CONCEPÇÃO PRESENTE EM UM LIVRO DIDÁTICO DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE O RECURSO DA CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA
DOI:
10.26571/2318-6674.a2013.v1.n1.p61-72.i5288Palavras-chave:
Livro Didático, Ensino da matemática, Ensino contextualizado da matemática.Resumo
Este artigo tem intuito de apresentar uma breve análise de um dos livros didáticos utilizados para o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – MT. O livro didático analisado foi definido em função da utilização deste material em sala de aula por um dos professores que participam da nossa pesquisa. Este leciona no terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola da rede estadual localizada em Cuiabá – MT. A escola foi escolhida por fazer parte do projeto Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação as Ciências18. Utilizamos como metodologia para a referida análise uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo apoiados em Bogdan e Biklen (1994). A nossa análise utilizou como pressuposto teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) que é um dos principais documentos que norteiam o conteúdo a ser ensinado em todo Ensino Médio e a Educação Matemática Crítica apresentada por Ole Skovsmose (2007; 2001), que propõe um ensino da matemática que possibilite aos alunos se tornar cidadãos críticos e possam transformar sua realidade sem desprezar o passado, valorizando o presente e deslumbrando o futuro. Nesse trabalho, nos limitamos a análise da parte inicial do livro didático. Consideramos de forma parcial, pois ainda não realizamos a análise completa. Já podemos destacar que o Livro Didático 1 tenta abordar um ensino contextualizado,
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