HISTÓRIA EM QUADRINHOS NAS PESQUISAS SOBRE HISTÓRIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA (1990-2018)

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v7i3.9330

Palavras-chave:

Pesquisas em História para o Ensino de Matemática, História em quadrinhos, História da Matemática

Resumo

Este artigo objetiva identificar e descrever pesquisas sobre História para o Ensino de Matemática, que aliam História da Matemática à história em quadrinhos, por meio de estratégias de criação de propostas didáticas que se conectam ao conhecimento matemático, de maneira lúdica, na promoção de uma melhoria do ensino e aprendizagem dessa disciplina. Assim, encontramos duas pesquisas de dissertações de mestrados profissionais que se utilizaram do recurso história em quadrinhos, associada à História da Matemática, para o ensino de áreas de figuras planas, volumes de sólidos geométricos e equações de 2º grau. Alguns outros trabalhos foram derivados desses estudos de dissertações, além dos produtos educacionais criados como requisito dos mestrados profissionais. Essas análises nos fazem perceber um movimento ainda fraco de produções que delas derivam e exprimem exemplares contribuições e potencialidades para o uso por parte de outros profissionais da Educação Básica, da Formação de Professores de Matemática e também servem de fonte de pesquisa, que é o que ocorre com este trabalho, que torna público, sobretudo, produções que se direcionam ao uso da História da Matemática em sala de aula. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Benjamim Cardoso da Silva Neto, Instituto Federal do Maranhão

Licenciado em Matemática (IFPI - Floriano, 2011), Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática (2013), Mestre em Educação em Ciências e Matemática (IFG - Jataí, 2016), Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (IEMCI-UFPA), Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMA - São Raimundo das Mangabeiras. Participa do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática - GPSEM em Belém - Pará e é membro do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática - CREPHIMat. Pesquisa e estuda sobre História para o Ensino de Matemática.

Iran Abreu Mendes, Instituto de Educação Matemática e Científica

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Luiza Pereira da Silva, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Especialista em Educação Matemática (1998), Especialista em Tecnologias em Educação (PUC/RIO) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (2004). Atualmente é Professora de Matemática da Prefeitura Municipal de Ananindeua e Prefeitura Municipal de Belém/SEMEC/BELÉM-PA. Atua no Centro de Formação de Professores Alfabetizadores - CFP/SEMEC/Belém. Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/IEMCI-UFPA, Curso: Doutorado, tendo como orientador Prof. Dr. Iran Abreu Mendes, na Linha de Pesquisa: Etnomatemática, Linguagem, Cultura e Modelagem Matemática, ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Educação em Matemática. Integra o Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM)/UFPA/IEMCI e o Grupo de Estudos e Pesquisas das Práticas Etnomatemáticas na Amazônia (GETNOMA)/UFPA/IEMCI. Integrante dos Projetos de Pesquisa: 1) Uma história das pesquisas em História da Matemática no Brasil: produções, disseminações e contribuições à Formação de Professores de Matemática; 2) História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1997 ? 2017) Coordenados pelo Professor Iran Abreu Mendes com apoio do CNPQ de 2018 a 2022. 

Referências

ALMEIDA, Manoel de Campos. A Matemática na Idade da Pedra: filosofia, epistemologia, neurofisiologia e pré-história da Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

KELM, Cecília Elisabeth; FERREIRA, Edite Lopes; QUEIROZ, Julio Cesar. História da matemática: Egito, Babilônia e Grécia estudada através da história em quadrinhos. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 4., Anais.... 2001, Natal: UFRN, 2001.

MENDES, Iran Abreu. Investigação histórica no ensino da matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

MENDES, Iran Abreu. Pesquisas em história da educação matemática no Brasil em três dimensões. Quipu, México, v. 14, n. 1, jan-abr., 2012, p. 69-92.

MENDES, Iran Abreu. Cognição e criatividade na investigação em história da matemática: contribuições para a educação matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis (SC), v. 6, n. 1, p. 185-204, abr., 2013.

MENDES, Iran Abreu. História da matemática no ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. (Coleção História da Matemática para Professores)

MENDES, Iran Abreu. Pesquisa sobre história da Matemática nas dissertações e teses. In: MENDES, Iran Abreu; MOREY, Bernadete (Orgs.). Debates temáticos sobre Pesquisa em História da Matemática e da Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Fisica, 2018. p. 135-175.

MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Ângela. História na educação matemática: propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Tendências em Educação Matemática)

MORAIS, Wendy Mesquita de; SANTIAGO, Laura Andrade. Confeccionando quadrinhos através da história para o ensino e a aprendizagem. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 11., Anais.... 2015, Natal: UFRN, 2015.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SANTIAGO, Laura Andrade; MORAIS, Wendy Mesquita de. O uso de episódios históricos no ensino de matemática: uma sequência didática utilizando quadrinhos. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa; CEDRO, Wellington Lima. (Orgs.). Educação matemática: diferentes contextos, diferentes abordagens. Fortaleza: EdUECE, 2015. p. 89-107.

SALES, Wilhane da Silva; SILVA, Francis Regis Soares da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Quadrinhos e Tirinhas: uma possibilidade de unir a matemática e a história para o ensino de matemática. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 9., Anais.... 2011, Aracaju: UFS, 2011.

SANTIAGO, Laura Andrade; MORAIS, Wendy Mesquita de; COSTA, Ana Carolina Pereira Costa. Preparando roteiros de atividades utilizando quadrinho com história da matemática para o ensino de conceitos de matemática. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 11., Anais.... 2015, Natal: UFRN, 2015.

SANTOS, Lupi Scheer; RODRIGUES, Carla Gonçalves; SCHWANTZ, Josimara Wikboldtz. Um diálogo das teorias curriculares com a história da matemática em quadrinhos. Educação e fronteiras On-line, Grande Dourados, v. 6, p. 20-33, 2016.

SANTOS, Lupi Scheer dos. A abordagem da Geometria na escola com o apoio da História da Matemática em quadrinhos. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO SUL, 10., 2014, Florianópolis. Anais...., 2014. p. 1-18.

SANTOS, Lupi Scheer dos; RODRIGUES, Carla Gonçalves. O ensino da geometria utilizando histórias em quadrinhos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., Anais.... 2013, Curitiba: Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Paraná, 2013a. v. 1. p. 1-15.

SANTOS, Lupi Scheer dos; RODRIGUES, Carla Gonçalves. Uma abordagem geométrica da utilização de história em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 6., 2013, Canoas. Anais.... Canoas, 2013b. p. 1-13.

SANTOS, Lupi Scheer dos. A Geometria da escola e a utilização de história em quadrinhos nos anos finais do Ensino Fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

SILVA NETO, Benjamim Cardoso da. História da matemática e produção de significado: proposta de tarefas didáticas para o ensino do Teorema de Tales. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Jataí, 2016.

SILVA, Telma Fidelis Fragoso; VICTER, Eline Flores. Nem tudo é por Bháskara: Uma abordagem histórica. Duque de Caxias: Editora Unigranrio, 2016.

SILVA, Telam Fidelis Fragoso da. “Nem tudo é por bhaskara”: a aprendizagem significativa por meio da história em quadrinhos para o ensino da equação do segundo grau. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino das Ciências na Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Universidade do Grande Rio, 2017.

SILVA, Telma Fidelis Fragoso; VICTER, Eline Flores. Nem tudo é por Bháskara. Revista Digital Simonsem, Rio de Janeiro, jun., 2017, p. 134-149.

VALDÉS, Juan E. Nápoles. La História como elemento unificador em la Educación Matemática. Argentina, 2002.

Publicado

2020-07-21

Como Citar

SILVA NETO, B. C. da; MENDES, I. A.; SILVA, L. P. da. HISTÓRIA EM QUADRINHOS NAS PESQUISAS SOBRE HISTÓRIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA (1990-2018). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 3, p. 206–218, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v7i3.9330. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9330. Acesso em: 14 jun. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)