ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA ORIENTADAS ATRAVÉS DA ABORDAGEM STEAM

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i1.13094

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Formação docente, BNCC, DRC-MT

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovada em 2017 e o Documento de Referência Curricular do estado de Mato Grosso (DRC-MT) homologado em 2018, enfatizam o desenvolvimento de competências e habilidades através de métodos e abordagens que fortalecem o protagonismo do estudante, o que tem proporcionado diversas reflexões sobre a aprendizagem ativa e como promovê-la. Com isso, o objetivo deste artigo foi analisar as possíveis contribuições da abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) no desenvolvimento das competências e habilidades da área de Ciências da Natureza contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento de Referência Curricular do estado de Mato Grosso (DRC-MT) nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa de natureza aplicada com características de pesquisa exploratória. Os colaboradores foram dez professores e dezessete estudantes do 9º Ano de uma escola de educação básica localizada no município de Jauru – MT. A produção de dados foi realizada a partir de dois questionários semiestruturados e também da observação participante. Os resultados exprimem os desafios identificados, tais como engajamento nos processos educativos, construção de formação docente voltada para a realidade escolar com ênfase na resolução de problemas reais através da criatividade e desenvolvimento do pensamento crítico do estudante e também, êxito nas possibilidades de desenvolver a Abordagem STEAM.

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Biografia do Autor

Tatiane Maria da Silva Dias , Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Jauru, Mato Grosso, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2004), Graduação em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (2012), Graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012) e Mestrado em Ciência da Educação - Universidad Internacional Tres Fronteras (2018), Mestranda do Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU - Mestrado em Ensino oferecido pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2020). Atualmente é Assessora Pedagógica do município de Jauru - MT.

Geison Jader Mello, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Possui Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Física (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) ambos pelo Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (PGFA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Mudanças Climáticas Globais com enfoque em Teoria dos Sistemas Dinâmicos Não Lineares. Atualmente é professor de Física no Campus Cuiabá do Instituto Federal de Mato Grosso (CBA IFMT), Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico (PPGEn IFMT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional (ProfEPT IFMT). Possui mais de 30 artigos publicados, 10 livros e 16 capítulos de livros entre diversos trabalhos de eventos.

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Publicado

2022-03-05

Como Citar

DIAS , T. M. da S.; MELLO, G. J. ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA ORIENTADAS ATRAVÉS DA ABORDAGEM STEAM. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 1, p. e22013, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i1.13094. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13094. Acesso em: 16 out. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências