CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO NOS LIVROS DE MINICURSOS DA SBHMat (2001-2017)

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i3.10712

Palavras-chave:

História para o Ensino da Matemática. Livros de Minicursos da SBHMat. Conteúdos de Matemática do Ensino Médio.

Resumo

O presente artigo tem como objeto de investigação os livros de minicursos da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat), que foram produzidos para publicação nos Seminários Nacionais de História da Matemática (SNHM) entre 2001 e 2017. O nosso objetivo foi caracterizar os conteúdos de Matemática do Ensino Médio nos livros de minicursos, classificados com tendência em História para o Ensino da Matemática (HEnM), organizados no Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat). O fundamento epistemológico de sustentação do artigo assenta-se em uma noção conceitual basilar estabelecida por Mendes (2017, 2020) e Barros e Mendes (2017, 2019). Para definirmos os livros de minicursos, adotamos um instrumento de análise elaborado a partir dos estudos relativos à ciência da documentação. Posteriormente, selecionamos e descrevemos os conteúdos de Matemática do Ensino Médio. Os resultados indicaram que os temas abordados possuem potencialidade didática e podem ser explorados por professores que atuam no Ensino Médio, com vistas a enriquecer o ensino e aprendizagem em Matemática dos alunos desse nível de instrução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). 

Lucas Silva Silva Pires, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciado em Educação do Campo com Habilitação em Matemática e Sistema de Informação pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA. Possui Pós-Graduação lato sensu em Metodologia de Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI. Estuda Licenciatura Plena em Matemática e Pós-Graduação lato sensu em Engenharia de Produção pela UNIASSELVI. Atuou como Bolsista no Programa de Apoio a Proposta de Pesquisa e Intervenção Metodológica-PAPIM pela UNIFESSPA. Tem experiência no Ensino de Ciências e Matemática na Educação Básica. É participante auxiliar do projeto de pesquisa intitulado História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira entre 1990 a 2017. É membro do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat).

Referências

BARROS, R. J. A. R.; MENDES, I. A. Descrição dos conteúdos de ensino superior presentes nas teses em história e epistemologia da matemática (1990-2010). Cocar: Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará, v. 13, n. 25, abr. 2019. Disponível em: http://páginas.uepa.br/seer/index.php/cocar. Acesso em: 14 abr. 2020.

BARROS, R. J. A. R.; MENDES, I. A. Dissertações e teses em História e Epistemologia da Matemática: contribuições para a abordagem da Geometria Espacial no Ensino Médio. Principia: Revista de Divulgação Científica e Tecnológica do Instituto Federal da Paraíba, n. 37, nov. 2017. Disponível em: https://periódicos.ifpb.edu.br/index.php/principia. Acesso em: 16 abr. 2020.

BERGER, Peter.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 34. ed. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.

BONJIOVANNI, Vincenzo. Uma Incursão em alguns tópicos da História da Geometria. Belém, PA, SBHMat (preprint), 2009. Disponível em: <http://www.crephimat.com>. Acesso em: 7 de out., 2020.

BRANDEMBERG, João Cláudio. Métodos Históricos para Resolução Algébrica de Equações. Belém, PA, SBHMat (preprint), 2009. Disponível em: <http://www.crephimat.com>. Acesso em: 7 de out., 2020.

CAVALARI, Mariana Feiteiro; MARTINS, César Ricardo Peon. Uma introdução para o estudo histórico da Geometria Analítica Plana. Aracajú – SE, SBHMat (preprint), 2011. Disponível em: <http://www.crephimat.com>. Acesso em: 7 de out., 2020.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FARIAS, Carlos Aldemir; MENDES, Iran Abreu. As culturas são as marcas das sociedades humanas. In: MENDES, Iran Abreu; FARIAS, Carlos Aldemir (Orgs.). Práticas Socioculturais e Educação Matemática. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2014.

GASPAR, Terezinha Maria; MAURO, Suzeli. Explorando a Geometria através da História da Matemática e da Etnomatemática. Rio Claro, SP, SBHMat (preprint), 2003. Disponível em: <http://www.crephimat.com>. Acesso em: 7 de out., 2020.

GONÇALVES, Francisco Djnnathan da Silva. História da Educação Matemática no Brasil: Contribuições das pesquisas para professores da Educação Básica. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal (RN).

LATOUR, Bruno. Jamais Fomos Modernos. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013.

MARTINES, Mônica de Cássia Siqueira. Algumas observações sobre a característica de Euler. Uma introdução de elementos da História da Matemática no Ensino Médio. Belém, PA, SBHMat (preprint), 2009. Disponível em: <http://www.crephimat.com>. Acesso em: 7 de out., 2020.

MELLO, Albimar Gonçalves. Recorte dos produtos educacionais em História no Ensino da Matemática e em Didática da Matemática a partir das Dissertações e Teses defendidas no Brasil entre 1990-2010. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal (RN).

MELO, Severino Barros de. A Matemática no Ensino Fundamental: uma abordagem didática centrada nos problemas com motivação na história. Campinas, SP, SBHMat (preprint), 2013. Disponível em: <http://www.crephimat.com>. Acesso em: 7 de out., 2020.

MENDES, Iran Abreu. A investigação histórica como agente de cognição matemática na sala de aula. In: MENDES, Iran Abreu; FOSSA, John Andrew; VALDÉS, Juan E. Nápoles. A história como um agente de cognição na educação Matemática.1. ed.: Porto Alegre: Sulina, 2006.

MENDES, Iran Abreu. Investigação histórica no ensino da Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

MENDES, Iran Abreu. Pesquisas em história da educação matemática no Brasil em três dimensões. Quipu, México, v. 14, n. 1, jan.-abr., 2012, p. 69-92.

MENDES, Iran Abreu. Cartografias da produção em História da Matemática no Brasil: um estudo centrado nas dissertações e teses defendidas entre 1990-2010. Relatório de Pesquisa (Bolsa produtividade CNPq). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

MENDES, Iran Abreu. História da Matemática no Ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

MENDES, I. A. História para o ensino da matemática: uma reinvenção didática para a sala de aula. Cocar: Revista do Programa de Pós-graduação Educação em Educação da Universidade do Estado do Pará, n. 3, jul. 2017. Disponível em: http://páginas.uepa.br/seer/index.php/cocar. Acesso em: 14 abr., 2020.

MENDES, I. A. História para a Educação Matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras. Exitus, v. 9, n. 2, p. 26-50, jun., 2019. Disponível em: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID853. Acessso em: 07 de out. 2020.

MENDES, I. A. History for the Teaching of Mathematics: Transformation and Mobilization of Mathematical Knowledge for School. Pedagogical Research, v. 5, n 3, jul. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.29333/pr/8284. Acesso em: 03 de jun., 2020.

MENDES, Iran Abreu. Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática. CREPHIMat. Disponível em: <http://www.crephimat.com>. Acesso em: 7 de out., 2020.

MENDES, I. A.; PIRES, L. S. História da Matemática do Ensino Fundamental nos Livros de Minicursos da SBHMat (2001-2017). RPD: Revista Prática Docente, v. 4. n. 1. jan./jun. 2020. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br. Acesso em: 5 abr., 2020.

MENDES, I. A.; PIRES, L. S.; MARQUES, R. M. S. História da Matemática para o Ensino Fundamental II nos Livros de Minicursos dos SNHM (2001-2017). In: SINEPEM – SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE O ENSINO E PESQUISA DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2019, Belém. Anais... Belém, PA: SINEPEM. Disponível em: http://sinepem.sbempara.com.br/login/files/ANAISSINEPEM.pdf. Acesso em: 7 abr. 2020.

MOREY, Bernadete; MENDES, Iran Abreu. Conhecimentos matemáticos na época das navegações. Brasília, DF, SBHMat (preprint), 2005. Disponível em: <http://www.crephimat.com>. Acesso em: 7 de out., 2020.

PIRES, L. S. História para o ensino de sistema de numeração decimal em teses e dissertações (1990-2018). REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, ano 14, n. 32, p.193-211, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p193-211.id212. Acesso em: 9 abr., 2020.

PIRES, L. S.; FEITOSA, D. S. Aprendendo Função do 1º Grau a partir de Narrativas de Produtores de leite bovino. In: RITTER, D.; SOARES, G. O. (Orgs.). Ensino de Matemática em foco pesquisas, relatos e propostas. 1. ed. Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2019. Disponível em: doi.org/10.35417/978-85-92921-51-4. Acesso em: 20 jan., 2020.

PIRES, L. S; MENDES, I. A. História da matemática do ensino fundamental nos livros de minicursos da SBHMat (2001-2017). Revista Prática Docente. v. 5, n. 1, p. 28-44, jan/abr 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p28-44.id575. Acesso em: 08 de set., 2020.

SCANDIUZZI, Pedro Paulo. História, Etnomatemática e Prática pedagógica. Brasília, DF, SBHMat (preprint), 2005. Disponível em: <http://www.crephimat.com>. Acesso em: 7 de out., 2020.

TEIXEIRA, Marcos Vieira; MARTINS, César Ricardo Paulo. Resolução de Equações Algébricas por Radicais. Guarapuava, PR, SBHMat (preprint), 2007. Disponível em: <http://www.crephimat.com>. Acesso em: 7 de out., 2020.

Publicado

2020-10-26

Como Citar

MENDES, I. A. .; SILVA PIRES, L. S. CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO NOS LIVROS DE MINICURSOS DA SBHMat (2001-2017). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 3, p. 533–552, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.10712. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10712. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)