A COPRODUÇÃO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS INDÍGENAS
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.14402Palavras-chave:
Formação inicial de professores indígenas, Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática, Trabalho conjuntoResumo
A coprodução nas comunidades indígenas contribui para manutenção da vida e para a produção do conhecimento dos povos ancestrais. O objetivo deste artigo é analisar o processo de coprodução de atividades para o ensino do sistema de numeração da língua Apalai. O processo de coprodução reivindica o engajamento das professoras indígenas e da professora-pesquisadora na atualização do saber matemático sociocultural. Esse processo é conceituado como trabalho conjunto. Para responder à questão: “Quais as contribuições da coprodução de atividades para o ensino do sistema de numeração na formação inicial de professoras indígenas da etnia Apalai Waiana?” foi realizado um estudo sobre o conceito de trabalho conjunto na Teoria da Objetivação, com o intuito de estabelecer o diálogo entre esse conceito e a formação inicial de professores indígenas. A análise é centrada na pesquisa de campo desenvolvida com professoras indígenas de um curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Os resultados indicaram que a interação entre as coprodutoras contribuiu para o encontro com o saber matemático sociocultural do povo Apalai Waiana e que na coprodução foram mobilizados signos e artefatos relacionados à linguagem e à cultura. Encerra-se com o argumento de que o trabalho conjunto contribuiu com a formação inicial das professoras indígenas coprodutoras da atividade, na medida em que elas tomaram consciência de diferentes formas de saberes desenvolvidos histórica e culturalmente e passaram a tencioná-los para produção do conhecimento relacionado ao sistema numérico da língua Apalai.
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