A MATEMÁTICA DO ENSINO PRIMÁRIO NA ESCOLA NORMAL DE NATAL (BRASIL): ALGUNS FRAGMENTOS DE HISTÓRIA

Iran Abreu Mendes, Márcia Maria Alves de Assis

Resumo


Neste artigo descrevemos uma construção historiográfica acerca das matemáticas escolares do ensino primário abordadas na Escola Normal de Natal (Brasil) entre 1908 e 1970. Nossa principal finalidade foi explorar documentos sobre as trajetórias matemáticas na referida escola, com vistas a apontar evidências das implicações legais de cada período nas recorrências metodológicas e na construção dos programas de ensino dessas matemáticas escolares. Para alcançar nossos objetivos recorremos aos princípios teóricos relacionados à história das disciplinas escolares, com base em Chervel (1990). O método utilizado para a aproximação historiográfica baseou-se na exploração e reorganização de informações presentes em múltiplas fontes históricas impressas.

Palavras-chave


Matemática escolar; Ensino primário; Escola Normal.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2014.v2.n1.p15-34.i5293

Apontamentos

  • Não há apontamentos.