HISTÓRIA DA GEOMETRIA ANALÍTICA EM DISSERTAÇÕES DE MESTRADOS PROFISSIONAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA
DOI:
10.26571/reamec.v8i2.9474Palavras-chave:
História da Matemática. Mestrado Profissional. Ensino de Geometria Analítica.Resumo
Este artigo é resultante de uma pesquisa que investigou as produções relativas à História da Geometria Analítica produzidas em Mestrados profissionais em ensino de Matemática ou Educação Matemática. Nossa finalidade foi identificar de que maneira as produções geradas nesses cursos podem apontar encaminhamentos didáticos para possíveis abordagens da Geometria Analítica em sala de aula. No desenvolvimento da pesquisa, utilizamos o banco de dados da CAPES para o levantamento das produções acerca da temática, a fim de caracterizar os trabalhos identificados e apresentar possíveis contribuições para o ensino de Geometria Analítica. Igualmente, levamos em consideração também os trabalhos presentes na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e nos repositórios dos programas de Pós-graduação em Educação Matemática, Educação, Ensino de Matemática e áreas afins. A respeito das dissertações levantadas, fizemos uma classificação conforme as seguintes tendências de pesquisas em História da Matemática: História e Epistemologia da Matemática (HepM), História da Educação Matemática (HedM) e História para o Ensino de Matemática (HenM). Os resultados obtidos indicam que apenas quatro trabalhos apresentam contribuições que poderão subsidiar diretamente as ações dos professores no ensino de Geometria Analítica em sala de aula.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
BACCA, P. C. Geometria analítica na Educação Básica: Primeiros passos no plano cartesiano. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Matemática) - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau/SC, 2013.
BRASIL, Secretaria de Educação. Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro, de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Diário oficial da União, Brasília – DF, 29, DEZ 2009. p. 20.
FRANZON, C. R. P. Análise do livro I do Geometria de Descartes: apontando caminhos para o ensino da geometria analítica segundo uma abordagem história. 2004. 153 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2004.
MACENA, M. M. M. Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
MENDES, I. A. Uma radiografia dos textos publicados nos Anais dos SNHM. In: Anais. 11º Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia. Niterói: SBHC, 2008. p. 1-11.
MENDES, I. A. Cartografias da produção em História da Matemática no Brasil: um estudo centrado nas dissertações e teses defendidas entre 1990-2010. 2014. Relatório de Pesquisa (Bolsa produtividade CNPq) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
MENDES, I. A. História da Matemática no Ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
MENDES, I. A. (a). Grupos de pesquisas em história da educação Matemática do Brasil: genealogias, conexões e difusões. Relatório de Pesquisa Produtividade CNPq Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018 (Impresso).
MENDES, I. A. (b) História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1997 – 2018). Projeto de Pesquisa Produtividade CNPq. Belém: Universidade Federal do Pará, 2018 (Impresso).
NASCIMENTO, A. K. S. Geometrias Não-Euclidianas como Anomalias: Implicações para o ensino de geometria e medidas. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2013.
QUARANTA NETO, F. Tradução comentada da obra “Novos elementos das seções cônicas” (Philippe de la Hire – 1679) e sua relevância para o ensino de matemática. 2008. 319 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
SAD, L. A. (Ed.), Anais. VI Seminário Nacional de História da Matemática, Rio Claro, SBHMat, 2005.
SANCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa em Educação métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012.
SOARES, S. R. Um estudo histórico do ensino de Geometria Analítica no curso de Matemática da UFJF nas décadas de 1960 a 1970. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, 2013.
VALENTIM JÚNIOR, J. L. A Geometria Analítica como conteúdo do ensino secundário: análise de livros didáticos utilizados entre a reforma Capanema e o MMM. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REVISTA REAMEC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.