por meio da tela do computador, para o ensino de matemática baseado nas informações históricas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico tendo como fonte pesquisas clássicas sobre História da Matemática. São descritas as bases teóricas que sustentam as referidas atividades – história no ensino da matemática e para ele e as formas de uso do GeoGebra como ferramenta de visualização e descoberta e de representação e comunicação do conhecimento matemático. Considera-se que o uso do GeoGebra para a visualização de casos particulares dos cones propostos por Menêcmo e Apolônio possibilita abordar outras situações geradas ao explorar o comportamento das representações geométricas em 3D nesse ambiente computacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ivonne C. Sánchez, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2024 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduada na Licenciatura em Educação menção Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisadora nível A-2 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática.

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasi.

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Luis Andrés Castillo, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2024 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduado em Licenciatura em Educação Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Professor Convidado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Arraias, no Curso de Licenciatura em Matemática (2022). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisador nível A-1 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Pertence ao corpo Editorial de periódicos nacionais e internacionais, como parte do Conselho Consultivo, Equipe Técnica e Parecerista ad hoc. Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática, Modelagem Matemática com GeoGebra.

Referências

BAKI, Adnan; GUVEN, Bulent. Khayyam with Cabri: experiences of pre-service mathematics teachers with Khayyam’s solution of cubic equations in dynamic geometry environment. Teaching Mathematics and its Applications, Oxônia, v. 28, n. 1, p. 1-9, 2009. https://doi.org/10.1093/teamat/hrp001

BOYER, Carl. B. História da Matemática. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1974.

COELHO, Iara Martins; TEIXEIRA, Lucas Santos; CASTILLO, Luis Andrés; SÁNCHEZ, Ivonne Coromoto. História da matemática e geometria dinâmica: um novo olhar ao teorema de Viviani para o ensino médio. Journal of Education Science and Health, [S. l.], v. 3, n. 1, 2023. https://doi.org/10.52832/jesh.v3i1.178

DENNIS, David; CONFREY, Jere. Drawing logarithmic curves with Geometer’s sketchpad: a method inspired by historical sources. In: KING, James R.; SCHATTSCHNEIDER, Doris (org.). Geometry turned on! Washington: MAA, 1997. p. 147-156.

DIKOVIC, Ljubica. Applications GeoGebra into teaching some topics of mathematics at the college level. Computer Science and Information Systems, Sérvia, v. 6, n. 2, p. 191-203, 2009. https://doi.org/10.2298/csis0902191D

FOSSA, John A. Recursos pedagógicos para o ensino da matemática a partir das obras de dois matemáticos da Antiguidade. In: MENDES, Iran Abreu; FOSSA, John A.; NÁPOLES VALDÉS, Juan E. (org.). A história como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006. p. 79-136.

GADANIDIS, George; BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

GOLDENBERG, E. Paul; CUOCO, Albert A. What is dynamic geometry? In: LEHER, Richard; CHAZAN, Daniel (ed.). Designing learning environments for developing urderstanding of geometry and space. Londres: Lawrence Erlbaum Associates, 1998. p. 350-367.

HAŠEK, Roman; ZAHRADNÍK, Jan. Study of historical geometric problems by means of CAS and DGS. International Journal for Technology in Mathematics Education, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 53-58, 2015. Disponível em: https://www.learntechlib.org/p/175079

HOHENWARTER, Markus. GeoGebra Ein Softwaresystem für dynamische Geometrie und Algebra der Ebene. 2002. 236 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais, Universidade Paris Lodron de Salzburgo, Salzburgo, 2002.

FUCHS, Karl; HOHENWARTER, Markus. Combination of dynamic geometry, algebra and calculus in the software system GeoGebra. In: SÁRVÁRI, C. (ed.). Proceedings of Computer Algebra Systems and Dynamic Geometry Systems in Mathematics Teaching Conference. Pecs, Hungria: Universidad de Pecs, 2005 128– 133.

ISODA, Masami. Inquiring mathematics with history and software. In: FAUVEL, John; VAN MAANEN, Jan (org.). History in Mathematics Education. [S. l.]: Springer, 2002. p. 351-358. (New ICMI Study Series). DOI: https://doi.org/10.1007/0-306-47220-1_10

JANKVIST, Uffe Thomas; GERANIOU, Eirini. “Whiteboxing” the content of a formal mathematical text in a Dynamic Geometry Environment. Digital Experiences in Mathematics Education, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 222-246, 2021.

https://doi.org/10.1007/s40751-021-00088-6

LABORDE, Colette. Cabri Geómetra o una nueva relación con la geometría. In: PUIG, L. (ed.). Investigar y enseñar. Variedades de la educación matemática. Madrid: Una Empresa Docente, 1997. p. 33-48.

MEADOWS, Michelle; CANIGLIA Joanne. That was then…This is now: Utilizing the history of mathematics and dynamic geometry software. International Journal of Education in Mathematics, Science, and Technology (IJEMST), Konya, v. 9, n. 2, p. 198-212, 2021. https://doi.org/10.46328/ijemst.1106

MENDES, Iran Abreu. História para o ensino de matemática: fundamentos epistemológicos, métodos e práticas. Revista Cocar, Belém, n. 14, p. 01-21, 2022a. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5509

MENDES, Iran Abreu. Usos da história no ensino de matemática: reflexões e experiências. 3. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2022b.

MENDES, Iran Abreu. A investigação histórica como agente de cognição matemática na sala de aula. In: MENDES, Iran Abreu; FOSSA, John; NÁPOLES VALDÉS, Juan E. (org.). A história como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006. p. 79-136.

PREINER, Judith. Introducing Dynamic Mathematics Software to Mathematics Teachers: The case of GeoGebra. 2008. 265 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Faculdade de Ciências Naturais, Universidade de Salzburgo, Salzburgo, 2008.

PRIETO, Juan Luis. GeoGebra en diferentes escenarios de actuación. Revista Electrónica Conocimiento Libre y Licenciamiento (CLIC), Caracas, v. 7, n. 14, p. 9-23, 2016. Disponível em: https://convite.cenditel.gob.ve/revistaclic/index.php/revistaclic/article/view/866

SÁNCHEZ, Ivonne Coromoto; CASTILLO, Luis Andrés. Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 9, n. 26, p. 214-226, 2022. https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8030

SOUSA, Giselle Costa de. Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Belém, v. 16, n. 37, p. 140-159, 2021. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p140-159.id310

TEIXEIRA, Lucas Santos; COELHO, Iara Martins; CASTILLO, Luis Andrés; SÁNCHEZ, Ivonne Coromoto. Uma exploração do Teorema de Stewart com GeoGebra: do estático ao dinâmico. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, v. 9, n. 2, p. e2002, 2023. https://doi.org/10.35819/remat2023v9i2id6467

THOMSEN, Marianne. Working with Euclid’s geometry in GeoGebra: experiencing embedded discourses. In: NORTVEDT, G. A. et al. (ed.). Bringing Nordic mathematics education into the future: Proceedings of Norma 20, The Ninth Nordic Conference on Mathematics Education. Oslo: SMDF, 2021. p. 257-264.

THOMSEN, Marianne; JANKVIST, Uffe Thomas; CLARK, Kathleen Michelle. The interplay between history of Mathematics and Digital Technologies: a review. ZDM Mathematics Education, [S. l.], v. 54, p. 1631-1642, 2022. https://doi.org/10.1007/s11858-022-01368-0

URBANEJA, Pedro Miguel. El domínio de las secciones cónicas Apolonio. Barcelona: RBA, 2017.

ZENGIN, Yılmaz. Incorporating the dynamic mathematics software GeoGebra into a history of mathematics course. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, Abingdon, v. 49, n. 7, p.1083-1098, 2018. https://doi.org/10.1080/0020739X.2018.1431850

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

SÁNCHEZ, I. C.; MENDES, I. A.; CASTILLO, L. A. ATIVIDADES HISTÓRICAS COM GEOGEBRA PARA EXPLORAR A REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA DO CONE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23117, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16866. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16866. Acesso em: 5 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)