OFICINA MAKER “DO LIXO AO LUXO” COMO MEIO PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14963

Palavras-chave:

Abordagem STEAM, Oficina maker, Lixo e reciclagem, Materiais recicláveis, Sucatas

Resumo

Diante da época em que vivemos é preciso oferecer aos estudantes uma educação diferenciada e não baseada apenas na transmissão de conteúdos. Pensando nisso, as oficinas maker se constituem como ricos instrumentos de aprendizado, capaz de desenvolver nos estudantes a criatividade tão necessária atualmente, bem como oferecer um ensino dinâmico em que os estudantes coloquem a mão na massa. Nessa perspectiva, o estudo aqui descrito teve por objetivo analisar as contribuições de uma oficina maker a partir de materiais recicláveis a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. Metodologicamente a referida dissertação se ancora na pesquisa participante, com abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram 13 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Juína-MT. Os instrumentos de coleta de dados utilizados durante o estudo são: diário de bordo, gravação em áudio/imagem e fotografias. A análise dos dados coletados foi realizada com base na Análise de Conteúdo. Os resultados da oficina maker mostram que é possível transformar materiais de sucatas que iriam para o lixo em jogos e brinquedos ou diferentes e lindos artefatos úteis para o dia a dia. A partir das oficinas os estudantes desenvolveram o pensamento criativo e habilidades artísticas, bem como aprenderam a trabalhar em equipe, de forma cooperada e respeitosa a partir do compartilhamento dos materiais. Acentua-se que as crianças gostaram de participar dos encontros, se mostraram interessadas e motivadas para criar e produzir, havendo assim participação ativa e efetiva por parte das mesmas.

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Biografia do Autor

Mayara Rossi, Doutoranda em Educação para Ciências e Matemática (IFG). Professora da Educação Básica (SEDUC/MT), Juína, Mato Grosso, Brasil.

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) - início em 2023. Mestra em Ensino pelo Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) - conclusão em 2022. Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal do Mato Grasso (IFMT) - conclusão em 2021. Especialista em Psicopedagogia Escolar (conclusão em 2020) e em Gestão Escolar (conclusão em 2018), ambas pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) - conclusão em 2017. Atualmente trabalha como professora da educação básica em cargo efetivo pelo governo do Estado de Mato Grosso - SEDUC/MT (desde 2018). Atua como revisora de vários periódicos. Desenvolve pesquisas principalmente nas temáticas: Ensino Tradicional; Metodologias Ativas; Abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática); Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Aprendizagem Significativa e Criativa; Tecnologias Educacionais. Participa dos grupos de pesquisa STEAM (IFMT) e GEPEC (IFG).

Geison Jader Mello, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Possui Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Física (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) ambos pelo Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (PGFA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na área de Concentração Análise e Modelagem da Interação Biosfera - Atmosfera. Atualmente é professor de Física no Campus Cuiabá "Octayde" do Instituto Federal de Mato Grosso (CBA IFMT). Atua nos níveis do Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente, Ensino Superior e Pós-Graduação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico (PPGEn IFMT) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional (ProfEPT IFMT), desenvolve pesquisas nas temáticas do Ensino de Ciências e Matemática, Metodologias Ativas, Abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

2023-06-23

Como Citar

ROSSI, M.; MELLO, G. J. OFICINA MAKER “DO LIXO AO LUXO” COMO MEIO PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23034, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14963. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14963. Acesso em: 3 maio. 2024.